Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O futuro da manutenção em notebooks

Avalie este tópico:

pilgrim

Posts em destaque

Olá amigos. Não sei se este tópico está no local correto mas espero que sim!

Ao longo dos anos os notebooks sofreram grandes evoluções que possibilitaram maior desempenho e praticidade. A evolução é constante e não para. Já temos no mercado modelos bem diversificados de computadores portáteis.

O que os amigos acham do futuro dos notebooks? Eis o meu pitaco.

As pessoas querem que os notebooks fiquem mais leves e eles irão ficar cada vez mais leves. Um exemplo são os ultrabooks. Já temos o misto de notebook e tablet e creio sinceramente que isso irá se consolidar cada vez mais. O touchscreen chegou e com toda certeza vai ser figura cada vez mais presente nos equipamentos. Comandos por movimentos também, na minha visão, serão bem funcionais à medida em que os equipamentos forem evoluindo e a tecnologia do kinect ajuda bastante nisso.

Outra coisa bem importante e que fará grande diferença será a morte dos coolers, as ventoinhas que dissipam o calor dos notebooks. Creio que a arquitetura x86 está com seus dias contados nos equipamentos portáveis, até mesmo por conta da pressão por produtos leves e práticos. Já temos tecnologia suficiente (ARM) para arrancar de vez os dissipadores e na minha visão isso vai acontecer bem rápido.

As baterias terão uma velocidade de carga cada vez menor e haverá suporte para carregamento sem fio.

Os componentes na MOBO serão miniaturizados ainda mais e possivelmente a serigrafia da placa poderá ser removida por conta da optimização de espaço, dificultando nosso trabalho. Sockets serão cada vez mais raros na placa.

Telas OLED possibilirarão um tempo maior de bateria, melhor qualidade de imagem e a possibilidade de uma tela flexível o que reduziria a necessidade da troca de telas como vemos hoje em dia.

Enfim, essa é a minha visão sobre o futuro próximo dos notebooks - embora todas as tecnologias que citei já estejam presentes em alguns modelos. Tais tecnologias exigirão maior conhecimento técnico e compreensão mais aprofundada de eletrônica digital e novas tecnologias.

Mas será que em breve seremos somente trocadores de placas e componentes? Será se conseguiremos continuar reparando os equipamentos mesmo se a serigrafia da placa for removida e os esquemas elétricos ficarem escassos?

Coloquem suas opiniões, vamos abrir uma discussão sobre o futuro dos notebooks.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende de qual futuro você pensa (5,10,15anos) mais ainda a muita lenha para queimar. Ate hj vem p arrumar aqui P4 da vida q ja tem 10 anos e ainda os cara que arruma...  e ainda os impostos caros do governo ajuda a gente ter margem p consertar isso sim , se o governo abaixar os imposto p esse segmento como vem fazendo nos produtos feito aqui dai acho q conserto mais complexo não será realizado, pois muitos preferem compra um novo do q arruma um semi novo . Seila acho q ainda não precisamos se preucupar nos próximos 3 a 5 anos . Mas o futuro a deus pertence se não der certo eu ja tenho engatilhado um negocio bem lucrativo , caldo de cana

Link para o comentário

Ferro de passar roupa ainda é muito, lembro que já vi anúncios de gente que conserta lâmpada fluorescente, o cara cobrava um pouco mais barato que uma nova, dava garantia e ainda dizia que ficava melhor que uma nova.

Tem até o link para quem quiser abrir o próprio negocio -

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

E para quem não acredita, ainda tem uma conversa com um desses caras mostrando que dá dinheiro -

Sei lá, de repente tem gente achando que consertar notebook tá muito difícil e procura alguma coisa mais fácil para ganhar a vida...

Link para o comentário

Bom, nao sei onde cada um trabalha, mas vc esta colocando um texto onde 100% dos consumidores usaram essa tecnologia de uma vez. Aqui na minha regiao, eu arrumo tablets genericos quando é conector de fonte e usb, a tela eu nao acho para reposicao e é mais dificil aparecer.

Creio que o futuro disso é bem incerto, a gente deve pensar nisso mas com moderacao.

Acho que quem é profissional de verdade, trabalho e oportunidades nunca vao faltar.

