Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

como saber se não estou cobrando muito caro pelo conserto ???

Featured Replies

Postado

estou começando agora na aria dos reparos, e pego de quase tudo, quase sempre que eu faço  o reparo tenho q ligar para alguém para saber qual o valor mais justo para se cobrar !!! então como saber se não vou sair perdendo ou se estou explorando o cliente??? ...

Postado

Seus clientes tem aprovado os orçamentos?

Está dando para pagar suas despesas?

Está tendo lucro?

Está sobrando algum para investir em equipamentos/insumos/peças, etc ?

Respondendo estas perguntas creio que terá uma noção sobre seus preços. Lembrando que no fórum não é permitido divulgação de valores sobre serviços.

Este assunto já foi muito discutido por aqui, e concluiu-se que preço é muito subjetivo e depende de inúmeros fatores que serão diferentes para cada técnico/assistência. 

Postado

estou começando agora na aria dos reparos, e pego de quase tudo, quase sempre que eu faço  o reparo tenho q ligar para alguém para saber qual o valor mais justo para se cobrar !!! então como saber se não vou sair perdendo ou se estou explorando o cliente??? ...

Preço é uma coisa que varia de região para região, localização, poder aquisitivo do pessoal, qualidade dos equipamentos, etc.

Uma estratégia para você é fazer uma pesquisa de mercado, nas assistências em sua cidade, os valores praticados, e também ir adequando-se a uma média de mercado, para que você perceba com o tempo que o nível de aprovação tá sendo bom, ou então que os clientes estejam reclamando dos valores. Se a clientela reclama de valores, você precisa primeiramente, observar os equipamentos dos "clientes chorões", ou sejam, são máquinas antigas? são máquinas baratas, tipo as de 899,00 que o cara comprou em 12x?

É claro que um cliente que não tem poder aquisitivo para manter um notebook, vai chorar até em uma simples formatação, então imagine o dia que quebrar a tela dele, ou der BGA na placa? Esse cliente não vai ter condições para consertar, ou vai querer fazer o serviço contigo mas parcelando em 1000x no cartão de crédito. Mas por contrapartida, haverá clientes bons, que entenderão a complexidade do serviço e valorizam o seu trabalho. Então, o negócio é manter uma média de preços baseado nos seus concorrentes, mas nunca se prostituir abaixando mais que eles para ganhar o serviço. O seu diferencial tem que ser a qualidade, transparência e honestiade nos serviços, ter um excelente atendimento para surpreender o cliente.

Ter uma assistência técnica estruturada, equipada e com atendimento e serviço de qualidade isso demanda investimento, e o cliente tem que entender isso, paga-se por qualidade.

O que vai te ajudar bastante a formular preços, e estudar o mercado é o SEBRAE, que tem excelentes cursos e muitos deles gratuitos, te aconselho que vá até lá e se informe sobre cursos relativos a área financeira, etc.

Muitos acham que tem lucro, mas quando para pra analisar a fundo, não é bem assim que está sendo. Invista na sua capacitação e o Sebrae tá aí para ajudar. Sempre que precisei fui muito bem atendido por lá.

Postado

Como base use o valor de cobrar 10% (porcentos) do valor do equipamento novo.

EXEMPLO: Se um equipamento qualquer novo custe R$ 850,00, 10% será cobrado

R$ 85,00 de conserto inicial dependendo da peça.

E como o amigo acima disse tá cobrindo as despesas e tendo lucro tá blz.

Postado

Amigo, dá uma olhada no que escrevi aqui - Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.

Acho que se você for dar um valor diferente para cada note trabalhado calculando o que você vai gastar de componentes e de horas em cada um fica um tanto complicado de trabalhar.

Aqui eu tenho 3 preços: Um para defeitos pequenos, jack, montagem, mal contato, limpeza e revisão, outro para eletrônica em geral com curtos, componentes queimados e qualquer coisa que precise de solda na placa com exceção de jacks e um terceiro preço para BGA. Também tenho preços diferenciados para parceiros e terceirizados.

Calculei esses preços contando o tempo médio necessário, a media de gastos com componentes e o lucro médio que preciso para cada trabalho realizado. Não cobro o preço de componentes pequenos como FETs, resistores, capacitores, jacks e etc. mas cobro somente o preço do reparo total sempre dentro dos três preços básicos.

Claro que existem exceções que incluem a troca de peças mais caras como HD e tela ou casos em que se precise de componentes específicos, nesse caso ligo novamente para o cliente e passo o novo preço mas em 98% das vezes, todos os reparos ficam dentro dos preços estipulados previamente.

Na maioria dos notes que só em você bater o olho já tem uma idéia do que será feito e dá o preço antes mesmo de abrir, outros você abre e faz as medições para saber o que precisa e dá o preço logo depois mas sempre que possível faço o reparo com o orçamento aprovado.

Em casos que o cliente chega para saber o preço e volta depois com o note mexido por que o outro que cobra mais barato não conseguiu resolver ou em casos que o note chega muito mexido e não tem como reparar, simplesmente devolvo sem conserto e sem custo algum, também não dou garantia que vou resolver pois assim se eu perceber que alguma coisa inviabiliza ou em alguma alteração no orçamento eu posso simplesmente devolver o note se o cliente não aprovar o novo valor, claro que em todo reparo que faço dou garantia que o note pronto irá funcionar e se o problema voltar, refaço o reparo necessário sem custo algum.

Dessa forma não tenho tido problemas.

Não concordo em dar o preço do conserto baseando no preço do equipamento mesmo porque existem defeitos diversos com diversos graus de dificuldade e tempo necessário diferente para realizar cada reparo.

Imagina você consertar um positivo usado de 400 conto e cobrar 40 pratas para fazer um reparo que a maioria de nós cobra valores de três dígitos, por outro lado imagina você com um mac na mão que custa 7k e dar o orçamento de 700 reais, o cliente vai fazer a sua caveira para os outros e ainda mais se ele for amigo do cara do positivo de 400 conto.

Como falei antes, tenho três preços base que costumo praticar e fica quase sempre nesses valores, claro que existem defeitos mais específicos ou que incluem troca de componentes com valores consideráveis e esses casos tem valores mais específicos mas a maioria dos reparos que não incluem peças ou que incluem componentes simples sempre fica dentro desses três valores.

• 2 semanas depois...
Postado

amigo so complementando o que ja foi dito ....cobre algum também de insalubridade...pois... solda... pasta... radiação.... produtos químicos de limpeza alem de outros ....venenos p/ a nossa saúde...

• 1 mês depois...
Postado

cara se ta dando para pagas as dispesas e os clientes estão pagando de boa ta tudo serto mano

• 2 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.