Postado 15 de Outubro de 2020 5 anos Pessoal, estou com esse notebook que liga mas não dá imagem, já troquei a memória e o processador. Fui fazer alguns teste e ví que está sem tensão no vcore, e que nenhum dos gates dos mosfet's tem tensão nem comunicação com o pwm. Também já regravei a Bios, então creio que o problema esteja no pwm, mas não tenho nenhum aqui equivalente para trocar e não queria comprar um sem ter uma confiança maior. Alguém pode me dar uma opinião se pode ser alguma outra coisa ou que o mais provavel seja o pwm. Agradeço.
Postado 15 de Outubro de 2020 5 anos 29 minutos atrás, uTiBruno disse: Pessoal, estou com esse notebook que liga mas não dá imagem, já troquei a memória e o processador. Fui fazer alguns teste e ví que está sem tensão no vcore, e que nenhum dos gates dos mosfet's tem tensão nem comunicação com o pwm. Também já regravei a Bios, então creio que o problema esteja no pwm, mas não tenho nenhum aqui equivalente para trocar e não queria comprar um sem ter uma confiança maior. Alguém pode me dar uma opinião se pode ser alguma outra coisa ou que o mais provavel seja o pwm. Agradeço. Boa noite! Ja verificou as tensoes de 3 e 5v? Ja verificou as tensoes nas memoria? A memoria é DDR3? viu se ela nao tem a variaçao pra L? O chip da bios está bom? tem outro pra por no lugaR?
Postado 15 de Outubro de 2020 5 anos Autor 17 minutos atrás, Allan Cordeiro disse: Boa noite! Ja verificou as tensoes de 3 e 5v? Ja verificou as tensoes nas memoria? A memoria é DDR3? viu se ela nao tem a variaçao pra L? O chip da bios está bom? tem outro pra por no lugaR? Boa noite amigo Tensões de 3 e 5 estão normais Tensão da memoria também normal 1.5V A memória é DDR3, não sei o que quer dizer essa variação para L Acredito que o chip está bom, testei no osciloscópio e tenho comunicação e tensões nele
Postado 15 de Outubro de 2020 5 anos @uTiBruno espero poder ajudar: A parte de controle de vídeo é feita pela ponte norte, nesse caso uma GM45. O teu PWM de VCore é um ISL6262A, primeiro passo é verificar se há alimentação dele. Terminal 22 VCC deve ter +5VPCU Terminal 20 VIN deve ter 19V Terminal 48 3V3 deve ter +3V Outro terminal crucial é a habilitação do pwm. Terminal 44 VR_ON. Você já chegou a fazer a aferição desses pontos ? - Adendos importante: quando o amigo de cima sinalizou sobre a variação de memória, é relacionado aos 2 tipos de RAM DDR3 existentes: um pente de memória RAM que tem escrito PC3 é alimentado por 1.5V. Já um pente de memória que tem escrito PC3L é DDR3, TAMBÉM, contudo é alimentado por uma tensão de 1.35V. Ambas são RAM ddr3, no entanto trabalham com alimentações diferentes. Editado: 15 de Outubro de 2020 5 anos por Borges Adriely
Postado 15 de Outubro de 2020 5 anos Autor 8 horas atrás, Borges Adriely disse: @uTiBruno espero poder ajudar: A parte de controle de vídeo é feita pela ponte norte, nesse caso uma GM45. O teu PWM de VCore é um ISL6262A, primeiro passo é verificar se há alimentação dele. Terminal 22 VCC deve ter +5VPCU Terminal 20 VIN deve ter 19V Terminal 48 3V3 deve ter +3V Outro terminal crucial é a habilitação do pwm. Terminal 44 VR_ON. Você já chegou a fazer a aferição desses pontos ? - Adendos importante: quando o amigo de cima sinalizou sobre a variação de memória, é relacionado aos 2 tipos de RAM DDR3 existentes: um pente de memória RAM que tem escrito PC3 é alimentado por 1.5V. Já um pente de memória que tem escrito PC3L é DDR3, TAMBÉM, contudo é alimentado por uma tensão de 1.35V. Ambas são RAM ddr3, no entanto trabalham com alimentações diferentes. Terminais 22, 20, 48 e 44 estão alimentados normalmente. Outra observação: Os mosfets de baixa estão com os gates alimentados com 5V e tem comunicação com o pwm, já os de alta não tem alimentação mas com o osciloscópio é possível visualizar alguns pulsos. A memoria é DDR3 PC3, 1.5V O Terminal 47 CLK_EN# quando a placa está ligada ele apresenta 3.3V, sendo que ele é um sinal reverso, não sei se é normal Editado: 15 de Outubro de 2020 5 anos por uTiBruno
Postado 15 de Outubro de 2020 5 anos 52 minutos atrás, uTiBruno disse: Terminais 22, 20, 48 e 44 estão alimentados normalmente. Outra observação: Os mosfets de baixa estão com os gates alimentados com 5V e tem comunicação com o pwm, já os de alta não tem alimentação mas com o osciloscópio é possível visualizar alguns pulsos. A memoria é DDR3 PC3, 1.5V - conferiu se tem curto na linha +VCORE? - verifique tensão pinos 26 e 36 pu1
