Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido ECS - H61H2-M2 15-Y90-011003 - Não Liga com o processador no lugar

Avalie este tópico:

xjhonnx

Posts em destaque

Fala pessoal, to com um pepino da positivo aqui na minha mão, essa mobo ECS - H61H2-M2 15-Y90-011003, quando eu coloco o processador no soquete a placa "morre" ela gira o cooler por menos de 1 segundo e desliga quando aperto o power, mas não entra em loop, ela só desliga, mas quando eu retiro o processador a placa liga e desliga normalmente, fiz esses testes com o P4 e sem o P4 e foram a mesma coisa, a placa só fica ligada sem processador, testei 3 proc diferentes nela, um pentium g620 (que veio com a placa) e 2 celerons que tinha parado aqui e da o mesmo defeito independente do processador. 

Ela tem 3,3V no pino do power, tem os 12v nas fases corretamente, mas na bios eu achei uma coisa estranha, só tem tensão na bios quando a fonte ta ligada na tomada, mesmo a pilha tendo os 3,3v corretos a bios não recebe tensão se a fonte tiver fora da tomada e mais,  independente da posição do jumper da cmos a tensão nos pinos da bios não se altera, vou por a imagem de como a bios ta sendo alimentada, os pinos sem inscrição estão com 0v

Screenshot_9.png

Editado: por xjhonnx
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, essa placa somente terá 3,3v na bios quando a placa estiver ligada. Como você disse que ela liga e desliga em seguida, então só por uns instante. Eu testaria os mosfets gerador da cpu. Modo fácil testar no circuito, multimetro escala diodo. Ponta vermelha terra. Ponta preta, coloque um por um dos gates dos mesmos. Você deve medir equivalente uma junção (300-700, depende do multímetro). O que não pode medir é impedancia baixa (menos de 100), daí significa está curto. Tanto transistores de alta (chaveia 12v), como os de baixa (terra). Verifique também os outros geradores (memoria e chip set) se não estão em curto (impedancia muito baixa). Espero resolva. bords

Link para o comentário

sobre a tensão na bios, ela esta recebendo mesmo com a placa desligada, so de eu conectar a fonte da tomada a bios ja recebe a tensão como na imagem. agora os fets, eu fiz o teste que pediu, um dos fets de alta apresentou medição inferior a 100, ficou oscilando entre 90 e 95, os outros apresentaram 200 ou mais na medição.

Link para o comentário

Então pegou circuito de driver do gate também. Ou vem do pwm, ou de um ci auxiliar. Mas confirme, tirando o transistor que sem ele impedancia está baixa. O que pode experimentar fazer (cada placa é de um jeito). Esse geradores são multi estagios... Porque foram feitos para alimentar de um celeron, até um i7. Portanto depende processador utilizado, não precisa de todos estagios corrente. Ou seja , pode experimentar ligar sem o transitor, ver se os outros dão conta da corrente.

Link para o comentário

fala galera tudo bl? meu Amigo já olhou o soquete do processador ver se não tem nenhum pino amassado, pois isso e sinal de curto e quando tem algum pino amassado um encosta no outro e fecha curdo ai a placa liga mas desliga.

Usa o lente de aumento ou um Microscópio USB e ver com bastante cuidado eu acredito que seja isso espero ter ajudado.

• Joinha 1
Link para o comentário

1 hora atrás, xjhonnx disse:

sem esse transistor a impedância sobe um pouco, fica em 115, mas tentei ligar a placa sem ele e fica a mesma coisa.

Que pena, mas quer dizer que é o driver mesmo. Tenta descobrir de onde vem sinal (acho que é desse ci 8 pinos perto dele e se consegue achar um igual para trocar.

• Joinha 1
Link para o comentário

foi mal o vácuo, é que graças ao carnaval tive que encerrar o expediente mais cedo pq o prédio ia fechar, mas vlw as dicas.

1 hora atrás, ferreiramario disse:

Olá, o amigo já fez a regravação da bios, ja resolvi placa desse modelo que não partiam, depois de regravado a placa startou.

Eu não cheguei a mexer na bios não, mas posso tentar amanhã.

45 minutos atrás, boards disse:

Que pena, mas quer dizer que é o driver mesmo. Tenta descobrir de onde vem sinal (acho que é desse ci 8 pinos perto dele e se consegue achar um igual para trocar.

huumm, vlw, vou ver se acho um igual, ou uma placa dessas de sucata pra trocar, talvez ela até dê sinal se eu tirar o ci 8 pinos dali.

Link para o comentário

• 5 semanas depois...

Esqueci de atualizar, infelizmente a placa morreu, mesmo regravando a bios e trocando o CI o defeito permaneceu, o cliente depois veio me falar que o pc estava ligado quando um raio caiu próximo a casa dele, estourou a fonte do pc e danificou a mobo (pq cliente esconde essas coisas hein?), provável ter rompido alguma trilha interna, ou danificado vários componentes.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...