Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Notebooks e Laptops

O espaço definitivo para o técnico em portáteis. Discussões avançadas sobre interpretação de esquemas (BoardViews), injeção de tensão e falhas crônicas.

Subfóruns

1. Faltou o BoardView exato ou a BIOS para reviver a placa-mãe? Peça ajuda à comunidade e contribua para expandir o nosso banco de dados. Por favor, utilize a busca do sistema antes de criar o seu pedido.

• 33.052 posts
  2. Placa reparada e equipamento de volta à vida? Esta área guarda o histórico de todas as batalhas vencidas contra curtos e falhas crônicas pela nossa comunidade.

• 112.432 posts
  3. Área dedicada à capacitação técnica avançada. Acesse nosso acervo de cursos, apostilas, guias de leitura de esquemas (BoardViews) e tutoriais de reparo em placas-mãe.

• 9.298 posts
  4. Vai iniciar um reparo ou pedir ajuda? Confira os avisos vitais, avisos de segurança e as melhores práticas da nossa comunidade para a manutenção de notebooks.

• 1.043 posts
  1. Criado por Careca,

Pessoal ..achei importante frisar este tópico para todos que muitas das vezes na pressa acaba fazendo besteira.. sei que a nominação entre eles são diferentes..lembrando que sempre na falta do mesmo procuramos um compátivel..mas será que é compatível ???comparem.. Principais recursos do VIA VX800 • Gráficos em 3D de alto desempenho: O núcleo gráfico integrado do VIA Chrome9™ HC3 avança no suporte a DirectX 9.0 • Poderosa tecnologia de aprimoramento de imagem: O mecanismo de vídeo VIA Chromotion™ oferece experiência visual em Hi-Def™ e inclui avançada aceleração de vídeo para os formatos MPEG-2, MPEG-4, WMV9, e VC1, além de um processador de vídeo em alta definiçã…

• 7 respostas
    • 2,8k visualizações
  2. Opa pessoal... To com esse Notebook: STI 1462 Placa: FIC VY240 Defeito: So liga se resetar a cmos, ou se deixar ela parada (Sem alimentação) por uns 10 minutos... Se quando liga, voce desligar, dae ela liga, mas sem imagem, e so apresenta imagem se resetar a cmos ou esperar 10 min sem alimentação. O que ja foi feito? Esquentei a PN e a PS, Troquei memoria, Processador, Regravei a bios e todas as tensões estão normais e presentes. Ja estou quase adaptando um botão pra dá um REset na CMOS rsrsrsr Alguma luz no fim do túnel?

• 28 respostas
    • 10k visualizações
  3. Criado por fmgil,

Estou com um Dell N4030 (placa DJ1 Calpella 10212-1 48.4EK19.011) onde o cursor do touch fica tramendo. É o segundo caso que pego do mesmo modelo. Já troquei o touch mas o defeito continua. Alguém já teve este problema??

• 31 respostas
    • 21,4k visualizações
  4. Criado por Thiago_bcs,

Gostaria de saber dos amigos, quando voces compram chipset novo e vem com esferas leadfree, colocam na placa como ele vem ou trocam as esferas por leaded?

• 17 respostas
    • 4,8k visualizações
  5. Criado por gabrielnote,

A Paz a todos os colegas!!! Estou com um notebook dv6149, o problema dele pode ser BIOS pois foi feito vários processos inclusive BGA Vídeo e PN. Liga sem vídeo e sem acender a tela e logo em seguida desliga e liga novamente e fica assim, tem outro tópico aberto mas abri esse especificamente para tirar as dúvidas de BIOS. Tenho um pendrive de 1BG formatado em FAT32 baixei a BIOS e descompactei o arquivos BIOS.WHP renomeei BIOS.BIN e o coloquei no pendrive. desconectei bateria. Pressionei o WIN + B e conectei o carregador. Soltei as teclas e o botão power. Ela liga normalmente girando o cooler e dessa vez não reinicia, permanece ligada direto. …

• 14 respostas
    • 6,6k visualizações
  6. Ola pessoal, estou com esse Notebook em bancada, Ele veio com defeito de nao liga-não energiza, substitui o PQ101, porém a maquina Foi pra SP e os cara condenou e fritaram o Chips pois tem resido na Placa. Só fazendo Reball no PN que volta Néh ? a Lampada do LCD acende porem não manda imagem,e Não da Imagem no Monitor Externo.

• 5 respostas
    • 2,3k visualizações
  7. Criado por murai,

ai povo, quem tiver um note ai na bancada com chipset intel h55(i3,i5 etc..), verifique a linha 1.05V que alimenta esse chipset. se apresentar curto nessa linha, pode fazer o reball nele que resolve. só em alguns casos precisamos trocar o chipset.

