Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Navegação Limpa e Sem Anúncios! (Cadastre-se)

O melhor fórum técnico do mundo está de cara nova e de portas abertas! Estamos de cara nova e com ferramentas ainda mais poderosas para a sua bancada. Faça o seu cadastro de forma rápida e simples para acessar o maior e mais atualizado acervo de Esquemas Elétricos, BIOS e Firmwares da internet.

Aqui, o conhecimento vale muito: através do nosso sistema de créditos, membros participativos ganham acesso totalmente gratuito aos downloads. Venha trocar experiências com os melhores especialistas do mercado!

👉 Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo!

 

Teste em Tomada

Featured Replies

Postado

Bom dia!

Quando vou em uma empresa\casa, instalar um Desktop, notebook ou similar, existe algum teste na tomada que se possa ser feito, para saber se está tudo certo?

Claro fora o multímetro, para medir 127v ou 220v na tomada. Para dar uma boa garantia no serviço.

 

Abraços

Postado

Dependendo do equipamento, é bom ver também se a tomada tem aterramento. Se o pino do meio da tomada estiver desligado, tem equipamentos que ficam dando choque na carcaça. Na falta de um terra, eu jumpeio com o neutro.

Postado
  • Autor
8 minutos atrás, zazulak disse:

Dependendo do equipamento, é bom ver também se a tomada tem aterramento. Se o pino do meio da tomada estiver desligado, tem equipamentos que ficam dando choque na carcaça. Na falta de um terra, eu jumpeio com o neutro.

Não conhecia esta...o Ai no caso de descarga elétrica, ou estática, iria tudo para o Neutro? Sem dar nenhuma interferência no equipamento?

Postado

Nao estou aqui para contrariar ngm , deixo apenas minha opiniao. 

Nao recomendo ninguem colocar o fio terra junto com o neutro, nunca! Imaginemos uma situação que temos um defeito no neutro da rede externa vindo até sua residencia. Ao inves de aterrar o equipamento em questao vc iria levar um belo choque eletrico na carcaça do equipamento (supondo que temos defeito no neutro vindo da concessionária). Existe o fio terra justamente para levar os eletrons que escapam para o terra entao nada melhor que uma haste devidamente instalado no solo... 

repito nao estou para contariar ngm nao me julguem mal apenas a minha opiniao 

 

Postado
11 horas atrás, RafaelG97 disse:

Não conhecia esta...o Ai no caso de descarga elétrica, ou estática, iria tudo para o Neutro? Sem dar nenhuma interferência no equipamento?

Não  é  o ideal, mas ainda dá  menos dor de cabeça que deixar o terra solto. Como o neutro é  aterrado na entrada de energia, dá alguma segurança contra descargas, mas não  tanto como um aterramento real, e de preferência com a haste enterrada bem longe da haste de aterramento do neutro. Agora, se for uma tomada 220 com duas fases, aí não  tem muito o que fazer..

  • 2 semanas depois...
Postado

Na minha casa toda a instalação elétrica foi refeita, usado fio nº6 flexível e em todas as emendas foram soldados para não enferrujar e sofrer perdas, instalei haste de 2m de cobre do lado do banheiro e fio verde para indicar o neutro, caixa de dijuntores para separar chuveiro, lavanderia e etc. Isso é uma instalação padrão. No caso da CPU no mínimo um estabilizador devidamente aterrado.

Postado
Em 19/06/2018 às 11:23, zazulak disse:

Dependendo do equipamento, é bom ver também se a tomada tem aterramento. Se o pino do meio da tomada estiver desligado, tem equipamentos que ficam dando choque na carcaça. Na falta de um terra, eu jumpeio com o neutro.

No neutro circula corrente e essa corrente desenvolve na resistência do fio uma tensão  que varia de tomada para tomada dentro de uma empresa. O ideal é não fazer essa ligação e informar ao responsável a falta do terra e os riscos incorridos. Se houver interligação de dois equipamentos por, por exemplo, uma ligação serial tipo rs232, fluirá uma corrente indesejada  entre os equipamentos pelo terra.

Editado: por mariomendes77

Postado

Você poderá utilizar um testador de fases para garantir qual voltagem está passando apesar de que os carregadores geralmente são bivolts. No entanto muitas fontes de CPUs nem sempre são e possuem a chave seletora de voltagem atrás.

 

testador de fase.jpg

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.