Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Navegação Limpa e Sem Anúncios! (Cadastre-se)

O melhor fórum técnico do mundo está de cara nova e de portas abertas! Estamos de cara nova e com ferramentas ainda mais poderosas para a sua bancada. Faça o seu cadastro de forma rápida e simples para acessar o maior e mais atualizado acervo de Esquemas Elétricos, BIOS e Firmwares da internet.

Aqui, o conhecimento vale muito: através do nosso sistema de créditos, membros participativos ganham acesso totalmente gratuito aos downloads. Venha trocar experiências com os melhores especialistas do mercado!

👉 Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo!

 

Tudo sobre Instrumentos de Medição (Multímetros, Osciloscópios e Frequencímetros)

Featured Replies

Postado

Really just depends on your price point and what functions you need for your purposes.

  • Respostas 1,4k
  • Visualizações 303,3k
  • Criado
  • Última resposta

Principais posts deste tópico

Most Popular Posts

  • Peguei ele ontem mesmo. Olha o garoto

  • Faz tempos que tô namorando um desses. Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. Mais ainda tá muito salgado o preço.  

  • quem tem e sabe usufruir todas as funções do bicho...é uma ferramenta essencial quem ainda não tem, quér comprar um msm o mais barato... mas cá entre nós um bicho desse na nossa bancada ia ficar s

Imagens Postadas

Postado

amigo de onde vc tirou que a uni-t produz alguns instrumentos de qualidade duvidosa ?eu numca ouvir falar nisso muito pelo contrario,umas marca que em termos de qualidade comparam ate com renomada fluke ,mas claro que fluke eh fluke,porem os intrumentos da uni-t nao dexam a desejar a qualquer fabricante ,desde que se obedeça a categoria ao qual o instrumento foi criado e sua faixa de preço,tanto que muitas represatadoras de instrumentos de mediçao brasileiras como minipa e icel pegam instrumentos dela vestem suas roupinhas ridiculas eos vende na cara de pau!!eu compro sem medo qualquer instrumento da uni-t ,so abriria uma rara excessao pra fluke.

 

desculpe só responder agora, passados 2 meses!  mas não sei porquê, nunca mais voltei a este tópico...

 

bom, eu falei e falo acerca dos instrumentos uni-t com conhecimento de causa, especialmente multímetros. osciloscópios acho que só experimentei 3 modelos e, sinceramente, deixaram mesmo muito a desejar...

 

voltando aos multímetros: já tive nas minhas mãos muitos modelos da marca (mesmo muitos, bem mais de 20) que experimentei, não de forma exaustiva, mas de forma a ter uma ideia fiável da qualidade. por outro lado, conheço também outros técnicos que têm equipamentos da marca e com quem por vezes troco impressões.

 

para além disso, costumo consultar fóruns e ler ou assistir a reviews de equipamentos ligados à nossa área...

 

não posso dizer que sou um especialista, mas não deixo de ser um entusiasta - gosto de ferramentas e equipamentos, hehe. ao longo deste tópico refiro-me várias vezes à uni-t e a minha opinião acerca da marca mantém-se inalterada.

 

abraço

  • 3 semanas depois...
Postado

Quando forem comprar osciloscópios, principalmente digitais, não se liguem apenas nos "MHZ" de banda, observem detalhes como, sample rate tambem, pois, voce pode ter um osciloscopio de 200mhz com sample rate de 50Ms/s ele vai perder para um de 100Mhz 1Gs/S pois sua resposta é lenta e se o sinal a ser analizado for complexo ( nem precisa ser tão rápido) ele vai se perder todinho e esconder muitos detalhes.

Eis aí um artigo de Paulo Brites muito bom:

Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.

 

Postado

Realmente essa linha possui upgrade por software até 100Mhz, parece que todos são de 100 mas limitados via software (coisas da produção em massa).

O problema é que esse upgrade não tem disponível por aí e só com a Minipa que cobrava mais de 300,00 a um tempo atrás, fora os custos de envio e

 

retorno que correm por conta do cliente. Nesses valores sai muito mais em

 

conta pegar logo um de 100Mhz nativo como o B&K 2190D por exemplo que ainda de quebra consegue trabalhar a até quase 200MHz!!

