Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Técnica para soldar as esferas com stencil de calor direto!!!

Avalie este tópico:

gabrielnote

Posts em destaque

bem é bem simples

uso uma honton  ht r390

uso os stencil de aquecimento direto. coloco uma chapa de metal apoiada nos parafusos que ajudam a apoiar a placa para não envergar, em cima do aquecedor de baixo. A chapinha  de metal que estou usando peguei de um CDRom aquela que fica no fundo dele pois é bem alinhada e da pra apoiar bem o chip. Então faço todo o procedimento de colocar as esferas normal e coloco o chip com as esferas e stencil na chapa de metal com as esferas viradas para o top heater. Faço a regulagem de altura dos heater (Top e Lower) como fosse uma placa mae comun e ligo a maquina deixando aquecer ate 210 graus.

espero ter ajudado.

E com essa chapinha de metal em cima do soprador inferior não esquenta muito o DIE do bga? estou com uma r490 aqui e to pensando em usar esse sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito interessante essa sua técnica!

Tenho uma R392 aqui e vou testar... só achei um tanto alta a temperatura que vc deixa chegar para lead-free... vc monitora com um thermopar ou vai no controle da honton ou por steps.

Pois na minha para soltar lead-free deixo chegar até uns 30 segundos do step 7 e no thermopar vai mostar 225º subindo um pouco aí interrompo o processo. Para leaded não passa do incio do step 6.

Mas vlw por descrever! Aplaudido!  ;)

Link para o comentário

Muito interessante essa sua técnica!

Tenho uma R392 aqui e vou testar... só achei um tanto alta a temperatura que vc deixa chegar para lead-free... vc monitora com um thermopar ou vai no controle da honton ou por steps.

Pois na minha para soltar lead-free deixo chegar até uns 30 segundos do step 7 e no thermopar vai mostar 225º subindo um pouco aí interrompo o processo. Para leaded não passa do incio do step 6.

Mas vlw por descrever! Aplaudido!  ;)

[/quote

Link para o comentário

não utilizo termopar externo. sei que tem uma diferença  de + ou - 10 graus de precisão os termopares embutidos da honton por isso deixo uma margem.

acho que  se medir com termopar externo o chip deve ficar em torno de 200 graus. o que não é  suficiente para queima-lo.

mais acho que para solda lead-free devera aumentar a temp para 230, pois so uso com chumbo (leaded).

PS não tenho tido problemas com essa temperatura (210) pois os chip foram fabricados para solda leadfree que recebem temps maiores que 210º. nenhum tipo de bolha, empenamento, mesmo nos mais sensiveis como os Mcps.

Link para o comentário

editei esse perfil simples que utilizo nesta operação para evitar ter que ficar esperando a maquina chegar no ponto pra desligar.

tem 2 steps  o step 1 é de aquecimento e o step 2 de resfriamento pra evitar a queda brusca de temp no chip.

step 1 com aquecimento de 1º por segundo e step 2 com resfriamento de 1,5º por segundo.

R1=1.00

L1=210

D1=30

R2=1.50

L2=150

D2=1

R3=END

Vlw

Link para o comentário

uso a vazão 6 deixo os sopradores bem perto do chip e da chapa como se fosse retirar ou colocar o chip. acho que cerca de 2 cm da chapa em baixo e 0,5 do chip em cima. a chapa que uso não é muito grande e bem fina , pois não pode dissipar muito o calor. uso a mesma config para os 2 sopradores.

espero ter ajudado.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

se a tua sala for refrigerada pode fazer alguma diferença. tenta aumentar a temperatura em 10 ou 15 graus que mesmo assim não vai estragar o chip. pois 225 é o que uso pra soldar na placa  o chip com soldas com chumbo.

procura colocar o soprador de cima bem perto do chip.

da um retorno que tenho certeza  vc vai conseguir.

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...