Jump to content

Recommended Posts

Bom dia,

Estou projetando uma placa de alarme e pretendo isolar as entradas dos sensores através de optoacopladores.

Estou pensando em utilizar o PC817, por ocupar menos espaço na placa, ter menos pinos, etc.

Existe alguma limitação no uso do PC817 ao invés do 4N25 ou os dois realizam exatamente a mesma função?

Desde já agradeço muito.

Att.

@Rodrigo Kmiecik Bom dia.

A vantagem do 2N25 é que podemos acionar a base do transistor com um sinal externo; Ja o PC817 só aciona o transistor com o IR interno. Em questao de espaço optaria pelo PC817. A fução é a mesma. 

• Like 1

@Shrimp_Green Muito obrigado pela resposta!

Entendi que é possível fazer um circuito utilizando qualquer um deles, mas agora fiquei com outra dúvida (sou iniciante em eletrônica)... 

Pelo que entendi, você mencionou que o 4N25 tem um pino de acionamento (pino 6) que vai na base do resistor transistor que ele contém internamente e o PC817 não tem este pino conforme a imagem em anexo...

optoacoplador PC817 x 4N25 x 4N35.png

Pode ser uma dúvida boba a minha, mas o que eu não entendi necessariamente foi a vantagem deste pino. Conectar somente os 4 pinos do PC817 não seria algo mais viável do que se preocupar com um pino extra que no caso seria o pino 6 do 4N25?

Desde já agradeço!

Edited by Rodrigo Kmiecik
Errei ao mencionar resistor ao invés de transistor

29 minutos atrás, Rodrigo Kmiecik disse:

Pelo que entendi, você mencionou que o 4N25 tem um pino de acionamento (pino 6) que vai na base do resistor que ele contém internamente e o PC817 não tem este pino conforme a imagem em anexo...

Pode ser uma dúvida boba a minha, mas o que eu não entendi necessariamente foi a vantagem deste pino. Conectar somente os 4 pinos do PC817 não seria algo mais viável do que se preocupar com um pino extra que no caso seria o pino 6 do 4N25?

Desde já agradeço!

Nobre, apenas uma correção. Internamente nos optoacopladores temos um led infravermelho e um transistor, e nao resistor.

com relação à duvída de porque ter um pino de acionamento no 4N25. 

Esse pino é muito util para muitos projetos. basta um sinal no pino 6 que o transistor satura, mas pode ser também acionado pelo IR interno. Ou seja, existe duas maneiras de acionar o transistor. E se quiser pode utilizar o 4N25 apenas como transistor para ganho de corrente, sem utilizar o IR. 

Eu vejo uma infinidade de projetos que o 4N25 pode ser util.   

para projetos de isolamento optico simples eu acredito que o PC817 é a melhor opção. 

• Like 2