Postado 15 de Outubro de 2020 5 anos antes de mexer no circuito vcore seria bom vc baixar a bios diretamente do site da hp extrair aquele arquivo de 1 mb com o modelo exato da sua maquina exemplos g42 220br etc ja peguei varios dessa linha que com arquivos aqui do forum nao deu video so com baixados do fabricante boa sorte
Postado 15 de Outubro de 2020 5 anos Autor 5 horas atrás, vado disse: - conferiu se tem curto na linha +VCORE? - verifique tensão pinos 26 e 36 pu1 Sem curto no VCORE. Pino 26 e 36 alimentados com 4.85V
Postado 15 de Outubro de 2020 5 anos Autor 5 horas atrás, claudio cortez disse: antes de mexer no circuito vcore seria bom vc baixar a bios diretamente do site da hp extrair aquele arquivo de 1 mb com o modelo exato da sua maquina exemplos g42 220br etc ja peguei varios dessa linha que com arquivos aqui do forum nao deu video so com baixados do fabricante boa sorte Infelizmente o site da HP não dá suporte para esse modelo, nem para bios nem para drivers
Postado 15 de Outubro de 2020 5 anos Autor @claudio cortez Acabei de regravar com mais uma bios, mesmo sintoma
Postado 15 de Outubro de 2020 5 anos Autor Acabei de constatar que o pino 32: LGATE1 está em curto com o terra, já removi o mosfet mas não é nele o curto, é no PWM, inclusive essa primeira fase está com os 2 mosfets com mal funcionamento, o de alta está com fulga e o de baixa não está chaveando.
Postado 15 de Outubro de 2020 5 anos 8 minutos atrás, uTiBruno disse: @claudio cortez Acabei de regravar com mais uma bios, mesmo sintoma verifique essas tensões: - PL2 - pino 5 PU8 - PL7
Postado 16 de Outubro de 2020 5 anos Autor 7 horas atrás, vado disse: verifique essas tensões: - PL2 - pino 5 PU8 - PL7 Todas normais
Postado 16 de Outubro de 2020 5 anos Autor Fui fazer uma resolda no PWM e acabei ocasionando um curto no VIN dele, infelizmente. Fiz o pedido de outro, estou aguardando, se ele for mesmo o problema da ausência do VCORE assim que chegar eu descubro. Mas estou aberto a mais sugestões
Postado 16 de Outubro de 2020 5 anos a bios que vc regravou foi do site da hp com extraçao do arquivo de bin de1 mb
Postado 16 de Outubro de 2020 5 anos Autor 2 horas atrás, claudio cortez disse: a bios que vc regravou foi do site da hp com extraçao do arquivo de bin de1 mb Não, a BIOS do site da HP é um executável(.exe). Tentei extrair a BIOS mas não consegui.
Postado 16 de Outubro de 2020 5 anos Autor 5 horas atrás, claudio cortez disse: so extrair com wirar Eu fiz isso mesmo, mas ao extrair não encontrei nenhum arquivo .Bin ou .rom
Postado 16 de Outubro de 2020 5 anos Autor Mas visto os fatos, vocês acreditam que pode ser o PWM? Já que ele está sendo alimentado e recebendo os sinais.
Postado 19 de Outubro de 2020 5 anos Em 16/10/2020 às 18:33, uTiBruno disse: Mas visto os fatos, vocês acreditam que pode ser o PWM? Já que ele está sendo alimentado e recebendo os sinais. pode ser ele sim, antes faça o seguinte: - troque os mosfets, eles podem tá em fuga - meça os componentes em volta - troque o processador (se for de soquete)
Postado 19 de Outubro de 2020 5 anos Autor 2 horas atrás, vado disse: pode ser ele sim, antes faça o seguinte: - troque os mosfets, eles podem tá em fuga - meça os componentes em volta - troque o processador (se for de soquete) O processador eu já troquei mas nada, o mesmo é alimentado por 2 fases e os dois mosfets de uma das fases estavam com problema, um em fuga e outro não chaveava. Isolei essa fase mas o problema persistiu
Postado 19 de Outubro de 2020 5 anos 48 minutos atrás, uTiBruno disse: O processador eu já troquei mas nada, o mesmo é alimentado por 2 fases e os dois mosfets de uma das fases estavam com problema, um em fuga e outro não chaveava. Isolei essa fase mas o problema persistiu Veja se tem alguma peça ao redor do PWM com problema, se não tiver faça troca dele pra tirar dúvida.
Postado 19 de Outubro de 2020 5 anos Autor 3 horas atrás, vado disse: Veja se tem alguma peça ao redor do PWM com problema, se não tiver faça troca dele pra tirar dúvida. Antes tinha um capacitor em curto numa linha de alimentação de 5V do pwm, eu troquei e o pwm voltou a ser alimentado, mas mesmo assim sem emitir os pulsos
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.