Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Equipamentos para manutençao de placa mae!

Avalie este tópico:


paulolinder

Posts em destaque

Acabei seguindo o conselho do companheiro frankfox e adquiri uma cuba de ultrassom. Li a postagem de outro membro aqui do fórum que o mesmo usa a cuba de ultrassom para limpeza de memórias. Alias investi bastante este mês, resolvi equipar meu laboratório de uma vez, adquiri um novo multímetro, a cuba de ultrassom, uma fonte de 30v x 5a uma micro parafusadeira da Usina Info (muito boa por sinal) e um organizador da Vonder com 30 gavetas, reformulei minha bancada, com nova iluminação e etc. Estação infrared, estação de solda, estação de ar quente, soprador, etc eu já tinha. Só faltou o osciloscópio que por enquanto não deu. Já me endividei todo kkkkk! Pior que é sério, mas pelo menos estou com meu laboratório quase completo (sempre falta uma coizinha ou outra) mas vamos dizer completo. Já senti a diferença esses dias,pois, tendo as ferramentas certas na hora que se precisa, é outra coisa. Trabalhava normalmente sem alguns itens, mas temos que melhorar cada vez mais. Agradeço ao fórum que me estimulou bastante com os depoimentos dos companheiros. Estou durango kid, minha mulher quase me matou, mas foi um bom investimento e espero recuperar logo. Estou tomando as providências quanto a eletricidade estática, fiz um aterramento, estou procurando usar as luvas antiestática e recomendo esse cuidado, pois, já li muita coisa na net sobre isso, de profissionais sérios e a coisa é séria, apesar de ouvir muita gente dizer "isso é besteira".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigos.Gostaria de perguntar ao frankfox que disse usar cuba de ultra som para limpeza de memórias,  o que usar, aqueles detergentes para ultra som, álcool isopropílico, o que é melhor? Comprei a cuba e fiz um teste com uma memória velha usando somente água, até mesmo para testar a cuba, e ficou muito bom. Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Eu uso esse material que fui comprando devagar atraves dos consertos que fiz,vou consertando e investindo em ferramentas.

 

-Lupas

-Microscopio digital

-Estação de ar quente

-Ferro de solda

-Fonte de alimentação 0 a 30v 5a

-Pinças anti-estaticas

-Espatulas

-Alcool álcool isopropílico

-Solda

-Solda em pasta

-Solda fininha

-Malha desoldora

-Fluxo de solda

-Escova e pinceis anti-staticos

-Multimetro digital

-Multimetro Analógico

-Capacimetro digital

-Gravador de bios TL866cs

-Fitas de alumio

-Chaves muitas

-Manta anti-statica

-Pulseira anti-statica

-Luvas anti-statica

-sucatas

-Constumo támbem comprar componentes no exterior

para reposição.

-Possuo um frequencimetro e

um ociloscópio,e pretendo comprar uma estação

de bga támbem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muto boas as dicas. Também estou começando, tenho algumas ferramentas já, mas ainda falta gravador de eepron, fonte assimetrica e osciloscópio

 

ok, então para facilitar a sua vida, vou poupar-lhe tempo e aconselhar os modelos a comprar:

 

- gravador de eeprom: tl866;

- fonte assimétrica: uma de 30v/5A; na minha opinião qualquer uma serve, pq elas são quase todas iguais, mas se quiser opinião de modelos, procure em "ferramentas";

- osciloscópio: keysight dso1072b

 

abraço

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muto boas as dicas. Também estou começando, tenho algumas ferramentas já, mas ainda falta gravador de eepron, fonte assimetrica e osciloscópio

 

ok, então para facilitar a sua vida, vou poupar-lhe tempo e aconselhar os modelos a comprar:

 

- gravador de eeprom: tl866;

- fonte assimétrica: uma de 30v/5A; na minha opinião qualquer uma serve, pq elas são quase todas iguais, mas se quiser opinião de modelos, procure em "ferramentas";

- osciloscópio: keysight dso1072b

 

abraço

 

 

Dicas anotadas e Joinha para vocÊ :)

 

O tl866 está no gatilho, a fonte de bancada talvez vou fazer uma fumegation, por enquanto e o osciloscópio... rsrs 1500 dilmas..... vai ficar para a próxima rodada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Eu comecei a montar minha bancada recente,mas algumas coisas aconselho a ter:

 

Fluxo Solda(Tenho amteck) essencial para ressolda de chip sem deixar torrar o mesmo na placa.

Solda em pasta.

Solda 0.3mm(ideal para soldar smds)

pinças(muitas , no aliexpress tem o kit por 15.00reais)

fonte assimetrica

Estação de ar quente

Estação de solda regulavel(pode no inicio ser uma solda de 60w)

Iluminação

Gravador eprom(aliexpress paguei tl866cs 120,00 reias)

soquete das tl866

chaves fenda

lupa 800x(62,00 no aliexpress)

fita kapton(fita adesiva para oriteger cabos na montagem)

fita aluminio(pra não mandar os smd todos pro chão ao ressoldar)

memoria ddr2 e ddr3

malha dessoldadora

pasta termica PRATA(nao usar a branca em notebook)

multimetro digital(medir mais tensão/resistor/temperatura/)

multimetro analogico(medir com maior certez capacitores/mosfets diodos)

SUCATA(muito importante,sem ela fica muito dificil)(hoje tenho umas 25 placas que uso pra estudo)

as sucatas comprei a 7.00 reais cada nas lojas de informatica de bairro,eles nao sabe nada de eletronica e acaba jogando as placas.

 

Joinha .

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Moderador Global

@jowisk, olha esse tópico, mas não se assuste...rsrs

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alex, sei que a resposta deve estar no tópico de osciloscopios, mas acho que ajuda a complementar o tópico.

 

Porque este osciloscopio em si ? Tem alguma vantagem além do preco em conta ?

 

Aqui na Argentina pelo menos eu vi osciloscopios bem mais em conta, como por exemplo um siglent de 100Mhz e 1GS/s.

 

Para nao fugir tanto do assunto, recomendo dar uma bastante prioridade a uma boa maquina de BGA, é um trabalho que apaece muito e ajuda a juntar um dinheiro para futuros investimentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@infosquad, eu aconselho esse modelo, keysight dso1072b, a quem vive no Brasil e pretende comprar localmente porque a farnell vende-o a bom preço, com garantia de 3 anos. como no Brasil importar está complicado, devido ao doleta e impostos, acho que é uma boa compra. neste momento, o preço favorece-o, mas serão de ter em conta os modelos tektronix também vendidos no Brasil, acho que são as melhores opções no momento.

 

a quem não se aplicar isso, continuo a aconselhar os modelos: rigol 1054z (com hack); siglent 1102cnl/cml ou ainda os hantek (com hack).

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei que o topico é ferramentas para placa mãe, mas aconselho além das ferramenta mencionadas pelos colegas, quem tiver interesse em ter:

 

- Resina acrilica (encontrada nas lojas de dental)

 

Aprender a trabalhar com ela pois muitos notebooks apresentam quebra no suporte do parafuso da dobradiça que prende a tela a carcaça e outras partes de fixação.

Tem um custo barato, o reparo é rapido e normalmente quem faz cobra caro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...