Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida No-Break APC 3000 Reset bateria

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

Olá pessoal estes equipamentos qdo trocamos a bateria não reconhecem como "novas" precisam de um procedimento alguém saberia informar como proceder .

Desde ja agradeço 

Editado: por elo1972
Postado

Modelos de 3000 VA: 
O modo terminal é uma interface de menus que permite a configuração avançada do no-break. 
Conecte o cabo serial ao conector de comunicação serial existente na parte traseira do no-break. 
1.  SAIA do PowerChute Business Edition usando as seguintes etapas: 
  Na área de trabalho, vá para Iniciar => Configurações => Painel de controle => 
Ferramentas administrativas => Serviços. 
  Selecione PCBE Server [Servidor PCBE] e PCBE Agent [Agente PCBE] – clique com o 
botão direito do mouse e selecione Stop [Parar]. 
2.  Abra um programa do tipo terminal. Exemplo: HyperTerminal 
  Na área de trabalho, vá para Iniciar => Programas => Acessórios => Comunicações => 
HyperTerminal.  
3.  Clique duas vezes no ícone do HyperTerminal.  
  Siga as instruções para escolher um nome e selecione um ícone. Se for exibida a mensagem 
“...deve instalar um modem”, ignore-a. Clique em OK. 
  Selecione a porta COM que está conectada ao no-break. As configurações da porta são: 
  bits por segundo - 2400 
  bits de dados - 8 
  paridade - nenhuma 
  bit de parada - 1 
  controle de fluxo - nenhum 
  Pressione ENTER 
4.  Exemplo de configuração do número de conjuntos de baterias externas (SURT192XLBP):  
Quando a janela do terminal em branco estiver aberta, siga estas etapas para digitar o número de 
conjuntos de baterias: 
  Pressione ENTER para iniciar o modo terminal. Siga as instruções: 
  Pressione 1 para modificar as configurações do no-break. Pressione e (ou E) para 
modificar o número de conjuntos de baterias. Insira o número de conjuntos de 
baterias, incluindo o conjunto de baterias internas (número de conjuntos:  
1= módulo de bateria interna, 2 = 1 SURT192XLBP, 3 = 2 SURT192XLBP, etc.).  
Pressione ENTER. 
  Siga as instruções. 
5.  Saia do programa do tipo terminal. 

• Joinha 2
Postado

Buenas,

quando se troca as baterias, tem que resetar um parametro que a APC chama de "constante de bateria" (battery constant). Dá para resetar via hyperterminal, mas aí é preciso saber qual a constante certa para cada modelo de nobreak..

Uma opção que funciona para a maioria dos modelos de nobreak APC é um utilitário chamado APCFIX. Pus ele na area de downloads: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Para usar esse programa (e para resetar via hyperterminal) é necessário um cabo serial, que tem a pinagem fora de padrão. Se você não tiver o cabo, pode fazer um.. caso precise, é só pedir que eu posto a pinagem dele aqui. 

• Joinha 1
Postado

Você vai precisar de dois conectores DB9, um macho e um femea. O macho conecta no nobreak e o femea no computador. E, claro, ocomputador tem que ter porta serial. Fica assim:

Nobreak - PC

1 (RX) <- 3 (TX)

2 (TX) -> 2 (RX)

9 (GND) - 5 (GND)

• Joinha 1
  • 1 mês depois...
Postado

Esse "BR" no nome muda tudo... esse nobreak aí de APC só tem o nome, ele é fabricado pela Microsol. 

Até onde sei, esses fabricados pela Microsol não precisam de reset via porta serial.

O que está acontecendo com esse nobreak? Se ele estiver desligando após alguns segundos quando se desliga ele da tomada, pode ser a função battery saver atuando.. ele desliga sozinho se estiver sem nada ligado na saída.

• Joinha 1
  • 4 anos depois...
Postado
Em 19/06/2019 às 01:55, zazulak disse:

Buenas,

quando se troca as baterias, tem que resetar um parametro que a APC chama de "constante de bateria" (battery constant). Dá para resetar via hyperterminal, mas aí é preciso saber qual a constante certa para cada modelo de nobreak..

Uma opção que funciona para a maioria dos modelos de nobreak APC é um utilitário chamado APCFIX. Pus ele na area de downloads: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Para usar esse programa (e para resetar via hyperterminal) é necessário um cabo serial, que tem a pinagem fora de padrão. Se você não tiver o cabo, pode fazer um.. caso precise, é só pedir que eu posto a pinagem dele aqui. 

@zazulak, bom dia. Enfim, troquei as baterias do meu SUA3000-BR (), pensei que meus problemas tinham acabado, mas pelo visto, cai exatamente no mesmo problema, já encomendei o cabo serial/db9 no Aliexpress (Já que tenho medo de montar errado 😅), e agora estou na expectativa de conseguir uma versão da ferramenta APCFix, preferencialmente sem vírus 😉... Vc consegue para mim ? Tentei baixar de onde vc publicou no fórum, mas pelo que parece, aqui temos que serguir um "protcolo"... Enfim, se puder me fazer essa gentileza. Desde já, grato.

PS.: Eu sei que dá para fazer a parametrização via terminal, mas na boa, ainda não entendi muito bem, cada um que explica parece que explica diferente, por isso estou partindo para a opção automatizada (APCFix).

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...