 

Não se engane com isso de upgrade via software, aquilo na maioria das vezes é enganação, voce tera 100mHZ mas apenas para sinais repetitivos, tipo onda quadrada etc. Se voce injetar um sinal complexo ele nao fica legal, 100Mhz para sinais repetitivos e muitas vezes menos da metada para sinais complexos e rápidos.

Postado

Eu ainda prefiro os analógicos! Que tem resposta em tempo real e conserto mais fácil, Os HP e tektronix já consertei vários tem esquemas em todo canto na internet.

Postado
Quando forem comprar osciloscópios, principalmente digitais, não se liguem apenas nos "MHZ" de banda, observem detalhes como, sample rate tambem, pois, voce pode ter um osciloscopio de 200mhz com sample rate de 50Ms/s ele vai perder para um de 100Mhz 1Gs/S pois sua resposta é lenta e se o sinal a ser analizado for complexo ( nem precisa ser tão rápido) ele vai se perder todinho e esconder muitos detalhes.

Eis aí um artigo de Paulo Brites muito bom:

Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.

 

Ótimo artigo por sinal! Recomendo à todos que estão querendo comprar um osciloscópio que leiam!

Postado

Frequencímetros são instrumentos úteis,mas, muito delicados. É preciso ter o manual com as informações a respeito dos níveis que ele suporta na entrada. Uma pequena observação: Ondas senoidais não saõ muito geradoras de harmonicas mas a ondas quadradas geram uma sequencia de harmonicas enorme, observem o cabo usado com o frequencímetro e a impedancia do mesmo pois, se não estiver casado com o frequencímetro com certeza irá medir tudo errado. Outra grande confusão que se faz é com relação às casas decimais.

Postado

Se você estiver checando um oscilador que usa cristal e está medindo errado... Tem algum problema sério ou de operação ou no equipamento (Desde que o oscilador esteja correto) pois osciladores a cristal em geral não sofrem derivação tão fácil.

Postado

A indústria expõe dados muito nebulosos a respeito das características dos seu produtos e osciloscópios não estão excluidos dessa prática abusiva e enganadora. O negócio é ler muito e se inteirar sobre o assunto,Pois o maior prejuizo nem sempre é o dinheiro e sim, o desânimo

provocado por essas coisas.

  • 4 semanas depois...
Postado

Amigo no youtube tem uma centena de videos mas este é um dos melhores para quem esta começando.https://www.youtube.com/watch?v=N0MAJY-gI3E

Postado

Esses multimetros VICH não são melhores que um fluke, nem aqui nem em marte! Começa pelo preço, nunca vi coisa barata ser melhor que nada.

Os fluke são mais caros por que realmente valem o que cobram, tanto em precisão quanto em durabilidade e qualidade do material.

Postado

Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., já tive bem uma dezena de multímetro aliás até mais estavam sempre queimando ou perdendo a calibracao até aquirir um fluke 233 e lá já se vão 6 anos sem estragar nada medidas precisas e confiáveis. Esta semana se não bastasse achei um técnico fechando a eletrônica e vendendo as ferramentas e lá tinha o fluke 233, zerado, comprei e agora estou com dois fluke 233 mais um hikari analógico. Quanto à qualida o fluke saiba dezena de km a frente é claro que ele não tem algumas funções que o Vich possui, mas compará-los e... impensável.

Postado

Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., já tive bem uma dezena de multímetro aliás até mais estavam sempre queimando ou perdendo a calibracao até aquirir um fluke 233 e lá já se vão 6 anos sem estragar nada medidas precisas e confiáveis.

 

 

, já tive bem uma dezena de multímetro aliás até mais estavam sempre queimando ou perdendo a calibracao até aquirir um fluke 233 e lá já se vão 6 anos sem estragar nada medidas precisas e confiáveis. Esta semana se não bastasse achei um técnico fechando a eletrônica e vendendo as ferramentas e lá tinha o fluke 233, zerado, comprei e agora estou com dois fluke 233 mais um hikari analógico. Quanto à qualida o fluke saiba dezena de km a frente é claro que ele não tem algumas funções que o Vich possui, mas compará-los e... impensável.

