Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer fluxo para soldagem com qualidade e economia.

Avalie este tópico:


Ablacon64

Posts em destaque

Isso é fluxo noclean normal, que a galera de reparo de celular usa bastante. Tem igual da Best, da CDA, da Implastec, etc...

 

É um fluxo de uso geral, dá para usar em SMD mas não é "específico" para isso. E quanto a tirar curto dos terminais, todo fluxo com um mínimo de decência faz isso (a qualidade da placa/máscara de solda ajuda muito nisso).

 

Antigamente se usava muito soldar todos os terminais do CI com uma bolona de solda e depois ir pingando fluxo e encostando e tirando o ferro de solda para remover o excesso.

 

Quer um fluxo líquido (fino) noclean bom e barato? Faça o que postei ou compre um Kester 951 ou 952 no ML.

 

vc fez o seu no inicio do post com o 559 ou o 223 ?

 

esse do ML tem vários vendendo da Tinsolder,  951 , 952, 186RMA e MOB39i,  sabe a diferença deles, na consistencia, tipo de uso e etc?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vc fez o seu no inicio do post com o 559 ou o 223 ?

 

Nenhum dos dois, usei o Kingbo RMA 218. Mas depois de uns meses eu fiz com o 223 falseta para um amigo e ficou bom também. Ainda não fiz com o 559.

 

esse do ML tem vários vendendo da Tinsolder,  951 , 952, 186RMA e MOB39i,  sabe a diferença deles, na consistencia, tipo de uso e etc?

 

O MOB39i é fluxo resinoso para usar em BGA, como o 223 ou o 559, o resto é líquido noclean.

 

O MOB39i é muito bom, mas não vejo muita diferença do Kingbo, com exceção no cheiro (o Mob é meio perfumado).

 

O 951 é melhor para leaded (60/40 ou 63/37) e o 952 é melhor para lead free (não passo nem perto disso).

 

O 186 eu nunca usei, mas segundo o cara é indicado para desolda, parece que ele é bom para quebrar a tensão de superfície na hora da remoção de componentes. Pretendo comprar um dia para testar e ver se é "isto tudo" mesmo (embora duvide um pouco).

 

Você também pode fazer seu próprio fluxo comprando breu em casa de manipulação ou químicas (empresas que vendem material de limpeza e para confecção de perfumes também vendem) e misturar com IPA, vá testando a concentração até encontrar uma mistura que te agrade. 1 kilo de breu custa uns 30 Reais e dura uma vida.

 

O carinha do Dangerous Prototypes tem um vídeo que ele mostra como fazer um fluxo um pouco mais elaborado:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

O dele usa também um pouco de glicerina (não acho necessário). A "Resina" que ele se refere no video (Rosin) é breu.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nos potes vem escrito kester, olhei o site e realmente existem esses fluxos com esses nomes, mas será se isso é realmente importado ou são fluxos nacionais tipo Cobix, Best , CDA remarcado para agregar valor ao produto e confiança do usuário?

 

pq diz que não passa nem perto dos 951 e 952, já usou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, eu disse que não passo nem perto do 952, não uso nada lead free aqui, sou um cara do mal! kkkkkkk

 

Os fluxos Kester são excelentes, mas não sei se o cara do ML vende o original. Já usei os dele, são bons, mas a coloração do 951 dele é um pouco diferente da que vende nos EUA, então tenho minhas dúvidas.

 

Ele diz que compra em galões e enche as canetas e garrafinhas com o fluxo original. Vai saber.... Para ter certeza teria que importar um Kester original e comparar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas o leadfree é para ser usado com solda leadfree, aguenta mais temperatura sem comprometer o fluxo,

 

É isso mesmo, é para leadfree e eu não uso solda leadfree aqui, então, consequentemente, também não uso fluxo para leadfree. O fluxo tem que ativar para afastar a oxidação na hora da soldagem, usar leadfree para solda leaded não é bom, nem o contrário.

 

Eu entendo sua preocupação com relação ao Kester ser original ou não, mas é difícil dizer.

