Postado 2 de Outubro de 2018 7 anos Bom dia, Estou projetando uma placa de alarme e pretendo isolar as entradas dos sensores através de optoacopladores. Estou pensando em utilizar o PC817, por ocupar menos espaço na placa, ter menos pinos, etc. Existe alguma limitação no uso do PC817 ao invés do 4N25 ou os dois realizam exatamente a mesma função? Desde já agradeço muito. Att.
Postado 2 de Outubro de 2018 7 anos @Rodrigo Kmiecik Bom dia. A vantagem do 2N25 é que podemos acionar a base do transistor com um sinal externo; Ja o PC817 só aciona o transistor com o IR interno. Em questao de espaço optaria pelo PC817. A fução é a mesma.
Postado 2 de Outubro de 2018 7 anos Autor @Shrimp_Green Muito obrigado pela resposta! Entendi que é possível fazer um circuito utilizando qualquer um deles, mas agora fiquei com outra dúvida (sou iniciante em eletrônica)... Pelo que entendi, você mencionou que o 4N25 tem um pino de acionamento (pino 6) que vai na base do resistor transistor que ele contém internamente e o PC817 não tem este pino conforme a imagem em anexo... Pode ser uma dúvida boba a minha, mas o que eu não entendi necessariamente foi a vantagem deste pino. Conectar somente os 4 pinos do PC817 não seria algo mais viável do que se preocupar com um pino extra que no caso seria o pino 6 do 4N25? Desde já agradeço! Editado: 2 de Outubro de 2018 7 anos por Rodrigo Kmiecik Errei ao mencionar resistor ao invés de transistor
Postado 2 de Outubro de 2018 7 anos 29 minutos atrás, Rodrigo Kmiecik disse: Pelo que entendi, você mencionou que o 4N25 tem um pino de acionamento (pino 6) que vai na base do resistor que ele contém internamente e o PC817 não tem este pino conforme a imagem em anexo... Pode ser uma dúvida boba a minha, mas o que eu não entendi necessariamente foi a vantagem deste pino. Conectar somente os 4 pinos do PC817 não seria algo mais viável do que se preocupar com um pino extra que no caso seria o pino 6 do 4N25? Desde já agradeço! Nobre, apenas uma correção. Internamente nos optoacopladores temos um led infravermelho e um transistor, e nao resistor. com relação à duvída de porque ter um pino de acionamento no 4N25. Esse pino é muito util para muitos projetos. basta um sinal no pino 6 que o transistor satura, mas pode ser também acionado pelo IR interno. Ou seja, existe duas maneiras de acionar o transistor. E se quiser pode utilizar o 4N25 apenas como transistor para ganho de corrente, sem utilizar o IR. Eu vejo uma infinidade de projetos que o 4N25 pode ser util. para projetos de isolamento optico simples eu acredito que o PC817 é a melhor opção.
Postado 2 de Outubro de 2018 7 anos Autor Muito obrigado, meu amigo @Shrimp_Green! Me esclareceu todas as dúvidas. Agora consigo trabalhar mais tranquilamente em meu projeto, neste caso vou de PC817 mesmo, seguindo a sua orientação. Att.
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.