Esta semana se não bastasse achei um técnico fechando a eletrônica e vendendo as ferramentas e lá tinha o fluke 233, zerado, comprei e agora estou com dois fluke 233 mais um hikari analógico. Quanto à qualida o fluke saiba dezena de km a frente é claro que ele não tem algumas funções que o Vich possui, mas compará-los e... impensável.

 

Eu tenho um 179, um 175, um dos anos 80 de bancada (true rms já), um tektronix e um keysight (antiga HP) "nem mesmo o tektronix e o keysight" chegam nem perto em desempenho, principalmente em termos de resposta. Ja possui centenas de multímetros, inclusive tenho uma verdadeira coleção de multímetros e VTVM. Osciloscópios tenho uma dezena e afirmo com conhecimento de causa: multímetro hoje, chama-se fluke!

Postado

Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.,  na verdade comprar ferramentas vicia tem muita coisa, que nem uso que comprei mais na empolgação. Dentre eles um multímetro pinça hikari. Voltando ao assunto multímetro fiquei surpreso pois apesar de ser um ferrenho defensor das ferramentas fluke eu tinha em mente que as ferramentas  Agilent(keysight) eram melhores.

Postado

Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.,  na verdade comprar ferramentas vicia tem muita coisa, que nem uso que comprei mais na empolgação. Dentre eles um multímetro pinça hikari. Voltando ao assunto multímetro fiquei surpreso pois apesar de ser um ferrenho defensor das ferramentas fluke eu tinha em mente que as ferramentas  Agilent(keysight) eram melhores.

 

Os equipamentos keysight nada tem a ver com a velha e boa HP, não são ruins mas, no quesito durabilidade, rigidez mecanica, não faz nem cócegas num equipamento fluke. Quando era HP aí fazia frente a qualquer uma marca. Digo isso por quê tenho tres osciloscoíos HP inclusive um 1741A com memória analógica que ainda considero estado da arte. Enquanto isso estou com um osciloscópio keysight que custa em media hoje 8000 já com a fonte morta, ainda bem que achei os componentes. Não se engane até hoje fluke ninguem superou, os caras são primorosos demais, parece que fazem por desaforo.

  • 2 semanas depois...
Postado

Pesquisando melhor acredito que não dê certo pois só trabalha a 200khz. Informando caso alguem tenha essa mesma dúvida.

Postado

Pessoal vi esse osciloscopio Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. o que acham dele, serve para análise de placa mãe?

 

Se voce estiver pretendendo medir só o cristal de 32kHZ...

Caia fora! Até mesmo aqueles "hantek" são porcarias, verdadeiros brinquedos. Quer um osciloscopio de verdade? Compre um analógico em bom estado que voce acha ate por 800 reais, e se quiser um digital bom, compre um tektronix. Isso aí é ouro de tolo. Lhe digo isso com conhecimento de causa pois eu trabalho com manutenção de osciloscópios e não tenho menos que uma dezena deles.

Postado

vlw Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. pela dica. tenho interesse no momento de frequencimetro. obrigado pela dica.

Cara, na boa: qualquer osciloscópio moderno e d boa qualidade é por si só um frequencimetro. Até quantos MHZ voce pretende medir?

Postado

Quero para analise de placa mãe, acredito 50 mhz.

Postado

Quero para analise de placa mãe, acredito 50 mhz.

Então faz uma força e compra logo um osciloscopio de 100mHZ.

Muito embora nesse caso um de 50 ja ta bom pois da pra medir tranquilo o clock generator que esta na faiza dos 14.3 Mhz se não me falha a memoria.

Postado

Pessoal vi esse osciloscopio Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. o que acham dele, serve para análise de placa mãe?

 

Amigo a taxa de amostragem e a largura de banda deste osc não ajuda muito, tem mais características de um equipamento para "Hobbystas" 

  • 3 semanas depois...
Postado

tenho um deste guardado na caixa já 2 anos.

 

 

alguem que tem este equipamento, pode fazer um video tutorial no youtube e pôr aqui?

frequencimetro-de-bancada-24ghz-mf-7240-minipa-00182-D_NQ_NP_492201-MLB20291017569_042015-F.jpg.699b840fbf4bc939545543d4f064e1d0.jpg

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.