Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Quando sai a tinta ou verniz da placa na limpeza.

Avalie este tópico:

xxorionxx

Posts em destaque

Pessoal to com um problema. Aconteceu em um momento de bobeira minha na hora de limpar a placa onde fica os ped, depois que passei a malha de limpeza alguns pontos saiu a tinta ou o verniz que protege em volta dos ped. Como recupero essa tinta que saiu. Pois se eu soldar o CI pode ocorrer curto porque a tinta além de proteger separa as esferas de não encostarem uma nas outras. Eu até pensei em pintar com aquelas canetas de escrever em CD mas acredito que a tinta não vai suportar a temperatura. Aguem tem alguma dica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, primeiro seria bom vc colocar uma foto ou ser mais especifico do que se trata, tinta é soh uma proteção para as trilhas, se as trilhas estiverem intacta não a problema soh ressoldar o ci usando fluxo de de solda e verificar se não tem solda fechando curto com a trilha do lado depois para proteger se vc quiser é soh aplicar verniz para placa fenolite ou placa eletrônica para proteger o circuito mais não a muita necessidade pq as trilhas soh vão fechar curto em contato uma com a outra ou algo metálico caia no componente assim fechando curto entre eles.

Link para o comentário

, concordo com o amigo , poste uma foto da onde voce danificou que poderemos ajudar melhor se foi somente a tinta ou se foi a própria trilha ou pad.

Link para o comentário

Eu vi detalhadamente os ped e as trilhas e nenhum esta danificada só essa tinta que saiu, fico com receio dela acabar soldando com a esfera do lado que não faz parte da mesma trilha. Se eu usar esferas menores a possibilidade de curto deve ser menor? Não tenho nem ideia de como se aplica esse verniz sem que ele cubra os ped.

Link para o comentário

, na verdade ai não tem problema, foi so a tinta mesmo, mais se quiser aplicar verniz, passe com um pincel bem fino tipo aquele que as mulheres usam para fazer olhinho de gato, ou vc da uma pincelada na região toda da bga e faz raspagem soh onde as esfera vão, mais vai dar muito trabalho, se foce eu soh dava uma melhorada na limpeza dessa placa e deixa soh os peds bem feito aplica bastante fluxo  e vai arrumando elas, pq tem algumas que estão esparramadas para o lado se tiver soh a trilha não tem problema pois quando vc aquecer as esferas vão se fundir com a bga mais se deixar assim ai sim elas vão  espalhar pelas parte que estão com solda esparramadas, lembre-se de passar uma camada de fluxo resinoso bem uniforme para a fácil junção da bga e não ter que aquecer de mais a bga, não use esferas menores o que vai determinar qual esfera usar é o stencil da sua bga a final as esferas serão soldadas na bga e não na placa, na placa vai se fazer soh a junção, use uma camada fina e uniforme para que na hora de soldar nao forme bolhas de ar, e nunca use tinta de alta temperatura, tem produtos específicos para isso tinta fotossensível para circuito impresso (pista ou trilha). 

Link para o comentário

, e o ideal para fazer limpeza é aplicar bastante fluxo usar um ponta T

Link para o comentário

Como já disseram, manda bala que não vai dar nada, fica tranquilo que não arrancou nenhum pad, e por falar nisso, parabéns, excelente limpeza da solda, ficou muito boa mesmo (fora a parte de arrancar o verniz né, rs). Mas de boa, já rebalei placa pior que essa e funcionou de normal, e essa placa parece ser de Intel dessas recentes que usam esferas 0,30mm não é? As esferas são muito pequenas, não vai dar curto.

Link para o comentário

, na verdade ai não tem problema, foi so a tinta mesmo, mais se quiser aplicar verniz, passe com um pincel bem fino tipo aquele que as mulheres usam para fazer olhinho de gato, ou vc da uma pincelada na região toda da bga e faz raspagem soh onde as esfera vão, mais vai dar muito trabalho, se foce eu soh dava uma melhorada na limpeza dessa placa e deixa soh os peds bem feito aplica bastante fluxo  e vai arrumando elas, pq tem algumas que estão esparramadas para o lado se tiver soh a trilha não tem problema pois quando vc aquecer as esferas vão se fundir com a bga mais se deixar assim ai sim elas vão  espalhar pelas parte que estão com solda esparramadas, lembre-se de passar uma camada de fluxo resinoso bem uniforme para a fácil junção da bga e não ter que aquecer de mais a bga, não use esferas menores o que vai determinar qual esfera usar é o stencil da sua bga a final as esferas serão soldadas na bga e não na placa, na placa vai se fazer soh a junção, use uma camada fina e uniforme para que na hora de soldar nao forme bolhas de ar, e nunca use tinta de alta temperatura, tem produtos específicos para isso tinta fotossensível para circuito impresso (pista ou trilha). 

"hetlaba" eu tenho essa tinta que comprei no AliExpress mas ela não seca fica liquida então decidi limpar porque não sei como ela iria reagir com a temperatura.
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...