Pessoal, a história é grande mas vou resumir o máximo.
Um cliente trouxe uma B450M TUF que estava com o LED de RAM aceso e não dava imagem. PC recém montado, peças novas. Inspencionei e não achei nada de anormal, medi as tensões e encontrei todas, inclusive da memória. Testei as memórias em outro PC e estavam funcionando, coloquei minha fonte e tbm não resolveu. Como não tinha outra CPU Ryzen pra testar, devolvi a placa. Antes de devolver eu atualizei o BIOS pelo pendrive usando uma função que essa placa tem, mesmo assim ficou na mesma.
O cliente levou em outro local e fizeram a mesma coisa, devolveram sem solução; acredito que eles testaram com um processador deles e viram que a placa estava com problema, não sei ao certo. Só sei que ele comprou outra placa, uma A520M- PRO. Por conta própria ele tentou montar essa nova placa, foi tirar o cooler que estava colado devido a pasta térmica do processador e sem a manha de deixar a placa ligada alguns minutos pra esquentar e amolecer a pasta, ele puxou e quebrou 3 pinos. Aqui entramos no título do tópico.
Ele levou o processador pra soldar esses pinos numa assistência de outra cidade, onde os pinos foram reparados mas o processador não foi testado (ainda não sei o motivo de não testarem). Resumindo: a placa nova não tem a opção de atualizar o BIOS pelo pendrive como a outra e está da mesma forma, liga porém sem vídeo. Coloquei um speaker na placa e liguei sem as memórias, ela dá um bipe longo e dois curtos. No site da Asus diz que isso indica ausência ou problema na memória (nenhuma novidade por aqui). Consegui outra memória e coloquei, a placa fica na mesma.
As minhas dúvidas são:
1. Se o BIOS está numa versão antiga que ainda não dá suporte para esse processador, a placa biparia pedindo memória? Pq isso indica uma certa comunicação entre os componentes e o processador.
2. Um dos pinos que quebraram correspondem a algum setor de memória, colocarei os anexos. Então o restante de setores que estão bons no processador, identificaria a ausência de memória?
Sei que o próximo passo agora é conseguir um processador bom, de preferência de uma geração mais antiga que a placa mesmo com bios desatualizada dê suporte. Mas a princípio de conhecimento queria saber sobre essas questões que mencionei.