-
LG 42LG30R - Som desconfigurando: Interação HDMI com Home Theater da mesma marca
Finalizando: Sobre a "desconfiguração": A TV é da marca LG. Estava testando com um HT da LG. Observei que ao alterar o volume no home theater, também aparecia barra de volume da TV. Como aparelhos da mesma marca, quando ligados por HDMI, um comunica com outro, resolvi testar com outro DVD. Usei um DVD da Panasonic, para testar as HDMI, e o "defeito" de desconfigurar, desligando os falantes, parou.....funcionou normalmente. Como o Panasonic não tem amplificador (saídas pra caixas de som) e o HT da LG tem saída várias saídas de som; deviam estar se comunicando informando a TV pra desligar os falantes da TV. Não tenho o controle remoto do HT da LG, para ver se desabilitava essa função e poder fazer mais testes (foi a conclusão a que cheguei). Por último, usei um aparelho com saída RCA, pra confirmar se desconfigura também pelo A/V; não desconfigurou. Foi a conclusão que cheguei, o HT da LG estava alterando as opções de saída de áudio da TV LG. Fiz todo tipo de teste: só desligando pelo teclado da TV, desligando pelo controle da TV, tirando da tomada, isso usando um aparelho por A/V e o DVD da Panasonic....o suposto "defeito" só se manifestava com o HT da LG. Dancei um baile até descobrir isso. Dou por resolvido a questão. Moacir
-
LG 42LG30R - Som desconfigurando: Interação HDMI com Home Theater da mesma marca
Continuando: Passei o osciloscópio por todas as fontes, aquelas que tinham ripple, troquei os capacitores eletrolíticos. O áudio voltou normal, abaixando e subindo o volume. Só ficou o problema de ao desligar, desconfigura a opção de "alto-falantes", marcando como desligado. Indo na referida opção e remarcando como "ligado", o som volta ao normal. Tem uma opção nas configurações para resetar a TV. Usei essa opção, mas não mudou esse problema. Vou teimar mais um pouco nessa TV antiga; se não der vou apresentar ela assim para o proprietário. Alguém sabe como me ajudar a resolver esse problema de desconfiguração? Ao EBRtec, obrigado pela atenção. Moacir
-
LG 42LG30R - Som desconfigurando: Interação HDMI com Home Theater da mesma marca
TV LG 42LG30R, com problema no som. Liga, imagem normal, som com problema. Ao ligar vinha sem som. ao acessar o menu a opção "alto-falantes" estava como desligado. Ao mudar para "ligado" o som voltava com bom volume. Mas, não abaixa no controle, nem no teclado. Ao desligar e ligar, a opção "alto-falantes" desconfigurava, voltava pra "desligado". Ao pesquisar na net, resolvi trocar os 5 capacitores eletrolíticos perto da memória grande, 2 de 10uF e 3 de 100uF. Coloquei eletrolíticos comuns mesmo. O defeito de desconfigurar ainda continua, só que agora funciona com um volume baixo. Aparece a barra de volume subindo ou descendo, mas não altera o volume. Alguém saberia me dar uma direção do que fazer. Obrigado desde já, Moacir .