Link para o comentário

Pessoal, Notebooks nao serão substituidos, poderam ser muito aprimorados mais substituidos nao serão, poderam até ter outros nomes como ultrabooks mais seu layout não vai mudar, tablet não vai substituir notebooks pois eles tem utilidades diferentes, nem os desktops serão substituidos, pois eles tem sua utilidade e funcionalidade onde um notebook ou tablet não seriam a melhor solução, a ergonomia de um notebook com seu teclado e mouse são fundamentais para profissionais que trabalham o dia inteiro e necessitam de precisão e eficiencia em seus trabalhos, o mouse é essencial até hoje em muitos casos, o touch não é produtivo, a tendencia é sempre o aumento de desempenho dos processadores, consequentemente consumo de energia e aquecimento, a serigrafia pode ate sumir das placas como ja vem acontecendo mais os esquemas eletricos desses trazem os diagramas dos componentes na placa, facilitando a identificacao dos componentes como ja vi em esquemas de tablets, então essa novela não vai acabar tão cedo.

Link para o comentário

Muito boa a participação do pessoal. Realmente numa visão de um futuro próximo ainda teremos um bom mercado e muita coisa pra consertar! Mas numa visão mais distante - uns 15 a 20 anos - creio que a margem para reparo será cada vez menos.

Essa semana foi apresentado um computador quase do tamanho de uma moeda. Um equipamento desses quando chegar no mercado quando der problema será quase que descartável. Os demais equipamentos seguem na mesma direção. Com toda  certeza quem se mantém atualizado sempre terá trabalho e estará a par das inovações tecnológicas. Mas a questão é: Até onde isso será lucrativo?

Cada vez mais os equipamentos se tornam mais acessíveis e mais baratos. Me lembro do meu Pentium III que comprei por quase 3 mil reais. Hoje em dia encontramos esses equipamentos jogados em sucatas por ai. Da mesma forma os notebooks quando entraram no mercado eram equipamentos bem caros mas hoje em dia se tornaram bem acessíveis.  Isso prejudica muito o trabalho técnico. Se hoje em dia os clientes não pagam R$ 200,00 num reparo de uma placa de pc comum, o mesmo já começa a ser sentido na área dos notebooks. Em certos casos a tecnologia está tão acessível que preferem comprar um equipamento novo.

O que vejo num futuro não muito longe é que deixaremos de reparar placas de muitos notebooks "vovozinhos" pelo valor não compensar e que focaremos nos equipamentos mais recentes para termos um lucro mais interessante. Mas o temor que ainda é uma incerteza é: até onde estarão dispostos a reparar um equipamento diante de tantas facilidades? Quem fizer um bom nome agora e permanecer atualizado terá tranquilidade.

O que ainda me preocupa quanto a isso é a disponibilidade de esquemas elétricos e dos datasheets dos equipamentos mais modernos. Ainda não precisei reparar nenhuma mobo de um ultrabook, por exemplo, mas no dia em que precisar pelo que já pude ver, dificilmente irei achar o esquema elétrico. Espero que eles comecem a aparecer logo porque iremos precisar deles.

Link para o comentário

Sinceramente, acho que ainda teremos trabalho por muuuuuuiiiiiiitos anos. Cada dia mais a informática se torna necessária para nossas vidas e é bem possível que teremos que nos adequar a novos equipamentos mas se você pensar bem, isso acontece em todas as profissões e quem acha que sabe tudo e não se atualiza acaba ficando ultrapassado e deixado de lado.

A mais de 20 anos fazemos reparos em computadores, migramos para notebooks e tablets e em pouco tempo será os ultrabooks ou outro que vier mas sempre existirá equipamentos eletrônicos, computadores nos mais diversos modelos e formatos e pessoas que preferem consertar a comprar um novo.

Como disse antes, vamos estudar a cada dia e nos adequar ao que vier pela frente que sempre teremos trabalho, quer um exemplo: pensa como é a sua bancada e a quantidade de clientes que tinha a 5 ou 10 anos e como é hoje, a minha pelo menos cresceu muito.

Link para o comentário

Cara manutenção nunca vai acabar, mas.. o que vc. precisa estar ciente é que as coisas mudam e rápido..

Antes consertavamos pçs, não acabou, mas não da para viver disso mais, agora consertamos notes, e estamos começando a consertar tablets e telefones mais caros..

Amanha vamos consertar.. sei lá.. cafeteira elétrica que acessa internet e faz massagem... e assim vai..

O que não pode é ficar parado.. tem que acompanhar as mudanças de mercado.

Eu por exemplo.. a partir de HOJE, NUNCA mais vou trocar lâmpada em casa.. vou consertar.. heheheheheh

Abraços.

