Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Lucas C. Storck

Membros
  • Posts Por Dia

    0.03
  • Posts

    13
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos EBR

    10 [ Doar ]

Sobre Lucas C. Storck

  • Data de Nascimento 20/04/2000

Informação Pessoal

  • Sexo
    Masculino / Male
  • Localidade
    Londrina/Paraná/Brasil

Últimos Visitantes

127 visualizações

Conquistas de Lucas C. Storck

Candango

Candango (2/14)

  • Colaborador Rare
  • Reagindo bem Rare
  • Um ano de EBR
  • Um mês depois
  • Dedicado Rare

Escudos Recentes

1

Joinhas

  1. Acho que sua análise está correta, cheguei a fazer essa medição na base do transistor e encontrei cerca de 0,7V. Mas...Fazendo alguns testes eu acabei virando a placa da fonte encima de um clips e, acredite ou não, a única coisa que queimou foi o CI do PFC... Acho que vou comprar o CI só de raiva, mas vai demorar alguns dias até chegar.
  2. Medi o FPOB e ele vai a 0V por 130ms. Quando o PFC ativa a alimentação dele vai a 15V. Realizando a medida em cada tensão, fazendo como você disse, tenho: Tensão de 12V -> 12.0V Tensão de 5V -> 4,96V Tensão 3,3V ->3,44V Tensão -12V -> -10,4V Tensão 3,3Vsb -> 3,52V A tensão no pino 1 (PGI - Power Good Input) do WT7502 vai a 1,56V quando ligado.
  3. É um diodo T4 (1N4148), acho que é zener mesmo, mas continuei sem entender muito bem. Ao fechar PSON com GND a tensão FPOB continua em 4,3V. No momento em que fecho aparece 380V no PFC, porém a tensão vem caindo, como se o PFC desarmasse rapidamente e continuo sem nenhuma tensão de saída (apenas a 5V stby). Fazendo curto entre pino 3 e 4 (que força FPOB a 0V, volto ao problema inicial. As tensões a aparecem mas ficam piscando (como se o WT7502 estivesse forçando o desligamento da fonte).
  4. Troquei o diodo, agora o WT7502V está sendo alimentado por 4,4V, PSON está com 2,4V e FPOB está com 4,3V. O PFC está iniciando normalmente agora, mas estou sem nenhuma tensão de saída... Estou desconfiado também do diodo D18 (Acima da palavra "VCC" na foto). Não entendi a função dele, está entre o 12V da saída e o VCC do WT7502V.
  5. Estou com 900k de resistência entre PSON e Negativo. Segui a trilha do 5Vsb e aparentemente não está chegando tensão no VCC do WT7502V. O diodo D17 aparentemente está aberto. Será que é um diodo comum? Outro detalhe atoa, é que não sei se a fonte foi mexida, mas este transistor em amarelo está com uma gota de solda suspeita.
  6. A fonte em stdby está com 0V no PSON e 4,3V no FPOB, porém eu tenho o 5V da fonte do standby.
  7. Jone, acabei me enganando na aferição, todas as tensões (12, 5, 3.3 e -12) aparecem ao curto circuitar o WT7502 e o PFC funciona normalmente. Esqueci de detalhar que a tensão PSON está em 0V (acredito que deveria ser 5V).
  8. @jone melo Por favor. Pode listar todas as medições que precisa. Já adianto que também possuo osciloscópio, caso queira medidas a partir dele.
  9. Bom dia. Comprei uma fonte Thermaltake Smart 500W com defeito com o intuito de consertá-la e ela está me dando trabalho. Peguei ela sem dar nenhum sinal de vida e fiz as seguintes análises até agora: Não há curto em nenhuma saída e a tensão do Stand-by está perfeita. Analisando o circuito vi que o CI do PFC (CM6800UX) não estava sendo alimentado, procurando aqui no fórum e analisando o circuito, vi que o CI que monitora as tensões de saída (no meu caso, o WT7502V) é o responsável por liberar a alimentação do CM6800UX. Li também aqui no fórum a dica de um colega que ao curto circuitar os pinos 3 e 4 do WT7502V, você "força" o start do PFC e da fonte por completo. Pois bem, fiz esse procedimento e coloquei uma lâmpada de carga e a fonte liga, porém fica com a tensão de saída pulsante (a lâmpada acende e apaga) e escuto um pequeno estalo no transformador. Isso acontece nas linhas de 12V e 5V, a linha de 3,3V não da sinal de vida. Deixei ela funcionando assim um pouco pra ver se algo esquentava e nada também. EDIT: Procurando mais um pouco, li que a fonte não funciona normal ao fazer o curto circuito dos pinos 3 e 4 do WT7502V, que ainda sim esse CI fica tentando cortar a alimentação da fonte, então por isso a saída fica piscando. Caso alguém puder dar uma dica eu agradeço, se precisarem de fotos/vídeos eu envio.