-
- Nobreak Beta Eletronic - Argos DSP 2000 -placa CME2720D - chiando e não liga
-
TV LG 55LA9650 - Placa fonte EAY63069001 - C502 (47pF) estourado, resolvido
Sim, snubber. Consegui a informação com outro colega. O capacitor é um 47J. Achei baixo o valor, até pedi pra confirmar se era um 471 (470pF). Mas 47J, pelo que sei é 47pF....sempre vi valores de 100pF a 1nF nessa função, em fonte de stand by. Coloquei um 47J, troquei o C.I. e funcionou. Ohm, obrigado pela atenção. Moacir
-
TV LG 55LA9650 - Placa fonte EAY63069001 - C502 (47pF) estourado, resolvido
TV LG 55LA9650 C502 da fonte de stand by estourado. É um azul pequeno, estouro bem o lado da identificação do componente. Consegui uma manual de serviço, em inglês. Não tem o diagrama da fonte. Alguém tem anotado o valor do C502? Obrigado desde já, Moacir
-
Nobreak Beta Eletronic - Argos DSP 2000 -placa CME2720D - chiando e não liga
Nobreak Beta Eletronic - Argos DSP 2000, placa código CME2720D. Ao pressionar o botão de ligar , faz uma chiado e não liga; também não carrega a bateria. Quando aperto o botão frontal, uma fonte feito por U4 e T1 começa a funcionar, apresenta 12V em D9. Logo a frente do D9, tem dois transistores montados por baixo da placa, são fontes de 5V e 30V, pareceram normais. As baterias estão esgotadas, são 5 baterias, coloquei por fora outras novas, não mudou o sintoma/defeito. Testei o capacitor permanente (10uF x 660V), no capacimetro mostra que está normal. Encontrei pouca coisa sobre esse equipamento na internet. Se alguém tiver esquema/manual ou mesmo dicas de que fazer/medir ajudaria bastante. Agradecido desde já, Moacir
-
Nobreak CM Comandos - modelo: Creation S2 - não liga
O dono tava com pressa, depois de 3 dias fazendo pesquisas e testando algumas coisas, acabei devolvendo. Orientei o dono a levar numa autorizada da marca numa cidade vizinha. Obrigado pelo interesse em ajudar. Moacir
-
-
HP Laser M454dw - placa fonte RM3-7224 - como testar na bancada
Luiz, Veja se depois de consertada, com a placa fonte na bancada, se fica variando em torno de 8V? Se mesmo assim, ao colocar na impressora funcionou normal? Anote os valores da saída da fonte quando em funcionamento e nos reporte... Obrigado desde já, Moacir
-
HP Laser M454dw - placa fonte RM3-7224 - como testar na bancada
Até hoje, não consegui nenhum esquema elétrico das fontes das impressoras HP. O que tenho feito é anotar o valor de alguns componentes que costumam pifar, quando impressora ligada em 220V. Segue o que tenho anotado: HP Laserjet fonte RM3-7224 IC2101= SSC3S902 smd R2101= 56R R2102= 6R8 R2103= 103 (10k) R2104= 56R R2105= 6R8 R2122= 2R2 R2106= 103 (10k) D2121= IK4 (iN4007) D2122= K6 (1N4007) Q2101= RCX220N25 Q2102= RCX220N25 Espero que ajude, Moacir
-
TV Semp Toshiba 48L5400 - placa única *35019522 - sem som
Pinos 15/16 e 27/28 tem 12V. No coletor de V201, com ou sem o transistor, 0 Volts. Não tinha me "tocado", mas, R201/R210/R219, que tem no esquema, e estão marcados com "NC", não estão na placa (devem ser usados em outras versões). Tem o R17 de 100R, que vai ligado ao coletor de V201. Descobri o defeito: era o N204, que é o circuito de reset do áudio, feito pelo C.I. APX809-44 (encapsulamento SOT-23). Consegui o APX809-44 na sucata, na mesma placa que tirei a saída de som. Lembrando que tem que ter alguma tensão na saída do APX809, deixando a linha em nível alto, para ter áudio. Ao ligar e/ou mudar de função, dava uns estalos nos alto-falantes; soldei novamente o V201, normalizou. Quando comecei nessa TV, além de não ter os 5V, tinha um curto na linha de 5V do Standby. Tirei diodos, capacitores e nada de achar o curto. Foi nessa hora que coloquei uma fonte externa de 5V nessa linha e ligou o LED do standby. Ao tirar a fonte externa e medir continuidade na linha de 5Vstb, o curto "sumiu". Era o N204 que estava com problema, e com a fonte externa, o curto que ele apresentava acabou com a corrente da fonte externa. Como estava em curto, com a fonte externa "abriu" de vez o circuito interno do chip, tirando o curto. Como o N204 vai ligado direto na fonte de 5V, provocando o curto, me confundiu. Essa perdi tempo por bobeira. O curto "saiu", mas não tinha os 5V, foi ai que troquei o FSL206 do primário, voltando os 5 Volts. Detalhe: o circuito de reset, N204, APX809-44 segundo o manual do componente, os dois últimos digitos (44) eram pra ser na média 4,4V na saída. Tem tensão igual a da entrada, que é 5,29V. Não sei se está 100% certo isso. Mas, vou deixar assim, testar pelo restante do dia para depois entregar pro dono. Não lembro de ter pego problema no circuito RESET de áudio dessas LCD, esse foi o primeiro.
