Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como medir o ICH8 ( Ponte Sul )

Avalie este tópico:


Alexandre Andrade

Posts em destaque

Dica para testar ICH8 - Ponte Sul

 

Como não podemos medir diretamente no chip, devemos medir as saídas do chip.

 

Para isto basta medirmos a saída para sabermos se o ICH8 está funcionando.

 

Se estiver funcionando então a saída terá 3,3v, então é isso o que devemos procurar, porque se tiver tensão na saída é óbvio que tem tensão na entrada.

 

Para sabermos o estado do ICH8, medimos o Conector de Mini Card. ( Conector da plaquinha wireless ).

 

Do ICH8 vai sair uma tensão de 3,3V para o Mini Card, essa tensão chama-se

PE_RST (PCI EXPRESS RESET). PINO 22.

 

Esta tensão vem diretamente do ICH8 que vai se tornar em tensão PLT_RST (Plataforma Reset).

 

Se não houver tensão de 3,3V no pino 22 então o ICH8 não esta bom e deve-se verificar as entradas de alimentação, se as entradas de alimentação estiverem funcionando então o ICH8 deverá ser trocado.

 

O nome pode ser diferente mas o significado é o mesmo.

PERST (PCI EXPRESS RESET)

PCIRST (PCI RESET)

 

Se gostou mande um joinha... Obrigado.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Alexandre, essa informação que você esta passando é do curso do Portuga, Claudio Silva, e o teste da Ponte Sul não é tão simples assim como ele diz no curso, eu mesmo questionei ele, por 2 motivos, o primeiro que eu já peguei placas com a tensão no PCIRST e a ponte sul estava com problemas, mesmo porque a prática de vários anos mostra sintomas como consumo de corrente e comportamento do equipamento quando ligado que nos leva a resolver certos problemas sem análises muito avançadas, e segundo ponto é que o Ponte Sul é um componente que tem além da alimentação, tem vários circuitos como,  Clock, Dados, Circuito Oscilador e  que recebem e enviam informações para a placa. Então não desmerecendo seu post, mas tenho o dever de comunicar que este teste é apenas um teste entre vários outros que deveriam ser feitos para comprovar se a ponte sul esta ou não funcionando, assim como eu mesmo falei para o Claudio que isso não garante que a ponte sul esta funcionando ou não. Me desculpe pela sinceridade e como eu falei não tenho intenção nenhuma em desmerecer sua dica, só gostaria de deixar claro que isso é uma medição de um determinado ponto de saída da ponte sul e não um ponto que diz que a ponte sul esta funcionando ou não. Abraços.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia,

 

Concordo com vc. que quando esta funcionando o PCIRST, não significa que alguma outra parte da ponte sul não esteja danificada, visto que é um componente com várias funções, mas uma coisa é FATO se o PCIRST não tiver tensão e o ICH8 estiver sendo alimentado, então ele está danificado ( ou com solda fria ). Como é um teste simples e muito fácil.. a dica é bem servida.

 

Quanto ser uma dica dada pelo Cláudio em seus cursos, isso não vem ao caso, pois não importa de onde aprendemos o importante no forum é repassarmos. Acho que TODO mundo aprendeu com alguem, seja em curso ou em pesquisas. Isso não da direito autoral da dica.

 

Ps. Claro que com nossos próprios estudos acabamos deduzindo muita coisa sozinho.. mas muito muito muuuuuito aprendizado tem que ser passado e repassado de pessoas a pessoas.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre, concordo com você que não importa de quem veio a informação, mesmo porque ninguém nasce sabendo e tudo na vida vamos aprendendo, e esse aprendizado geralmente é através de outras pessoas, não vejo problema que sua dica veio do Claudio ou de quem quer seja, e também não estou desmerecendo sua dica, muito bacana de sua parte querer compartilhar o que você aprendeu com as outras pessoas, só quis deixar claro que este teste não garante que o ponte sul esta ruim ou bom, apenas é um ponto a ser medido, porque quando eu recebi essa informação, no primeiro momento pensei, nossa como ficou fácil resolver problemas quando é a ponte sul, é só medir no pino 22 e já irei saber se esta funcionando ou não, acontece que na pratica não foi o que aconteceu e depois de analisar realmente a fundo o funcionamento do componente e apanhar na prática percebi que não era simples assim, e até questionei o professor Claudio, pois da maneira que ele colocou inclusive em seu E-book, ficou como sendo uma regra. Mas parabéns pela dica e que ela ajude muita gente, estamos aqui para nos ajudarmos. Um grande Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mauricio Ressuti, estou plenamente de acordo com você em que esta é uma dica que tem as suas exceções, acredito que o colega apontou ao PCI Reset por ser um ponto um tanto avançado na sequencia de start do integrado e pela grande facilidade de medir, digamos que se a placa não apresenta PCIRST#, PLTRST# é bom olhar logo para o ICH, mas se ela apresenta o dito sinal ainda assim pode ser necessário verificar novamente o integrado já que o mesmo funciona por setores e um setor pode estar bom enquanto outro pode estar ruim.

