Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Arduino Uno - ACS712 - Precisão da Leitura Analógica

Featured Replies

Postado

Olá,

Tentei fazer a medida de uma corrente pelo sensor ACS712, conectando-o diretamente à entrada A0 do Arduino Uno. Mas o valor varia muito, e, quando tentei plotar a saída em função do tempo, em vez de um traço eu fico com um borrão.

Alguma sugestão de como posso melhorar a leitura, no circuito ou no programa?

Postado

A porta analógica irá te dar uma valor entre 0 e 1023, e o máximo é de 5v, sendo assim você terá uma precisão de 4.887 mV. Acho que é isso, não pesquisei muito sobre o funcionamento do sensor.

Postado
  • Autor

Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., obrigado pela resposta.

Um amigo me explicou melhor o funcionamento do sensor. Na saída existirá uma componente CC (offset) igual à metade da alimentação (2,5V) e somada a ela um sinal senoidal proporcional à corrente alternada que ele estará medindo. Daí o borrão nos valores medidos.

Alguma dica de como retirar o offset, amplificar o sinal e retificá-lo?

Postado

Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.  Creio que não seria necessário ampliar o sinal, mas o modulo que você esta utilizando esta com 2 capacitores instalados?

E dando uma pesquisada no fórum do Arduíno em inglês percebi que um usuário havia reclamado que comprou dois e os dois estavam com leituras bem instáveis e solicitou a troca e os novos funcionaram perfeitamente, pode ser isto também  :).

Postado

Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. Provavelmente um problema no modulo, não vou poder te ajudar muito mais, até procurei e não encontrei um modulo semelhante no meio dos meus kits, vou ficar devendo essa, estou curioso também, boa sorte.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.