Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Placas eletrônicas de Geladeiras, Máquinas de Lavar, Ar Condicionado

Avalie este tópico:

pelucena

Posts em destaque

Fala pessoal, acabei de chegar no fórum e gostaria de alguma dicas do pessoal mais antigo, enfim, meu sogro tem uma loja de refrigeração e percebi quem chega milhares de técnicos para comprar placas eletronicas de Geladeiras, Máquinas de Lavar, Ar Condicionado e essas linhas brancas, e geralmente eles levam a placa defeituosa para comparar e levar a placa correta, Pois bem, essas placas geralmente são bem simples [glow=red,2,300]ou pelo menos é o que acho apenas olhando para ela[/glow]e gostaria muito de aprender a concertar essa placas e faturar uma grana extra, mas estou muito perdido, pensei em comprar um localizador de defeitos Versis, mas o valor é absurdo chegando até a 16k  :-[

Sou amante de eletrônica e tenho um conhecimento baixo sobre a área, a dúvida é : por onde devo começar para concertar esses equipamentos ?

Obs : foto da placa que mais é trocada em geladeiras( são uma média de 200 dessas vendidas por mês, e [shadow=red,left]SEMPRE[/shadow] é nos diodos que queima.

modulo-placa-geladeira-brastemp-consul-brm35-41ab-w10314621-ref-13174-600x600.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recomendo que pesquise pelo esquema dela e tente entender qual é a função dela. Dessa forma descobrirá quais seriam as tensões esperadas. Para os diodos, você desconectar pelo menos um dos terminais dele para testá-los com o multímetro: eles devem conduzir em um sentido e não conduzir no outro.

Link para o comentário

Comece verificando a entrada se há algum componente alterado (queimado, quebrado), verifique curto nos componentes, verifique a entrada de tensão e se ela para em algum lugar.

Esses são basicamente os primeiros passos. É lógico que se deve ter um pouco de conceito eletrônica antes de colocar a mão na massa.

Link para o comentário

...e gostaria muito de aprender a concertar essa placas e faturar uma grana extra, mas estou muito perdido...

... por onde devo começar para concertar esses equipamentos ?

Não me leve a mau, mas deve começar com um curso de eletrônica básico...

... Pois bem, essas placas geralmente são bem simples [glow=red,2,300]ou pelo menos é o que acho apenas olhando para ela[/glow]...

É na simplicidade aparente que a dificuldade é recorrente!  kkkkk putz acabei de inventar essa frase....

...Obs : foto da placa que mais é trocada em geladeiras( são uma média de 200 dessas vendidas por mês, e [shadow=red,left]SEMPRE[/shadow] é nos diodos que queima.

Se você está afirmando que "sempre é nos diodos que queima" então basta trocar eles!

Veja que essas placas de eletrodomésticos em geral tem um microprocessador. O que tem a fazer é testar as tensões de trabalho da etapa de comando das placas e testar os componentes da etapa de potência. Descartado essas duas opções com algum problema, o defeito pode ser de software do microprocessador!

Link para o comentário

pela foto estes diodos são retificação e regulador dela não da para saber onde esta o erro mas algo no circuito esta elevanvo o consumo e causando a queima deles.

como as geladeiras de hoje tem ventiladores pode ser que um deles entre em curto ou mesmo trave ai sobe a corrente e queime eles.

voce pode trocar eles e fazer um teste em uma geladeira que esteja funcionando para tirar duvidas.

eu testaria os reles o ci regulador e para trocar os diodos lembre que dois deles são zener tem que ter a mesma voltagem.

boa sorte!

Link para o comentário

eu não conheço muito de geladeiras mas tem o ventilador de geladeiras com voltagens variadas 9,75 12v, 13v, 127v e 220v se sua placa não controla um ventilador de ate 13v então tem componentes na sua placa alterado ou pode ser que seja causa externa como raio pico de tensão.

eu trocaria os diodos e testaria para ver se osintoma continua afinal o valor dos diodos são tão baratos vamos dizer para pagar caro neles r$1,00.

boa sorte!

Link para o comentário

• 5 semanas depois...

Amigo, a placa é simples sim. Porém há um ítem crítico.

Na foto, os componentes da esquerda são a parte da entrada de energia, no centro (o microcontrolador) o chip que faz as funções e, se não me engano, é um controlador que possui um programa interno e ele que aciona os relés (parte de cima da foto).

Se este chip queimar e for do tipo programável, há muita chance de você não poder consertar a placa, pois não terá acesso ao "programa interno do chip". Colocar um chip controlador 'sem o programa da memória' não funciona nada.  :(

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...