 

Tive a feliz oportunidade de ter contato com o estimado colega/professor Claudio Silva, ao qual lembro de ter comentado este fato dos componentes estarem divididos em setores e que isto poderia levar a um funcionamento parcial do mesmo e na ocasião lembro de termos compartido o mesmo pensamento, se não me engano o componente em questão foi o CPU, talvez algum detalhe haja sido mal interpretado na conversa de vocês, quando falamos de um componente com quase Mil páginas de datasheet é normal isso

 

Entendo que é difícil explicar o funcionamento de um componente destes com um simples post, mas no Eletrônicabr temos vários projetos em andamento para poder repassar aos nossos colegas estas informações da melhor forma possível e ficaria muito feliz se pudesse participar conosco. Para mais detalhes comunique-se comigo, estamos contando com a sua participação  8)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Mauricio Ressuti, é somente 01 ponto a ser facilmente analisado dentre muitos. Quantas foram as vezes que tinha 3,3 no pino 22 e mesmo assim era feito o ICH8 para corrigir outro problema. E levando em conta a atualidade, ICH8 já era, a tradução do defeito é ter sorte de haver esquema elétrico da placa mãe e analisar.

 

Mesmo assim fica com certeza a dica muito bem lembrada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão do PLT_RST é a seguinte, não tendo essa tensão no pino 22, não significa exatamente que é a PS ruim. Pois vem muita coisa antes disso, como o Mauricio citou. Alimentação, clock, dados ... Mas é um teste a mais a se fazer e ja dá para tirar um cego no meio do tiroteio  :))  . Mas de qualquer forma, parabéns pela vontade de ajudar !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão do PLT_RST é a seguinte, não tendo essa tensão no pino 22, não significa exatamente que é a PS ruim. Pois vem muita coisa antes disso, como o Mauricio citou. Alimentação, clock, dados ... Mas é um teste a mais a se fazer e ja dá para tirar um cego no meio do tiroteio  :))  . Mas de qualquer forma, parabéns pela vontade de ajudar !!!

 

Acho que é meio ao contrario, se o aparelho liga e não tem a tensão de PLTRST# a melhor opção é começar vendo o ICH, já se o aparelho liga e tem PLTRST# ainda pode haver a possibilidade de ter algum problema no ICH.

 

e ficou tudo bem claro, se tratando de ponte sul ou norte tem muitos setores que compromete mais foi otimo a intensao e os esclarecimentos dos demais colegas tambem todo mundo ai merece joinhas! !!!

 

E cadê os j+???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola amigos, antes de mais um grande abraço ao amigo Mauricio Ressutti e deixem-me esclarecer, porque vejo alguma confusão no assunto, e visto terem ouvido de mim penso que tenho a responsabilidade em esclarecer.

 

A medição do PCI_RST tal como o nome indica, é o sinal do RST do Hardware que neste caso será o ICH, a ausência deste sinal indica a falha do ICH no seu todo e não parcial, o mesmo acontece com o GMCH no pino H_RST que indica a falha geral do CI e não parcial e com o S/IO, tal como devem saber no caso do S/IO verificamos o CLK, Alimentação e o RST.

 

A falta do sinal PCI_RST indica que o nucleo do ICH não está a funcionar, se o nucleo não funciona (PM e GPIO) como é óbvio o ICH não vai funcionar.

Agora digamos que o circuito das USB não estão a funcionar, mas o circuito Sata funciona, então iremos ter o sinal PCI_RST porque o ICH está a funcionar, apenas teremos de ver o que está errado com o circuito das USB.

 

Quando o ICH está com solda fria, não significa que o ICH está com defeito apenas que não está em conexão com a placa e isso não é indicio do ICH com defeito, porque o ICH está bom apenas não está em contacto com a placa, vejamos o exemplo:

 

Suponhamos que temos um MOSFET, e o MOSFET não está ligado a placa, isso significa que o MOSFET está com defeito?

É claro que não, apenas não está soldado na placa, mas se medirmos o MOSFET ele vai indicar que está a funcionar. Mas porque é que o circuito não funciona?

Porque os pinos não estão soldados na placa

 

O teste do ICH é para demonstrar que o ICH está a funcionar no seu todo e não parcial o que vai originar a falta de imagem, porque não vai gerar o PWRGOOD a ser levado ao CPU que ao começar a funcionar vai habilitar o CLK.

Agora em relação aos defeitos parciais, devemos sempre levar em conta os circuitos responsaveis. Assim como a analise do esquema e saber as diferenças das placas, este teste é valido para as placas INTEL.

 

Peço desculpa aos meus alunos se não me soube explicar na altura.

 

Um abraço a todos e qualquer duvida estou aqui para ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Amigo Claudio Silva, um grande abraço para ti também, em momento nenhum quis denegrir o seu nome ou imagem aqui no fórum perante aos amigos, mesmo porque estou fazendo questão de responder e deixar claro que ADMIRO você como profissional e apesar de não o conhecer pessoalmente, você sempre foi muito atencioso e prestativo. O seu curso é muito bom, e sua didática melhor ainda, você tem o meu respeito e admiração, esta questão que foi colocada da ponte sul eu creio que você deva até lembrar que conversamos a respeito, e como o amigo infosquad disse, um componente que tem um datasheet com mais de 1000 paginas é muito complexo e certamente abre lugar pra positivamente discutirmos suas particularidades.

 

Infosquad, é uma honra ser convidado a participar dos projetos do fórum por um membro tão prestigiado como você, estou a disposição no que eu puder colaborar e contribuir, não sei tudo sobre o assunto, mas acho que o pouco que sei será um prazer compartilhar com o grupo, eu adicionei você no skipe, quando puder podemos conversar e acertas os detalhes. Um grande abraço. Mauricio Ressuti

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...