  10. @Jhones acabei não testando com outros carregadores, mas acho que o problema não é ele. Eu vou tentar formatar, pois fui fazendo mais alguns testes e voltei na situação inicial, o notebook ligou com a bateria conectada, mas não carregava e marcava 0% e não desligou. O meu medo é formatar e o notebook morrer de vez, porque antes funcionando na tomada do que morto.
  11. Parece que causou uma confusão mesmo...Andei fazendo mais alguns testes, com a bateria conectada parece que é o Windows que não inicia, quando ele vai iniciar o notebook desliga, porém se eu entrar na BIOS, posso ficar lá por horas que ele fica normal. Será que compensa fazer uma atualização completa dos drivers ou formatar de uma vez? Não acredito que seja defeito físico na bateria ou na placa mãe.
  12. Boa tarde amigos, estou com esse Notebook VAIO de um amigo que veio cheio de problemas, que da pra fazer uma novela. O notebook morreu e 6 meses depois de morto meu amigo me deu pra dar uma olhada. Analisando, era aquele problema corriqueiro que essa versão de notebook sempre apresente, capacitor SMD aleatório em curto. Eu troquei o capacitor e o notebook voltou a vida, deixei ligado em casa por um tempo, a bateria carregou normal e deu tudo certo, porém o cabo do carregador estava com muito mal contato e meu amigo não disse (comigo não aconteceu porque consertei ele bem rápido). Acredito que ele ficou usando o notebook com o carregador dando mal contato e o notebook começou a apresentar 0% de bateria e não carregava mais mesmo quando o carregador pegava e as vezes o notebook simplesmente apagava. Fui eu novamente, abri o carregador e consertei o cabo, porém a bateria ainda ficava em 0% e se tirasse o carregador ele desligava e de vez em quando mesmo com o carregador ele desligava do nada. Sei que fui vendo uns vídeos, baixei um programa que dava um "Reset na bateria" (o programa vinha em uma pasta chamada HY4231EVM_WIN10) fiz os procedimentos e não resolveu. Porém agora, quando ligo o notebook com a bateria conectava, ele liga por alguns segundos (que varia, as vezes é 10s, as vezes é 30s, etc) e desliga, como se eu tivesse removido o carregador. E ao desconectar a bateria do notebook, ele liga normalmente e se mantém tranquilo. Com a bateria desconectada, a tensão de saída da bateria na placa mãe fica variando entre 1V a 2,4V. Outro teste que fiz é conectar a bateria com o notebook ligado, pra ver se ele desliga, porém continuou ligado e com a tensão de 9,34V da própria bateria, porém não carrega. Gostaria de saber opiniões, se pode ser bateria ruim, ou se é algo na placa mãe. Não encontrei nenhum ponto esquentando, as tensão e 3,3V e 5V todas estáveis...Se quiserem mais alguma informação, posso fornecer. Agradeço e peço perdão pelo texto enorme.
  13. Conheci o site no Google procurando sobre alguns defeitos em notebook. Estou concluindo a graduação em Engenharia Elétrica. Tenho bom conhecimento na área eletrônica e eletrônica de potência. Sou extremamente curioso e tento consertar qual aparelho estragado que encontro! Espero ajudar vocês tanto quanto serei ajudado!

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...