Postado 18 de Março de 2019 7 anos 'boa noite amigos, sou novo aqui no forum. estou com essa placa mãe Asus P8p67 que apresenta o seguinte defeito: liga, mas não gera video. ja medi todas as tensoes e a principio estao ok. tambem ja regravei a bios e nada de video. medindo nos conectores da fonte p24 e no vrm nao encontrei curto. inclusive não da beep de nada, nem mesmo acusa falta de memoria ram. se alguem tiver o esquema eletrico e puder disponibilizar para download ficarei muito agradecido, pois com esquema é mais facil fazer o reparo. a placa em comento e esta q esta na imagem. Editado: 1 de Maio de 2019 7 anos por jeff84souza
Postado 18 de Março de 2019 7 anos @jeff84souza olá amigo. Qual processador está a utilizar na placa mãe? A tensão da pilha(bateria) da CMOS tem 3V?
Postado 19 de Março de 2019 7 anos Autor boa noite amigo, estou usando o core i3 2120. a bateria tem 3v. já medi vcore, memória, e pch e a principio todas as tensões estão ok. já não sei o que fazer mais.
Postado 19 de Março de 2019 7 anos @jeff84souza amigo, estranho se as tensões estão ok. Esse arquivo ROM Bios que vc regravou retirou ele de onde?
Postado 19 de Março de 2019 7 anos Autor amigo, eu peguei o arquivo rom direto do site da fabricante, também testei com outro ci bios que peguei emprestado de outra placa mãe, gravei três versões de bios que estão disponíveis pra essa placa mãe no site da asus, mas sem sucesso. as medições que fiz foram as seguintes: Na bios chega 3,3v nos pinos 1,2,3,7 e 8. pinos 5 e 6 tem algo próximo de 0v, é normal isso? No vcore = 1.2v nos indutores grandes, nos pares de bobinas menores que estão na imagem acima, um par tem 0,9v e no outro par que fica embaixo do dissipador tem 1.1v se não me engano; Nos slots de memória tem 1.5v no pino 51, nos pinos 120 e 240 tem 0,75v; Na PCH tem um indutor smd que tem 3,3v, é uma linha que vem direto da fonte e 1,1v, se não me engano, em alguns capacitores smd ao redor, mas observei que ela está aquecendo mais que o processador. aí fui medir a resistência nesses capacitores que ficam ao redor e na parte de trás da pcb, logo em baixo da PCH, eles estão dando 0,8 a 0,9 ohms, é um curto isso? Editado: 19 de Março de 2019 7 anos por jeff84souza
Postado 20 de Março de 2019 7 anos Para fazer medições de resistencia ohmica na área do processador, é recomendavel utilizar o multimetro analógico. Esta é uma área de valores de resistencia ohmica baixa, porem não pode estar em curto.
Postado 22 de Março de 2019 7 anos Olá, você desconectou tudo da placa inclusive o Reset SW? Já vi em alguns casos em que ele tava travado, e daí a placa não bipa e não da vídeo. Processador é duro de queimar, mais se possível tenta com outro ou verifica se não tem nenhum pino amassado dele ou do slot, boa sorte
Postado 23 de Março de 2019 7 anos Autor bom dia amigo, sim já desconectei tudo. ja testei ela com 3 processadores, mas sem sucesso. não há nenhum pino amassado ou danificado no socket.
Postado 24 de Março de 2019 7 anos Peguei uma que tinha os mesmos sintomas e era o chipset !!! e ele não media curto....
Postado 26 de Março de 2019 7 anos já olhou as tensões perto do slot de memoria? tive o mesmo problema quando fui verificar era um resistor abaixo da bobina troquei ela e voltou a dar vídeo
Postado 30 de Março de 2019 7 anos Autor mas era dessa mesma placa? vou dar uma olhada, depois posto aqui.
Postado 31 de Março de 2019 7 anos 22 horas atrás, jeff84souza disse: mas era dessa mesma placa? vou dar uma olhada, depois posto aqui. sim era a mesma
Postado 2 de Abril de 2019 7 anos Autor amigo, voltei a fazer medições na placa e descobri uma anomalia na região da memória ram. nos drenos dos fets de baixa tem uma tensão de 1.658v, é um valor alto, pois ate onde eu sei as memórias ddr3 trabalham com 1.5v. estou desconfiado do pwm que chaveia os fets da memória. a placa q vc pegou estava assim@Erik Erik ? o resistor que vc trocou tinha marcação nele? Editado: 2 de Abril de 2019 7 anos por jeff84souza
Postado 2 de Abril de 2019 7 anos 1 hora atrás, jeff84souza disse: amigo, voltei a fazer medições na placa e descobri uma anomalia na região da memória ram. nos drenos dos fets de baixa tem uma tensão de 1.658v, é um valor alto, pois ate onde eu sei as memórias ddr3 trabalham com 1.5v. estou desconfiado do pwm que chaveia os fets da memória. a placa q vc pegou estava assim@Erik Erik ? o resistor que vc trocou tinha marcação nele? amigo eu lembro que ele fica entre os dois mosfets de baixa mas não lembro a marcação amigo olhe tbm os capacitores solidos se nao estao em curto Editado: 2 de Abril de 2019 7 anos por Erik Erik
Postado 21 de Abril de 2019 7 anos Autor quero agradecer a todos que tentaram ajudar, mas acabei vendendo a placa. como faço para fechar o tópico?
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.