-
TV Semp Toshiba 48L5400 - placa única *35019522 - sem som
TV Semp Toshiba 48L5400 Inicialmente a TV deu entrada na oficina não ligando nada, nem LED stanby. Não tinha os 5V do stanby. O FSL206MR estava com problema. Restaurado os 5V, a TV ligou sintonizou normal; mas, sem áudio/som. Ao ligar na saída de fones de ouvido uma caixa de som, o som sai normal. Medi todos os componentes da saída de som, não tirei nenhum; tudo dentro duma normalidade. O C.I. de saída de áudio é: RT9108NB. Troquei a saída de som, tirei de uma sucata. Continuou sem som nos alto-falantes, apenas na saída do fone funciona. Fiz algumas medições no plug de saída do fone de ouvidos, tem um chave interna que aciona o mute dos falantes; quando conecta o fone põe em curto um pino, que faz cortar o som dos falantes. Nos testes, normal. Por último tirei um transistor do circuito de mute, continuou na mesma. Nós pinos 1 e 2, da saída de som, tem 0V. Se não me engano, para as saídas de som estarem habilitadas, teria de ter um nível alto. Pode ser que a saída que coloquei, de uma placa sucata, não tivesse boa. Não tenho uma segunda placa que tenha outra saída igual. Estou desconfiando que uma troca de software possa resolver. O número de série dessa TV é 924799, alguém teria esse software? Ou mesmo alguma informação do que mais posso estar fazendo pra restabelecer este aparelho a normalidade? Agradecido desde já, Moacir
-
Nobreak Ragtech easy pro 700 não carrega a bateria
Troque os diodos de entrada do carregador, não meça, troque, já apanhei desse defeito e era os diodos. Se tiver osciloscópio, veja a forma de onda dos cátodos. Outra coisa a observar: no transistor de potência do carregador, tem um transistor pequeno que recebe pulsos do microcontrolador. Com osciloscópio consegue ver esses pulsos, ou com um multímetro analógico vai ver o ponteiro variando.
-
Nobreak TS Shara - UPS PRO 1500VA - placa TS-137 - em inversor já acusa bateria baixa
Continuando: Continuei as medições estáticas dos demais componentes, achei o R21 alterado; após sua substituição voltou ao normal, não detectando mais bateria baixa. O R21= 152, é um resistor SMD de 1k5; coloquei um de 1k5 PTH. Tem dois transistores próximos, Q2 e Q4, ligados nesse resistor; o bom é retirar eles e medir também, nesse caso não foi necessário troca-los. Vou deixar ligado na rede carregando as baterias, para mais tarde fazer mais alguns testes. Se algo nos testes não der 100%, volto pra informar. Caso contrário, está resolvido.
-
Nobreak TS Shara - UPS PRO 1500VA - placa TS-137 - em inversor já acusa bateria baixa
Nobreak da TS Shara, com placa TS-137. Liga, carrega bateria e funciona inversor. Só que ao tirar da tomada, já começa a acusar bateria baixa, e em 15/20 seg já desliga. Mesmo fazendo teste com bateria nova. Não consegui o esquema dessa placa. Alguém sabe qual pino do processador é responsável pela detecção de bateria baixa? E também de componentes na placa que façam parte do circuito que detecta bateria baixa? O que já foi feito: ressoldado processador, e alguns componentes próximos; medido os mesmos componentes soldados e tudo dentro do esperado. Alguém já pegou esse defeito? Sabe aonde devo analisar? Obrigado desde já, Moacir