Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Eletriciade Estatica em Manutenção Placas Notebook ?

Avalie este tópico:

jjlik

Posts em destaque

Eletricidade Estática, muitos dizem que é mito e outros realidade,  no meu caso ja tive problemas também, e agora uso bancada devidamente aterrada e para minimizar os riscos uso : Pulseira, Luva e Manta Antiestatica , Gostaria de compartilhar experiências com o amigos do forum se ja tiveram problemas com EE ou não ?  e se usam ferramentas ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

comigo aconteceu um vez, qdo comecei a trabalhar,  fui fazer uma limpeza em um not, e desmontei ele inteiro, na época não utilizada nada de proteção, qdo fui remontar adivinha ?? agora só manipulo placas com luvas, em cima de uma manta anti-estática aterrada !!, apanhando e aprendendo !!

Mas todo procedimento, de reparo nas placas, vc só faz com luvas? Não perde o tato?

Link para o comentário

comigo aconteceu um vez, qdo comecei a trabalhar,  fui fazer uma limpeza em um not, e desmontei ele inteiro, na época não utilizada nada de proteção, qdo fui remontar adivinha ?? agora só manipulo placas com luvas, em cima de uma manta anti-estática aterrada !!, apanhando e aprendendo !!

Mas todo procedimento, de reparo nas placas, vc só faz com luvas? Não perde o tato?

Sim, mas qdo preciso ficar mais tempo com a placa uso a pulseira antiestatica

Link para o comentário

E os danos da estatica, não necessariamente são imediatos, eles podem ficar latentes, e só aparecerem depois de 1 ano no aparelho.

Pois é..e ai tem uns testes medidores de ESD. Será se funcionam, ou são eficientes, tipo esse:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário

Pela lógica quanto mais humidade menos estatica. Dicem que Brasilia é um inferno de queimar componentes e Manaus o contrario. Acho que a proteçao tem que acompanhar o grau de risco

E para remoção de estática qual seria a melhor prática. Embrulhar a placa com papel alumínio, e aterrar por um certo tempo, ou lavar a placa mãe...

Link para o comentário

Lavar as placas é mito útil em diversas situações a até elimina a estática. Mas para trabalhar e instalar a paca você vai ter que secar muito bem ela . E quando estiver seca , se você vive numa cidade de baixa umidade o perigo de queimar por estática volta a ser o mesmo de antes da lavagem.

Link para o comentário

No Brasil temos um pouco deste problema normalmente nas épocas de seca, pois a umidade relativa do ar por si só elimina bastante estática, e lavar como era dito na época de áudio e vídeo não era para remover o defeito mas, espalhar o mesmo pela placa tanto por alguma porção química indesejável como resina deteriorada ou xixi de barata etc, ou também a dita estática.

O perigo está em você imaginar uma pessoa que anda por kilometros dentro de um carro que é isolado pelos pneus secos pela falta de chuva, carregando estática no carro e em seu corpo atravez do movimento, carrega também energia estática no equipamento de notebook que está dentro do carro e provavelmente carregado em uma tomada sem aterramento, a pessoa sai do carro com o notebook isolado por sapato de solado de borracha, poliéster ou silicone. Então entrega na sua loja para conserto e você que também veio de carro com os mesmos problemas para trabalhar em sua bancada com uma camada que isola a parte de cima da mesa do chão, com sapato isolante sentado em uma cadeira de rodinhas de plástico, abre o aparelho e vai metendo seus dedinhos em tudo quanto é componente sensível ou não.

Que beleza não? Deve encher de minhoca na cabeça de muita gente por aí que não sabe porque depois que trabalhou naquela placa piorou o sintoma.

Quem não lembra da história das faíscas da blusa de lã no escuro, ou do choquinho ao encostar num portão de ferro, ou os cabelos eriçados por algum motivo estranho kkkkkkkkkkkkkkkkk :D :D :D

Link para o comentário

O pessoal parece que nunca experimentou os benefícios de lavar uma placa. Primeiro que toda placa é lavada na fábrica. Quer dizer que não faz mal. Segundo que quem mora em um lugar com marecia a corrosão pelo acumulo de sal e enorme. Quem faz reballing em Note e não lava a placa mãe tem grandes chances de ter problemas em pouco tempo. E como toda coisa se mal lavada a sujeira se espalha mas se se segue um método certo fica limpinha como nova. Quem tem posibilidade limpa em maquina de ultrasom, mas para quem nao dispoe existem metodos bem eficaces que eliminam a sujeira que muitas vezes criam problemas erraticos alem de aumentar a vida útil do equipamento

Link para o comentário

Minhas palavras devem ter sido mal interpretadas pelo nobre colega etão deixe-me explicar mais claramente.

Em momento algum eu disse algo negativo sobre lavar placas, apenas deixei clara em "bom português" a verdadeira função do ato. Em quase 30 anos de profissão fora o estudo da eletrônica desde meu 12 anos de idade jamais deixei de usar este método que na verdade é insubstituível em muitos casos.

Talvez seja melhor a abertura de novo tópico de discussão pelo nobre amigo sobre o ato específico de lavar e que aqui não caberia por se tratar de assunto de estática, apesar de haver tópicos de sobra sobre limpeza e desumudificação de placas. Att.                  ???

Link para o comentário

Às vezes a gente pensa uma coisa, escreve outra e quem lê entende ainda algo diferente. A comunicação entre as pessoas e uma das coisas mais difíceis. Mas quando  li : "lavar como era dito na época de áudio e vídeo não era para remover o defeito mas, espalhar o mesmo pela placa tanto por alguma porção química indesejável como resina deteriorada ou xixi de barata etc... " eu acabei achando que o colega não aprovava a prática e que desconhecia seus venefícios. Mesmo não sendo o tópico certo (talvez eu esteja errado) achei mais importante dar um toque na hora a abrir um tópico que como você diz já tem muitos. 

Link para o comentário

ESD é uma realidade, " INFELIZMENTE" , na maioria dos casos não danifica o componente imediatamente, (digo INFELIZMENTE, porque se acontecesse, esta seria levado mais à sério). Imagina uma estrada onde o asfalto apresenta um pequeno buraco, os carro passam normalmente, mas com o tempo a tendência deste buraco é ir aumentando, até não permitir a passagem de mais carros. Só que até acontecer isto muitos carros vão demorar mais para chegar ao seu destino, pois menos carros passarão pela estrada. Imagine o elétrons como carros, eles não têm breques, o que passará a provocar aquecimento devido à maior resistência à passagem destes...portanto o sinal eletrônico pode não chegar no timing correto, deformar o sinal e o aquecimento do chip, que a princípio pode provocar as famosas telas AZUL ou seja (GPF - General protection failure). E nós ficamos doidinhos com esta pane intermitente, provocada pela ESD.

Link para o comentário

Exatamente Alejeff, ruptura por estresse como muita gente chama, isto é bem entendido em um exemplo simples que é nos fusíveis de maior porte como os de automóvel por exemplo em que o fio por algum motivo de curto momentâneo ou excesso de consumo chegou a quase queimar mas não abriu totalmente causando um defeito quando em funcionamento ou funcionando por um mais um tempo apenas, também podendo ser defeito intermitente mas que, quando se mede o mesmo fora do circuito apresenta resistência normal, e ao contrário do que muita gente pensa não são apenas capacitores e resistores que "cansam" mas pode sim ocorrer muito nos semicondutores. :)

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...