Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Fonte Thermaltake Smart 500W - Não liga

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Bom dia.

Comprei uma fonte Thermaltake Smart 500W com defeito com o intuito de consertá-la e ela está me dando trabalho. Peguei ela sem dar nenhum sinal de vida e fiz as seguintes análises até agora:

 

Não há curto em nenhuma saída e a tensão do Stand-by está perfeita.

 

Analisando o circuito vi que o CI do PFC (CM6800UX) não estava sendo alimentado, procurando aqui no fórum e analisando o circuito, vi que o CI que monitora as tensões de saída (no meu caso, o WT7502V) é o responsável por liberar a alimentação do CM6800UX. Li também aqui no fórum a dica de um colega que ao curto circuitar os pinos 3 e 4 do WT7502V, você "força" o start do PFC e da fonte por completo.

 

Pois bem, fiz esse procedimento e coloquei uma lâmpada de carga e a fonte liga, porém fica com a tensão de saída pulsante (a lâmpada acende e apaga) e escuto um pequeno estalo no transformador. Isso acontece nas linhas de 12V e 5V, a linha de 3,3V não da sinal de vida. Deixei ela funcionando assim um pouco pra ver se algo esquentava e nada também.

EDIT: Procurando mais um pouco, li que a fonte não funciona normal ao fazer o curto circuito dos pinos 3 e 4 do WT7502V, que ainda sim esse CI fica tentando cortar a alimentação da fonte, então por isso a saída fica piscando.

 

Caso alguém puder dar uma dica eu agradeço, se precisarem de fotos/vídeos eu envio.

Editado: por Lucas C. Storck
Novas descobertas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O PSoN deve ter 5V quando a fonte está em stdby, quando a placa mãe zera o PSoN o wt7502 zera o pino FPO fazendo o comando de ligar chegar até o PFC.

Existe 5V no PSoN com a fonte em stdby?

Se tiver 5V nele feche um curto com o GND e verifica no Osciloscopio se o pino FPO foi a zero também.

Editado: por jone melo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com a fonte fora da energia verifica a resistência do fio verde com um preto.

 

Como PSoN está zerado são duas possibilidades, ou está em curto ou a ligação externa aos 5V stby foi rompida de alguma maneira 

 

Detalhe que mesmo depois de tirar a fonte da energia o STBY fica com 5V por um tempo, então o melhor é esperar sumir essa tensão antes de medir.

Editado: por jone melo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com 900k de resistência entre PSON e Negativo.

 

Segui a trilha do 5Vsb e aparentemente não está chegando tensão no VCC do WT7502V. O diodo D17 aparentemente está aberto. Será que é um diodo comum?

 

Outro detalhe atoa, é que não sei se a fonte foi mexida, mas este transistor em amarelo está com uma gota de solda suspeita.

20240316_142201.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Lucas C. Storck disse:

Segui a trilha do 5Vsb e aparentemente não está chegando tensão no VCC do WT7502V. O diodo D17 aparentemente está aberto. Será que é um diodo comum?

Então explica a ausência do 5V no PSoN, vem internamente pelo wt7502, e como ele não está recebendo 5V está explicado.

 

Sim um diodo comum deve resolver, porém verifica se o pino vcc do WT está em curto.


Por hora eu ignoraria o transistor 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Troquei o diodo, agora o WT7502V está sendo alimentado por 4,4V, PSON está com 2,4V e FPOB está com 4,3V.

 

O PFC está iniciando normalmente agora, mas estou sem nenhuma tensão de saída...

Estou desconfiado também do diodo D18 (Acima da palavra "VCC" na foto). Não entendi a função dele, está entre o 12V da saída e o VCC do WT7502V.

Editado: por Lucas C. Storck
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Lucas C. Storck disse:

Troquei o diodo, agora o WT7502V está sendo alimentado por 4,4V, PSON está com 2,4V e FPOB está com 4,3V.

