Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Sistema Samba

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Postado

Bom dia pessoal! Alguém ai tem um tutorial de instalação e configuração do Samba, no linux Debian? Estou querendo fazer um servidor de arquivos, e o que estou achando na internet não são completos.

Postado

Rapaz vivo no site viva o linux, tipo as questões que tenho duvida são as de criar usuários e suas permissão, tipo um não ver a pasta do outro, mais detalhado, não sei se deu para você entender.

  • Administrador
Postado

Uma vez tentei também criar um servidor samba com contas de usuário e com permissões, mais não consegui. A solução que consegui foi usando um windows server 2003.

 

Acho que se a rede for toda linux, não seria difícil. Mais com as duas plataformas na mesma rede deve dar muito trabalho.

Postado

Puxa valeu wagvan! Material muito bom. Tem dois manuais ai que são antigos mais esta bem explicado, vai dar para tirar minhas duvidas. Dsystem sei que funciona e muito bom, não sei se tem conhecimento com o linux, antes de conhecer detestava, mas o mercado esta pedindo e fiz um curso de técnico em redes de computadores e 80% dele era linux, passei a gostar, o único trabalho e montar depois de pronto esquece. Valeu

Postado

 

blz...., eu abandonei a manutenção de notebooks, e estou trabalhando somente com o linux, agora em dezembro vou fazer a prova para tirar a certificação LPI 101 e 102 , o mercado esta otimo nessa area, inclusive trabalho como home office, não tenho do que reclamar....

 

tem que estudar muito, comprar alguns livros e procurar muito na net....

 

e partir para o abraço......

 

 

 

 

Postado

Pra servidores indiscutivemente melhor e mais estável, pra estações infelizmente ainda temos muitos problemas de interoperabilidade, e falta de interesse dos grandes fornecedores de software em portar suas aplicações para Linux, e apesar de termos para cada aplicativo win diversos similares no pinguim, no dia a dia ainda temos limitações.

 

Quanto a redes mistas, funciona perfeitamente, uso bastante a configuração (1 server linux pra firewall/proxy, outro com Samba e as estações Windows) todas acessando os compartilhamentos linux, com suas permissões e restrições. Funciona redondo.

 

Quanto a dúvida de configuração do SAMBA, o MAN dele online também ajuda.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

 

Postado

eu curto linux desde a época do coyote que rodava num pentium 100mhz e 16mb de ram...hehe

e rodava direto do disquete, hoje é BFW  e tá mais robusto, tenho alguns rodando até hoje, em 20 minutos põe um router/firewall e cache no ar.

  • 8 meses depois...
  • 3 meses depois...
Postado

servidor linux ! otimos so tem um problema so ganha dinheiro uma vez por que num da problema de jeito nenhum eu tenho servido com mais de 6 anos funcionando ate hoje sem problemas o da minha loja tem 4 anos tb ate hoje o servidor so passa por manutenção e pronto problema zero !

Postado

Se não precisar de autenticar utilizadores em domínios aconselho a ler com atenção o manual do smb.conf , é quanto basta.

Se a segurança for uma questão inclua no rol de leitura , tudo o que apanhar sobre Open LDAP ( no site do Openfiler tem muito boa documentação dobre isso).

Pode usar o LDAP local do linux para autenticar utilizadores à moda do Win98 (user/pass por cada share) ou para criar um esquema de segurança semelhante (e compativel) com o Active directory da M$. 

 

Se não quiser perder muito tempo aconselho esta "distribuição"

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
  , é "debian based" e já vem com o Webmin.

Faz o download do OVF e testa no VirtualBox , se gostar vai buscar o ISO e instala no "baremetal".

 

Aproveita e dá uma olhada nos outros servidores "pronto a usar" tem lá muita coisa interessante e tudo disponível em máquina virtual.

Mais "servers" interessantes aqui:

 

Nota:

      As distribuições baseadas em debian ou suse já disponibilizam pacotes com GUI's de gestão do samba que facilitam bastante a configuração e por exemplo a ligação ao CUPS para partilha de impressoras , mas eu pessoalmente sou fã do Webmin.

 

Postado

Bom trabalhei como militar durante 7 anos e migrei toda rede para linux, 01 servidor de internet e firewall com squid, e um servidor de arquivos com samba, e 21 estações ubuntu e 3 windows, sendo que o samba era com dominio de autenticação, tem muitas coisas no guia do hardware. Comprei uns livros lá.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...