Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica Soldar Capacitores no local do Nectokin(DICA)

Avalie este tópico:


alisonsoares3

Posts em destaque

  • 2 semanas depois...

Eu custumo raspar a placa e soldar eles reto. Ate então deu certo. Valido ou não?

 

Sim, é válido, o Edson Ninja postou esta dica no fórum velho (acho que por aqui também). Nunca fiz, sempre soldo enviesado, mas com certeza funciona sim. Só não recomendo para novatos que não sejam ninjas pois um erro é irreversível, já era a placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso ar quente mesmo, o detalhe é o seguinte: primeiramente muitas pessoas desconsideram tirar o processador, isso faz transferir boa parte do calor para este componente, então sempre devem tirá-lo. Depois coloquem fluxo de boa qualidade pois deve aguentar um certo tempo até conseguir tirar todo o nec. Terceiro, vai tirando com sonda de dentista ou semelhante os pedaços que vão se soltar aos poucos do componente. Em quarto, quando chegar só às últimas partes que são os terminais soldados na placa vai colocando aos poucos solda comum de estanho/chumbo que ela vai se ligar à solda lead-free e facilitar a remoção destes últimos pedaços, se for só no ar ele demora muito sair e às vezes nem sai podendo danificar a placa, o macete é este, misturar a solda chumbo onde vc quer derreter com o ar quente.

Já fiz tantos aqui e nunca deu errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Srº posso estar fazendo o pedido destes capacitores os mesmo servem para o serviço

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

grato

 

 

Até podem dar, mas não me parece que seja boa idea,

 

opte por estes

 

 

caralho 17 obamas por 4 capacitores ?

 

vende-se vende-se capacitores de tantalo rsrsrsrs

 

por apenas 10 obamas rsrsrsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

No meu caso coloco os capacitores diretamente no lugar onde estava o tokin, só que tiro um pouco mais do verniz para casar com os terminais dos capacitores, então soldo com ar quente.

 

amigo boa noite, como assim tira um pouco mais do ""verniz"" para casar com os terminais? dos capacitores?

solda o positivo em uma linha e negativo em outra correto? como na foto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

torrei minnha placa mãe tentando soldar esses capacitores ' date='se tivesse visto antes da vontade de chorar , bem vivendo e aprendendo   [img']
Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
[/img] cry.gifcry.gifcry.gifcry.gifcry.gifcry.gif

amigo vc tem q usar fluxo pastoso para retirar componentes smd, e usar faca de ar, ou estação de ar ''retrabalho'' pra isso, pelo que entendi vc nao usou estes equipamentos e fluxo, ou deixou o ar muito perto e esquenou muito e deu bolha e queimou, tem q tomar cuidado, eu sempre uso o ar em pressão 3 e calor 350 e deixo a 3cm distancia esperando em média 3min pra ele chegar no ponto de soltar...

se era isso que precisava saber se ajudou dá um ''joinha'' ai pra me ajudar ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acho recomendável o uso de fios para soldar o capacitores do vcore, está linha é muito sensível a ruídos e os fios podem atuar como antena.

 

Posso estar enganado, mas acho que é um caso a levar em conta  8)

 

Creio que deve ser levado em conta também a possível ou provável elevação da ESR com o uso de fios, principalmente se os capacitores forem retirados de sucatas, pois o calor também eleva a ESR. Como são filtros de tensões o aumento da ESR vai prejudicar a eficiência. (as tensões do Vcore são muito baixas e qualquer ripple pode ser prejudicial)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
essa dica já é antiga, a tempo que faço igual o . O joinha fica para a próxima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, tão falando que soldar direto stressa o condensador... eu uso uma liga de solda de 138ºc, nunca falha... uso para tudo...

Liga de estanho Sn43Pb43Bi14 0,60mm 138ºc. (Low Melt Fusion Solder) liga de baixa fuzão.

Para soldar estes condensadores é o máximo, além disso sirvo-me dela para remover componentes, fichas etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, tão falando que soldar direto stressa o condensador... eu uso uma liga de solda de 138ºc, nunca falha... uso para tudo...

Liga de estanho Sn43Pb43Bi14 0,60mm 138ºc. (Low Melt Fusion Solder) liga de baixa fuzão.

Para soldar estes condensadores é o máximo, além disso sirvo-me dela para remover componentes, fichas etc...

 

se precisar fazer um reball onde vc usou ela creio q vai cair tudo rs !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vai não....ai está o segredo desta liga, após a primeira soldadura vai ficando com menos tolerância... (rsss)

Depois de dar calor a primeira vez e deixar arrefecer ela fica com resistência de 180ºc... de voltar a  fundir sobe para 200ºc...

 

lol... o melhor é perguntar primeiro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...