Postado 2 de Outubro de 2018 7 anos Bom dia, Estou projetando uma placa de alarme e pretendo isolar as entradas dos sensores através de optoacopladores. Estou pensando em utilizar o PC817, por ocupar menos espaço na placa, ter menos pinos, etc. Existe alguma limitação no uso do PC817 ao invés do 4N25 ou os dois realizam exatamente a mesma função? Desde já agradeço muito. Att.
Postado 2 de Outubro de 2018 7 anos @Rodrigo Kmiecik Bom dia. A vantagem do 2N25 é que podemos acionar a base do transistor com um sinal externo; Ja o PC817 só aciona o transistor com o IR interno. Em questao de espaço optaria pelo PC817. A fução é a mesma.
Postado 2 de Outubro de 2018 7 anos Autor @Shrimp_Green Muito obrigado pela resposta! Entendi que é possível fazer um circuito utilizando qualquer um deles, mas agora fiquei com outra dúvida (sou iniciante em eletrônica)... Pelo que entendi, você mencionou que o 4N25 tem um pino de acionamento (pino 6) que vai na base do resistor transistor que ele contém internamente e o PC817 não tem este pino conforme a imagem em anexo... Pode ser uma dúvida boba a minha, mas o que eu não entendi necessariamente foi a vantagem deste pino. Conectar somente os 4 pinos do PC817 não seria algo mais viável do que se preocupar com um pino extra que no caso seria o pino 6 do 4N25? Desde já agradeço! Editado: 2 de Outubro de 2018 7 anos por Rodrigo Kmiecik Errei ao mencionar resistor ao invés de transistor