• 1 resposta
    • 1,6k visualizações
  8. Criado por JFV,

bom dia amigos estou com esse notebook citado acima que ao aperta o power e acende e apaga o led rapidamente , fazendo os testes no botão power , ao colocar a ponta preta no terra e o a vermelha no pino 2 do power a maquina liga normalmente , minha duvida e se o pro ta na placa filha onde fia o power ou no pulso que e mandando pra o botão Placa: clevo pn: z6 - y46

• 10 respostas
    • 3k visualizações
  9. Criado por guto,

Fala aew galera! seguinte, estou com um note hp elitebook 2540p, que o cliente esqueceu a senha do setup!! ;/ ja tentei atualizar a bios por comando win+b, e nada. ;/ quando manda iniciar com pendrive (win+b), ele fica so na tela preta e o led do capslok piscando! desde ja obrigado!!

• 9 respostas
    • 3,5k visualizações
  10. Criado por vagnernotebook,

Boa Noite, Alguem do forum sabe me informar qual o chip de video usado na placa do HP LA-4117P, retirei o chip para fazer reball e misturei com outros e agora não sei qual é o certo, tentei colocar o 216-0674022 e ele ficou piscando o capslock(reball com tentativa e erro ninguém merece né), antes de retirar dei uma leve aquecida no mesmo o subiu video, ou seja não há outros defeitos

• 8 respostas
    • 3,2k visualizações
  11. Criado por gabrielnote,

Olá a todos. Liga e permanece ligada por 30 segundos e depois reinicia e fica nesse ciclo. Processador não esquenta. Testes efetuados: sem curto. troca processador troca memória reball norte reflow vídeo. reball vídeo. Fiz o reball do norte e não resolveu pois tinha pego um que não éra no chip de vídeo e sim no norte, agora fiz um reflow no de vídeo e nada. percebi antes que ao fazer o ME no chip de vídeo o processador esquentava mas nao dava vídeo. Sem BIOS acredito que a máquina nem liga, correto??!!! Feito reball no vídeo e também não subiu o vídeo. Alguém já consertou problema semelhante solicito dica, obrigado e fiquem todos …

• 9 respostas
    • 3,9k visualizações
  12. Criado por MisterM,

Olá pessoal! Seguinte: tenho um Fistline, placa mãe é a M540SSMB que não tá acendendo a lampada da tela. Nas tensões do conector que chega no inverter tá o seguinte: 18v, 18v, 0.48V, 2,79V, G, G. Pergunto: acho que a tensão do terceiro pino tá muito baixa, e é justamente a tensão do brilho estou certo? Será que compensa jogar uma tensão de outro ponto mesmo que ele perca a capacidade de ajustar o brilho da tela ?? Agradeço pela atenção!

• 17 respostas
    • 5k visualizações
  13. Criado por kly,

olá pessoal. estou com este note hp dm4,placa mãe 66050A2314301-MB-A04 o problema dele é o seguinte: quando start, ele acende o led passa 1 segundo acesso e 12 segundos apagado e fica nesse ciclo 1 seg. acesso e 12 seg apagdo. testes realizados: o start sem o processador fica da mesma forma ligando e desligando. fonte de 19,5 e 3,3 estão normais, agora a tensão da bios 3,4 vdc, antes do start fica normal depois do start essa tenção começa oscilar. como ele tem duas bios na bios das fonte não tem tensão nenhuma nem antes do start nem depois do start. Como não encontrei o esquema elétrico peço a ajuda…

• 19 respostas
    • 7,6k visualizações
  14. Pessoal estou com notebook positivo mobile com chipset via VX800U, não esta apresentando video externo e interno e o problema esta na solda bga vou fazer reballing alguém ja fez reballing neste chip? e tem alguma precaução a tomar fora todos os procedimentos padrão..como desumidificação, perfil de curva de temperatura etc??

• 22 respostas
    • 6k visualizações
  15. Visitante: ANDRE
    Criado por Visitante: ANDRE ,

notebook cce ackm 98 office liga mais nao da video procedimentos efetuados : teste processador , memoria limpeza e reflow .

• 2 respostas
    • 2,1k visualizações
  16. Criado por ALEHEMA,

placa LA-4117P REV: 1.0 proc amd turion TMM520DB022GQ chipset PN 216-0752001 estou abrindo este topico para agradecer ao nosso amigo will (zumbi) que deu a dica sobre fazer apenas o reflow do socket neste notebook. Fiz o procedimento e funcionou,,, o problema dele era que qdo ligava ficava os leds do caps e numlook piscando uma vez, fiz os testes basicos e estava tudo ok, ai parti direto para o reflow do socket e tchum, o note ligou e por eqto tudo ok,,, parabens will, merece varios aplauds...