 

O PFC está iniciando normalmente agora, mas estou sem nenhuma tensão de saída...

Estou desconfiado também do diodo D18 (Acima da palavra "VCC" na foto). Não entendi a função dele, está entre o 12V da saída e o VCC do WT7502V.

Ele deve ser um zener para controlar o VCC do ci caso fique menor que -12V assim desativa a alimentação do WT.

 

Agora quando você fecha PSoN com GND o pino FPO vai a zero? Surge 380V lá no capacior PFC? pois não existe diferença entre juntar pino 3 e 4 ou zerar o PSon, as tensões deveriam aparecer normalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um diodo T4 (1N4148), acho que é zener mesmo, mas continuei sem entender muito bem.

Ao fechar PSON com GND a tensão FPOB continua em 4,3V. No momento em que fecho aparece 380V no PFC, porém a tensão vem caindo, como se o PFC desarmasse rapidamente e continuo sem nenhuma tensão de saída (apenas a 5V stby).

Fazendo curto entre pino 3 e 4 (que força FPOB a 0V, volto ao problema inicial. As tensões a aparecem mas ficam piscando (como se o WT7502 estivesse forçando o desligamento da fonte).

Editado: por Lucas C. Storck
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo, o que me faz acreditar que o problema está no secuntádio mesmo, o pino FPOB deve ter ido a 0V e subiu novamente, se não o PFC nunca chegaria a 380V, o WT deve ter detectado alguma falha e desarmou o PFC, Vai ter que fazer uso do osciloscópio para verificar a tensão nas 4 linhas de saida (3, 5 ,12 e -12) sem jump no 3 e 4 do WT, apenas com PSoN para GND, assim saberemos a tensão em cada linha no exato momento que cortou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Medi o FPOB e ele vai a 0V por 130ms. Quando o PFC ativa a alimentação dele vai a 15V.

Realizando a medida em cada tensão, fazendo como você disse, tenho:

Tensão de 12V -> 12.0V

Tensão de 5V -> 4,96V

Tensão 3,3V ->3,44V

Tensão -12V -> -10,4V

Tensão 3,3Vsb -> 3,52V

A tensão no pino 1 (PGI - Power Good Input) do WT7502 vai a 1,56V quando ligado.

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo, até que voce entende do assunto, só o -12V que parece alterado, mais essa tensão não tem um pino especeifico no WT, para isso deve ser aquele transisttor, tente mapear onde esta ligado o coletor e emissor dele.

 

Outro teste que pode ser feito é fechar um curto no Opto que alimenta o VCC do PFC assim ele não vai mais desarmar e você consegue medir todos os pinos do WT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui analisar pela sua imagem mesmo, a base dele está ligado ao +12v e -12V através de 2 resistores, Como a tensão de -12 está -10V sobra um pouco de tensão na base e faz o transistor conduzir de coletor (ligado no pino 6) para emissor (ligado no gnd), assim a fonte desarma pois perde a referencia no pino 6.

 

Há duas opções, descobrir porque o -12V está alterado ou tirar esse transistor da placa para assim não interferir no power, já que o -12V geralmente não é usado.

Qual você escolhe?

Editado: por jone melo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que sua análise está correta, cheguei a fazer essa medição na base do transistor e encontrei cerca de 0,7V.

 

Mas...Fazendo alguns testes eu acabei virando a placa da fonte encima de um clips e, acredite ou não, a única coisa que queimou foi o CI do PFC...

 

Acho que vou comprar o CI só de raiva, mas vai demorar alguns dias até chegar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Lucas C. Storck disse:

medição na base do transistor e encontrei cerca de 0,7V

Então realmente ele estava conduzindo e desarmando a fonte, provavelmente pelos -12V alterados.

 

1 hora atrás, Lucas C. Storck disse:

Acho que vou comprar o CI só de raiva, mas vai demorar alguns dias até chegar.

Qualquer só chamar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...