Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Fonte assimétrica Yaxun 1502DD travada em 1.5v

Avalie este tópico:

i9informatica

Posts em destaque

Boa tarde colegas, preciso de um auxilio, pois o que fiz até agora não surtiu efeito, sei que esse equipamento é relativamente barato para comprar, mais o desafio não tem preço... rsrsrsr

Estou com uma fonte assimétrica, da marca Yaxun, modelo 1502DD travada em 1.5v, o seletor de amperagem funciona normal, agora, o potenciômetro de voltagem e linha fina não funcionam, ela simplesmente ficou travada nessa voltagem e nada...

Quando ela entrou e nosso laboratório, estava travada em 35.2v, ao abrir, notei o capacitor C2 de 220x50V aberto, o resistor R57 superaquecendo, causando uma chamuscada no corpo do resistor r52... realizados as trocas desses componentes, sem sucesso, troquei tb o 2n3055, e a voltagem caiu para 1.5... Troquei tb os CIs lm358n e o lm723cn.. sem sucesso..

Por desencargo de consciência, troquei a ponte retificadora  kbp307... sem sucesso...

Testei os transistores fora da placa, estão todos bons (q1 e q2 das 2 placas)

Esgotei minhas ideias... alguém tem alguma sugestão??

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, verifique também se existe algum resistor alterado, principalmente os de baixo valor.

Quem faz o controle de tensão é 723 mesmo. Já tentou outro?

Segue o esquema da fonte >

Link para o comentário

, vou verificar, obrigado!!
Link para o comentário

, a coisa ta feia, troquei todos os resistores e diodos que encontrei na placa... nada! mesmo defeito, ta travado em 1.5v e nao sai disso... Confesso que estou para desistir, pelo valor baixo do equipamento...
Link para o comentário

, já testou/mediu os potenciômetros de ajuste da tensão?

Link para o comentário

Posso estar chovendo no molhado, mas vamos começar pelo mais simples. Essa fonte tem a chave seletora das tensões fixas e a última posição é que permite ajuste linear da tensão de saída. Verificou se esse seletor está bom ?

Outra coisa, ela vai até 15,5V de saída, se estava marcando 35,2V quando pegou a fonte, veja se o medidor não está danificado.

Link para o comentário

• 5 meses depois...

Desculpe a demora em responder o post, acabei por comprar a fonte para mim, está guardada para num futuro tentar o reparo... 

Quanto ao questionamento dos amigos Helio e andreleao, testei as chaves, inclusive removi elas, a fonte continuava ligando em 35v (sendo ela de 15v)...

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...