Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Identificar Capacímetro com Defeito

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Boa tarde pessoal, sou novo no fórum, essa é minha primeira postagem, venho recorrer a vocês que são mais experientes em eletrônica pois estou com problemas relacionados ao meu capacímetro. Recentemente fiz a compra do meu primeiro capacímetro, nunca havia utilizado um antes (estudo eletrônica como hobbi) e em alguns videos do youtube eu vi que as leituras no display do capacímetro não ficam oscilando o tempo todo como esta ocorrendo no meu, alem de mostrar a capacitância sempre muito próxima do valor escrito no capacitor, entretanto meu capacímetro esta lendo todos os capacitores novos e velhos de 820uF e apontando mais de 900uF no display. Testei também em um capacitor de 2200uF, onde esta sendo apontado cerca de de 2000uF no display do meu capacímetro. O que eu gostaria de saber é se meu capacímetro esta funcionando corretamente e sou eu que não estou sabendo utilizar a ferramenta ou se ele realmente veio com defeito. Estou deixando no post um vídeo no youtube que fiz testando alguns capacitores.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

Editado: por warezland
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo faça um teste remova os dois cabinhos o preto e o vermelho pegue um capacitor novo e tente encaixar seus terminais direto nos furos do capacímetro de maneira que fique bem encaixado sem mal contato estas oscilações e erros de leitura pode ser problema nestes cabinhos quanto maior for o cabo ou de má qualidade mais oscilações vc vai ter na leitura faça esse teste para tirar a dúvida do cabo. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é nem a questão do cabo,  mas sim da qualidade do produto em si!!!

Eu tenho um Aneng Q1 que está do mesmo jeito que o seu... está com pilhas novas, conectores novos, tudo ok... produto novo!!!

Ex:

18uF x 250V => é mostrado como sendo um  32uF ...
820uF x 2V5 => é mostrado como sendo um  1380uF ...

Já os valores em nano, estão em igualdade!!!

Flw...

Editado: por nagkiller
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Vamos em partes:

 

1- Não conheço essa marca de Capacimetro, mas capacimetros mais populares tem uma impedancia de seu gerador interno um pouco mais elevada.  Portanto capacitores eletroliticos estocados por muito tempo possuem uma elefada fuga (EPR) que sobrecarega o instrumento nos momentos iniciais da medição.

 

esr epr.jpg

 

Pare reduzir esse problema eu costumo regenerar os capacitores por uns 15 a 30 segundos na tensão nominal com um resistor em serie de 1.000 ohms.  Se for capacitores maiores que 4.700uf ai uso um tempo maior ou diminuo o resistor.  Existem tambem projetos de fontes apropriadas para essa medição como pode ser visto no video abaixo:

 

 

Ah, não se esqueça de descarregar os capacitores eletroliticos antes da medição para não danificar o instrumento.  Geralmente quando os capacitores estão carregados queimam uns transistores de proteção junto da entrada.

 

Proteçao contra tensão.png

 

2- Antigamente os capacitores eletroliticos possuiam uma tolerancia de seus valores entre -50% a +100% e atualmente variam entre +/- 20% o que nos seus capacitores parecem estar dentro desses valores.

 

3- Por ultimo, procure utilizar pilhas ou bateria alcalinas em boas condições.

 

Espero que essas informações lhe ajudem ;)

 

 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...