Jump to content
Sign in to follow this  
Daniel

Reaproveitando HDs com Bad blocks

Rate this topic

Recommended Posts

Ganhei um HD usado Sata de 250GB...a pessoa me disse que todo dia dava problema ao iniciar o Windows...

Após passar várias vezes o HDTune (sem o (x)Quick Scan), notei que o problema era apenas no início do HD,como mostra a figura abaixo

Uploaded with

Como o HDTune tem 2500 quadradros e o problema acontecia apenas nas 2 primeiras linhas (correspondentes a 100 quadrados) resolvi retirar essa parte inicial do HD com o Gparted...

Por uma regra de 3 , 2500 quadrados correspondem à 232GB (tamanho real do HD)...então 100 quadrados correspondem à 9,28GB...arredondei para 10GB e retirei essa parte (unallocated) com o Gparted

Uploaded with

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.

Deixei sdc1 (em NTFS) para backup de arquivos e instalei o Back Track 5 em sdc2...por enquanto está tudo OK e usando uns 220GB que estavam perdidos...

Estou monitorando o HD com o HD Sentinel...se der algum problema, posto aqui...

Autor: Não sei

Venho fazendo isso tem tempo e sempre com ótimos resultados, o pessoal quando fala de recuperar HD pensa logo naqueles programinhas fedorentos para pular bad block mas isto é infinitamente melhor, tem sido feito por anos e hoje em dia poucos utilizam este método. Altamente recomendado.

Eu sempre tive sucesso usando o Hdd regeneration para identificar o local com bads e depois fazia um resize com o partion magic,em ambos se consegue ver os tamanhos em MB.

Também fazia isto não em HD sata mais em IDE ata, no inicio funcionava beleza, no passar dos tempos ele começava a ficar lento. Alguém já passou por isto ai no sata?

Também fazia isto não em HD sata mais em IDE ata, no inicio funcionava beleza, no passar dos tempos ele começava a ficar lento. Alguém já passou por isto ai no sata?

Este processo de separar o setor defeituoso no gparted é muito bom, quanto ao HD ficar lento com o tempo já vi em hd IDE e Sata, acredito ser coincidência ter acontecido com vç apenas com HD sata;;Abraços

Já fiz isso também, mas e a confiabilidade do HD?

Obs: Quando o HD apresenta bad block eu recomendo a troca para o cliente, mesmo conseguindo isolar os BB.

Mach

o hd tune e bom pra ver a area do hd ,e mais pra vc ter uma visao geral de um todo ,aonde a area do hd esta danificada ,mas pra verificar hd antes de vender eu uso o hddscan 2.8 ele tem no hirens cd,ele te da uma posicao ate se o hd em determinbada area vai dar bad block ou nao,e o teste dele e mais exigente que o do hd tune

OLá amigo tentar rodar o PROGRAMINHA HD DAT 2 em cerca de 85 % dos casos de hd com bad que chega pra mim rodo esse programa e pronto hd ta novim denvo ele faz um remapementos dos setores por issso onde está ruim ele não grava. tem também o HDD regenerator mas demorar .

É uma boa opção para o cliente, porém deve ser indicado para aqueles que não se importam com seus dados, pois uma vez detectados bads não dá pra colocar a mão no fogo naum!!

Realmente dependendo do cliente o famoso mão de VACA ele vai querer o tipico jeitinho brasileiro basta avisalo

OLá amigo tentar rodar o PROGRAMINHA HD DAT 2 em cerca de 85 % dos casos de hd com bad que chega pra mim rodo esse programa e pronto hd ta novim denvo ele faz um remapementos dos setores por issso onde está ruim ele não grava. tem também o HDD regenerator mas demorar .

Gosth,

O nome do programa é HD DAT 2? Não achei esse programa.

[ ]´s

Olá amigo tem no hirens dentro de programas na tela de boot mesmo ai tipo test disk é o primeiro. muito bom

É pessoal, essa é uma opção muito boa, pois já fiz algumas vezes e sempre conversei com o cliente deixando claro a situação e possiveis problemas caso não funcinasse 100%. A opção final era dele, um novo hd ou jeitinho brasileiro? rsrsrs, abraços!

Olá amigo tem no hirens dentro de programas na tela de boot mesmo ai tipo test disk é o primeiro. muito bom

Valeu Gosth.... Tinha passado batido aqui no hirens.

[ ]´s

Quando dá BB nos primeiros setores do hd, eu já nem perco muito tempo tentando recuperar..  o índice do disco fica logo no começo..

Outra coisa, Samsung das series HI e HJ sao hds problemáticos..  vira e mexe tem algum com bad block  e outros que parecem estar arranhados de tanto setor com BB que tem.

Samsung tanto pra notebook quanto pra Desktop, principalmente de etiquetas amarelas (nacionais), série HI e HJ(ex: SAMSUNG HD250HJ)  pelo menos comigo, considerei problema de fábrica pela grande quantidade de equipamentos com o mesmo defeito, fabricados na mesma época (media de 2 anos atrás).

Muito boa solução, vou procurar esses programinhas porque até aqui apenas usava o hdd reg.

Abraço

Na minha assistência aparece muito pcs com 1 bad block, normalmente deixo passa. Mas quando volta ou ja tem acima de 3 bad block ja recomendo a troca do hd pq as vezes dependendo do hd costuma aumentar o defeito nele.

Mas esse metodo de isolar o setor defeituoso funciona e já fiz isso!!

Podes experimentar o Programa  HddRegenerator, ás vezes faz milagres

Alguém usa os próprios programas das fabricantes? Eu utilizo eles, se der algum erro repasso ao cliente e pronto.

Os melhores programas para diagnosticar e concertar bed block é o do próprio fabricante do HD. Lendo os comentários lembrei de um engenheiro da IBM (Cassiano Bier) que conhece quando eu dava aulas no senac, ele disse que se a pessoa tiver paciencia é só formatar o HD umas "trocentas" vezes que os bed block somem mas eu nunca testei !

Tive Um HD Com Bad Blocks na Época usei o HDD regenerator e Foi Muito Bom Corrigiu os Setores Com Defeito Mas Infelizmente Fiz a Burrada de Derrubá Lo No Chão Ai Já Era!!