Amigo, até concordo que, quando se fala em PC, o uso de estabilizador possa ser inútil, já que as fontes (reais) de PC são muito mais eficazes. Mas acho que, mesmo estas fontes eficazes não seguram o equipamento online quando a uma variação brusca de energia.
Todavia, o uso de estabilizador em outros equipamentos é recomendável, por exemplo, impressoras, TV dentre outros eletrônicos de baixo consumo. Inclusive é recomendável pelos fabricantes.
Posso ilustrar meu próprio exemplo onde eu utilizo uma estação de trabalho onde o monitor é uma TV de 32 pol e, como a rede elétrica variava muito eu sempre tinha problemas com deligamento desta estação mesmo sua fonte sendo uma OCZ Fatality de ótima qualidade. Portanto, fiz o cálculo de potencia de todos os dispositivos que pertenciam a estação e comprei um estabilizador de 1000VA da SMS e, desde de então, não tive mais problemas com estas quedas. Embora a rede ainda esteja instavel, já que é percebida esta variação no controle do estabilizador.
Todavia, o recomendável mesmo para resolver o problema e proteger os equipamentos é o NOBREAK, cuja compra é de acordo com a disponibilidade de gasto de cada um, já que este é relativamente mais caro.