 

Para você ter uma idéia, tem um cara (bandido) no ML que vende um fluxo resinoso que eu tenho certeza que é o Kingbo. O preço do fluxo é absurdamente caro e não tem indicação da marca.

 

Quando entrei e perguntei a marca e o código do fluxo ele desconversou, falou que não tinha um nome, nem um código, mas que era "muito bom e utilizado por todas as fábricas de placa mãe do mundo" (palavras dele).

 

Perguntei de novo, mas desta vez pedi informações da origem do fluxo (país), ele me respondeu com uma pergunta "Por que está tão interessado na procedência do fluxo?". Carinha preocupado, não acha?

 

Perguntei se ele podia pelo menos me passar o datasheet e/ou o MSDS do produto para que eu pudesse avaliar, ele falou que não tinha documentação, que era feito por uma fábrica que não dava nome ao fluxo e distribuído para todos os fabricantes de placa mãe do mundo (olha o que esse vagabundo chegou a falar, deve achar que sou um moleque de 12 anos).

 

Aí eu fiquei puto e questionei "Como um fluxo tão bom e tão utilizado não tem nome e nem documentação?". Nesta pergunta, além de não me responder, ele me bloqueou do Mercado Livre, não consigo mais fazer perguntas em nenhum anúncio dele.

 

Mas se você ver um anúncio de fluxo "melhor que Amtech, Kingbo... etc..." pode correr que é ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vc se refere ao tinsolder mob39i ou outro?

 

Não confunda as coisas, não falei do Celso "Tinsolder"  quando disse do picareta no ML, era outro cara.

 

O próprio Tinsolder entrou no anúncio do cara e perguntou se o fluxo era bom mesmo... heheheheh.... De olho na concorrência.

 

É esse cara aqui:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

vende o fluxo sem especificação, marca, documentação, etc... Quem acredita que um fluxo utilizado por tanta "montadora" não tem um datasheet ou MSDS?

 

Não recomendo comprar o fluxo deste cara, pelo menos até ele citar qual fluxo é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, na GJ eletrônica tem um fluxo de solda No Clean da COBIX.

 

Você indica?

Tem algum lugar que você compra e valha a pena? Passa pra gente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

amigos ;aqui em bh não tem o antech 559.achei o cobix 10 gramas nc xt 692.esse fluxo e bom para soldar as esferas e soldar o bga?48 reais

 

para remover pode ser até sem fluxo ou qualquer fluxo resinoso mesmo,  para limpeza os resinosos são melhores, pois deslizam mais a malha,  já para soldar o chip na placa tem que ser um bom fluxo no clean e que não seja condutivo, nada de fluxo liquido para soldagem do chip.  citar nomes é meio vago, pois tem muitos fluxos hj em dia remarcado que podem até ser os xinglings 559 e 223 com outros nomes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Então esses xing-lings com nomes remarcados serve?

 

Tipo esse -

 

ou esse -

 

ou esse -

 

Ou não tem como comprar da china?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, comprar os xinglings vai da sorte mesmo depende do lote e etc, mas já fiz reballing até com xingling que da continuidade e funcionou blz.  os kingbo costumam ser melhores para soldar o chip na placa, para remover qualquer um resinoso serve

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há mais de dez anos trabalho com pcis hardware de celulares e tablets, uso esta mistura de pasta Soldatec com álcool isopropílico em seringa + agulha (descatável farmácia) e nuca tive problemas. Tive algum problema ao tentar usar breu, pois ao secar o álcool na ponta da agulha ela entope com o breu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há mais de dez anos trabalho com pcis hardware de celulares e tablets, uso esta mistura de pasta Soldatec com álcool isopropílico em seringa + agulha (descatável farmácia) e nuca tive problemas. Tive algum problema ao tentar usar breu, pois ao secar o álcool na ponta da agulha ela entope com o breu.

 

Essa implastec é grudenta ?. Breu gruda muito, mas para limpar BGA é bom, desliza bastante.

O problema é limpar depois, haja álcool.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...