• 20 respostas
    • 7,1k visualizações
  17. Criado por Perciva,

alguem teria o esquema desse note ou mesmo a referencia de PU6 ( fica bem proximo ao I/O, no mesmo lado da placa, bem pequeno de 12 terminais). esse notebook tá comesse ci rachado, e não dá para ver o codigo...

• 10 respostas
    • 3,9k visualizações
  18. Criado por Viciadotec,

bom dia a todos sou novo aqui no fórum mas acompanhava muito o fórum antigo mas não postava pois era muito corrido mas agora gostaria de colocar a vocês a experiência que tenho na bancada bom peguei recentemente alguns dell 1545 desligando do nada depois não ligavam mais , nos desmontamos e verificamos que depois de desmontado o bixo voltava a ligar e não parava mais para nosso surpresa nos montávamos e ficava tudo normal mas em seguida de novo o bixo parava apos testar tudo medir tenções para nossa surpresa o que estava gerando esse defeito era o teclado da maquina por incrível que parece de 3 messes para ca troquei mais de 8 teclado e as maquina não voltaram e o pior…

• 9 respostas
    • 2,8k visualizações
  19. Criado por ACREANO,

AMARELA 180º CHUMBO VERMELHA 183º CHUMBO ROXA 185º CHUMBO VERDE 217º SEM CHUMBO AZUL 221º SEM CHUMBO PRETA 227º SEM CHUMBO

• 12 respostas
    • 3,7k visualizações
  20. Então colegas, ja chequei quase tudo no circuito de entrada VIN, nenhum mosfet em curto ou com fuga, nenhum componente aberto, nenhum diodo ruim ou em curto. se coloco a bateria carregada liga perfeitamente, a fonte não carrega a bateria, e nem gera nenhuma tensão na placa. o led do dc-jack acende quando conectado a fonte. estou desconfiado do maxim 8724e, ainda não troquei porque não encontrei na sucata, o que vocês acham ? pode ser ele ?

• 44 respostas
    • 12,3k visualizações
  21. Criado por Careca,

Galera, estou com um notebook HP DV2000 / processador AMD TURION 64 X2 TL-58 1.90 - com o seguinte problema hora aparece imagem e hora não e audio reconhece drive mas não sai som..dispositivo desconectado(como se não estivesse o ci de audio,mas ele esta lá instalado). o que foi feito na placa..apenas desumidificação. estou pensando seriamente em fazer reballing lembrando que este chip bga é aquele mpc da vida..devo fazer reballing antes de atualizar a bios ou os dois?

• 12 respostas
    • 3,4k visualizações
  22. Olá pessoal. Conforme o enunciado, liga e não mostra imagem. Nem em monitor externo. Teste e procedimentos que fiz: Análise visual da placa. Troca do processador e da memória. Troca da placa filha. Resolda na PN e injeção de tensão em todos os circuitos dos pwm. (As medições que realizei, foram iguais antes e depois da resolda da PN). Indutores PL2= 3v (standby) / PL5= 5v (stanby) / PL14= 1,8v (start) / PL10= 0v / PL11 e PL12= 1,4v (s/ processador!) e 0v (c/ processador). Repeti os testes no indutores do vcore mil vezes!!! hehehe Teste no PU3 (fonte 1,2v) Terminal 1= 3,2v (start) / Terminal 4= 5v (standby) / Terminal 6= 3,2v (start) / Termin…

• 5 respostas
    • 3,2k visualizações
  23. Criado por Beliel,

Estou com esse notebook que não da video e fica piscando o led capslook e numlook, pelos códigos de erros do site da HP é defeito de processador... Testes, já troquei o processador, fiz um reflow no soquet do processador, vi que um capacitor do vcore estava oxidado e refiz a solda dele, são 4 capacitores, tanto neles quanto nas bobinas tem tensão de 0,9V. Lembro de ter visto no outro forum que o ninja postou uma dica desses DV que ficam com os mosfets do vcore com solda fria, alguem lembra??

• 15 respostas
    • 4,9k visualizações
  24. Bom dia meus caros, Seguinte, estou com um HP G42 que não estava nem acendendo o led piloto, troquei a BIOS por uma de outra placa sucata aqui e acendeu o led piloto, o notebook ligou normal... Porém agora ele me da essa mensagem com uma tela azul, NMI: Parity check / Memory parity error Já troquei a memória e nada, o que pode ser?

• 14 respostas
    • 5,8k visualizações
  25. Criado por George Markos,

algum iluminado poderia ajudar com os nome de tensões e seus significados nos esquema?

• 3 respostas
    • 2,6k visualizações

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.