Link para o comentário

Olha. Eu trabalho com notebooks ja vai para 10 anos, eu sempre tive uma certa preocupação relacionada a isso, mais sinceramente, pelo andar das coisas, toda essa evolução ai esta longe de acontecer, pelo menos aqui no brasil que é este pais totalmente atrazado e escasso de varios recursos tecnologicos. essa visao sua é valida, e sim, em um futuro bem proximo isso ira acontecer, mais creio que pelo menos pelos proximos 15 anos para frente, teremos muito trabalho a fazer... rsrsrs

Ja tenho pego varios ultrabooks com processadores queimado, no mes de novembro mesmo, ja fiz a substituição de 2 core I3 onbord.

no inicio quando soube da fabricação dos ultrabooks, fiquei meio preocupado, mais depois de abrir o primeiro, e ver a placa como era, tive a certeza que ainda teremos muita lenha pra queimar.

Link para o comentário

Cara manutenção nunca vai acabar, mas.. o que vc. precisa estar ciente é que as coisas mudam e rápido..

Antes consertavamos pçs, não acabou, mas não da para viver disso mais, agora consertamos notes, e estamos começando a consertar tablets e telefones mais caros..

Amanha vamos consertar.. sei lá.. cafeteira elétrica que acessa internet e faz massagem... e assim vai..

O que não pode é ficar parado.. tem que acompanhar as mudanças de mercado.

Eu por exemplo.. a partir de HOJE, NUNCA mais vou trocar lâmpada em casa.. vou consertar.. heheheheheh

Abraços.

Isso mesmo amigo! Dai a importância de sempre estarmos nos atualizando e acompanhando as novas tecnologias. Na nossa área quem fica parado no tempo fecha as portas mas quem é esperto e atento sempre terá trabalho de sobra.

Também vou consertar umas lamparas aqui de casa kkkk.

Link para o comentário

Eu Trabalho em indústria, e tenho observado que gradativamente (pelo menos aqui), os Notebooks estão com uma produção cada vez maior com relação aos Desktops. Mas a produção dos mesmos ainda é extensa, apenas o alvo agora é um pouco diferente (empresas e serviços em geral), sendo os Notebooks (e suas variações, como Netbooks), mais focados para o uso pessoal.

Pra quem tem conhecimento, prática, e não tem medo e preguiça de estudar, especializar e mudar, trabalho não vai faltar!

Link para o comentário

A 20 anos atras eu comentava muito sobre isso, trabalhando ainda com eletronica de áudio e vídeo, pois era justamente o fato da miniaturização e mais o barateamento de custos de produção e a possibilidade de não mais fornecimento de componentes e sim placas tornando o conserto mais caro, 5 anos depois disso comecei a trabalhar com equipamentos de fisioterapia, oftalmologia, odontologia e estética, e reparei que apesar dos aparelhos serem muito caros devido o fato de trabalharem na área de saúde, eram de constituição e até construção bem mais simples tecnologicamente falando se comparasse com os aiwa da vida que eram coqueluxe da época, e são muito até hoje, auto-claves por exemplo ainda dão e darão um bom lucro na manutenção.

Passei um tempo com cameras, depois cpu, e até dando aulas em eletrônica e eletrotécnica no Senai. E hoje com notebooks aprendi que o meu conceito de 20 anos atras pode ter sua rasão se você não tiver um grande conhecimento técnico na área, cursos de manutenção por exemplo são apenas quebra-galho. Outro fato é a não adaptação e atualização às novidades, 12 anos atras ninguém acreditaria que pudéssemos trabalhar com Bga e era o fim da linha quando estes pifavam, hoje a maior parte dos que faziam apenas manutenção em micros continuam assim e estão perdendo campo.

Portanto não sei ainda onde isto vai dar e sinceramente não quero ficar me preocupando com isto a não ser pelo fato que devemos correr atras das possibilidades novas e estar sempre atento quando a área em que estamos estiver tendo dificuldades para que possamos nos adaptar ao tempo. Os verdadeiros técnicos em eletrônica, não quero dizer os formados, mas aqueles que realmente entendem do que fazem, e não apenas têm uma noção atravez de cursinhos de manutenção são camaleões na área conforme a exigência, e só vão parar se quiserem ou se a ação do tempo em nossas "peças" internas ganhar rsrs.

Hoje o nicho mais interessante para a maior parte de nós está nos notebooks, provavelmente daqui uns 5 anos estaremos conversando sobre o mesmo problema mas trabalhando em... sei lá, de repente consolos digitais (kkkkkkk, desculpem a brincadeira). Mas é por aí, o negócio é estar antenado para que as contas não superem os lucros, porque se acontecer, ou a área está ruim e é hora de mudar, ou você está perdido no tempo com preguiça de estudar e ver vídeos no youtube e quem tem que mudar então é você........................ :) :) :) :)

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...