Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Teste em Tomada

Avalie este tópico:


RafaelG97

Posts em destaque

8 minutos atrás, zazulak disse:

Dependendo do equipamento, é bom ver também se a tomada tem aterramento. Se o pino do meio da tomada estiver desligado, tem equipamentos que ficam dando choque na carcaça. Na falta de um terra, eu jumpeio com o neutro.

Não conhecia esta...o Ai no caso de descarga elétrica, ou estática, iria tudo para o Neutro? Sem dar nenhuma interferência no equipamento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao estou aqui para contrariar ngm , deixo apenas minha opiniao. 

Nao recomendo ninguem colocar o fio terra junto com o neutro, nunca! Imaginemos uma situação que temos um defeito no neutro da rede externa vindo até sua residencia. Ao inves de aterrar o equipamento em questao vc iria levar um belo choque eletrico na carcaça do equipamento (supondo que temos defeito no neutro vindo da concessionária). Existe o fio terra justamente para levar os eletrons que escapam para o terra entao nada melhor que uma haste devidamente instalado no solo... 

repito nao estou para contariar ngm nao me julguem mal apenas a minha opiniao 

 

  • Joinha 2
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, RafaelG97 disse:

Não conhecia esta...o Ai no caso de descarga elétrica, ou estática, iria tudo para o Neutro? Sem dar nenhuma interferência no equipamento?

Não  é  o ideal, mas ainda dá  menos dor de cabeça que deixar o terra solto. Como o neutro é  aterrado na entrada de energia, dá alguma segurança contra descargas, mas não  tanto como um aterramento real, e de preferência com a haste enterrada bem longe da haste de aterramento do neutro. Agora, se for uma tomada 220 com duas fases, aí não  tem muito o que fazer..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Na minha casa toda a instalação elétrica foi refeita, usado fio nº6 flexível e em todas as emendas foram soldados para não enferrujar e sofrer perdas, instalei haste de 2m de cobre do lado do banheiro e fio verde para indicar o neutro, caixa de dijuntores para separar chuveiro, lavanderia e etc. Isso é uma instalação padrão. No caso da CPU no mínimo um estabilizador devidamente aterrado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/06/2018 às 11:23, zazulak disse:

Dependendo do equipamento, é bom ver também se a tomada tem aterramento. Se o pino do meio da tomada estiver desligado, tem equipamentos que ficam dando choque na carcaça. Na falta de um terra, eu jumpeio com o neutro.

No neutro circula corrente e essa corrente desenvolve na resistência do fio uma tensão  que varia de tomada para tomada dentro de uma empresa. O ideal é não fazer essa ligação e informar ao responsável a falta do terra e os riscos incorridos. Se houver interligação de dois equipamentos por, por exemplo, uma ligação serial tipo rs232, fluirá uma corrente indesejada  entre os equipamentos pelo terra.

Editado: por mariomendes77
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...