Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Temperatura vs Watts em estação de solda e retrabalho

Avalie este tópico:

p4ndi0n

Posts em destaque

Fala povo, beleza?

Recentemente adquiri uma estação de solda e retrabalho Ya Xun 702 e estou achando até o momento a mesma muito boa, porém como estou aprendendo ainda, me pintou uma dúvida diferente. Em alguns artigos sempre vi o pessoal falando que tal tipo de circuito recomendam tantos Watts no ferro de soldar, em outra placa recomendam um menor, etc etc.

A estação mostra em graus então fico em dúvida qual temperatura utilizo no ferro de soldar e no soprador pra determinadas funções, alguém teria umas dicas pra que eu não estrague placas, se existe alguma tabela X Watts = X graus, ou algo semelhante?

Obrigado  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, depois de muito pesquisar encontrei um técnico americano fazendo as medições em alguns ferros em um vídeo instrutivo e fiz a conversão de fahrenheit para celsius. Era mais por curiosidade mesmo, acho de grande valia pro Fórum:

Obs: Lembrando que isso pode ter uma mínima variação, tomei como base o vídeo do técnico.

15W = 273 Celsius

25W = 361 Celsius

35W = 394 Celsius

Infelizmente não encontrei testes com watts maiores mas considero concluída a dúvida e espero que ajude alguém também esta informação.

Abraços!

Link para o comentário

Olá,

Realmente, conforme foi falado, depende do tipo de chip que será usado...

Chips BGA, se for tentar reflow, tem que usar temperaturas proximas as de fusão do estanho/chumbo, se não entra em curto, faz bolha... a umidade sobe tudo de uma vez.. etc

Mas não é recomendado usar este tipo de estação em chips Bga, pois o mesmo não tem cobertura de toda a area simultaneamente e nem do lado inverso.

Chips Smd comuns... como microcontroladores, bios(memorias Flash) temperatura de 360 a 420 graus... depende da potencia real do aparelho(muito importante) e tempo de exposição.

Lembrando que numa estação de retrabalho possui muitas variaveis... o valor de temperatura de saida não é o mesmo na placa, pois a medição do aparelho é feita bem antes.

Depende muito tb das laterais ao redor, o valor exato de temperatura só é alcançado com um aparelho externo medindo junto ao chip...

Tive varias estações... da Toyo ia bem... na mesma temperatura que marcava da toyo, tentava usar numa Hikari e não ia bem... tinha que aumentar de 15 a 20%... para igualar... componentes mais complexos, só com a Toyo conseguia.

Link para o comentário

• 9 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...