Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Placa POS-ECIG41BS Positivo

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Ola a todos

Entrou na bancada a placa POS-ECIG41BS que o usuário me disse ser de um computador positivo. Após uma descarga elétrica (raio) a placa parou de funcionar. Encontrei o transistor UZ1086G esquentando muito a ponto de queimar o dedo e ele está ao lado do conector de alimentação da placa.

Pergunto: eu tenho varias sucatas aqui e varias tem um transistor parecido e gostaria de saber se posso colocar qualquer um ou tem que ser esse modelo?

Grato

DSC06223_Medium.JPG.c460af2ff603d6237277e27563d03e13.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,

Esse transistor  UZ1086G é um regulador linear, isto é, ele recebe 5 V da tensao de Standy-bY da placa e reduz para algo em torno de 3,3 V para Super-IO, Ponte Sul e Bios.  Se ele queimou pode ter deixado passar toda a descarga para os componentes citados como Superior e Bios e Ponte Sul. Tenta trocar, mas creio que queimou os acima citados inutilizando totalmente a placa.

Link para o comentário

Olá MJ.Notebooks

Obrigado pela resposta, pois assim vou ganhar tempo nos testes.

Pela sua resposta, eu poderei colocar algum transistor que corresponda essas voltagens de saída e entrada, portanto, apenas para testes, vou tentar retirar esse componente de alguma placa e testar nessa placa.

Reportarei os testes.

Link para o comentário

se este transistor esta fervendo bem provável que o defeito nao é nele e sim depois dele...pode estar em curto o super i/o..ou o chip de rede ou o ponte sul...mais provável que o ponte sul foi pro saco...

para descargo de consciência troca ele,,se ficar na mesma desconfia do ponte sul.

Link para o comentário

• 1 mês depois...

boa pessoal..estou com uma placa identica a essa sua so que a minha nao aquece esse transistor e sim liga somente quando tira o jumper do clear cmos, mas sem video :(, achei um capacitor perto dos conectores com valores estranhos, estou removendo ele p/ ver o que acontece hehe

abraços...

editando....acabei de remover o capacitor marrom perto do conector do clear_cmos ea placa voltou a ligar...estou terminando de testar...abraços...

Link para o comentário

• 9 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...