Jump to content

dúvida Regular potencia motor AC


 Share

Recommended Posts

22 minutos atrás, Allan Romanato disse:

Um potenciômetro ja resolveria?? Tipo os que tem nos ventiladores de teto.?

Se o potenciômetro a que você se refere é o módulo de controle de velocidade para ventiladores como o da foto abaixo, deve resolver. Só é preciso tomar cuidado para que a potência do motor não seja maior do que a potência suportada pelo módulo de controle.

 

 


image.png.09239618ca148c5b6c541eabc8bff381.png

 

Link to comment
Share on other sites

@Allan Romanato tem a placa do motor ?  se tiver tira foto e mostra pra gente ve o modelo do motor

Dependendo do motor de CA, é impossível diminuir a velocidade somente diminuindo a tensão de alimentação, isso poderia acarretar num aumento de corrente podendo  ate danificar o motor.

Então tem que ver que tipo de motor que é antes de pensar em usar um potenciômetro.

 @ohm no caso um dimmer para motores AC se usa quando eles tem na sua elétrica um sistema PWM, onde ele muda a FREQUENCIA e não a tensão, sendo assim ele acaba funcionando como um inversor. potenciômetro para motor AC é tragedia na certa.  como o colega mencionou acima 

 

Edited by Harvorax
Link to comment
Share on other sites

so com inversor amigo, se for por pwm onde ele modula a tensão ja vai estragar seu motor, isso se ele for AC.

Caso vc coloque um potenciômetro vc vai reduzir a tensão e seu motor vai manda a corrente pro espaço, pode ate reduzir na hora mas.... vai estragar.

para esses casos seria melhor motor CC ou para motores AC podendo variar quantidade de polos ligados.

ou seja mais barato um CC.

Link to comment
Share on other sites

Alguns ventiladores tem capacitores de 3 fios onde a forma que vc liga eles no motor muda a velocidade do motor devido a capacitância que é aplicada a corrente alternada dessa forma melhorando ou piorando a eficiência mas esses motores sao projetados para isso e o torque que eles precisa para funcionar é baixo ou seja trabalho baixo. Quando se fala em por carga num motor e fazer isso acredito eu que a conversa muda. pois esses capacitores para instalação de ventilador de teto são padronizados.

por isso eu te perguntei o modelo do motor do seu equipamento, mas seu equipamento é um produto nê sendo assim fica difícil falar oq realmente se pode fazer com esse motor.

Pois dentro dessa caixa vc as vezes pode ate ter um motor CC onde realmente mudando a tensão vai mudar a velocidade, ou vc pode ter um AC.

quando eu te pedi a placa do motor eu estava esperando algo assim hehehehe

801929365_Capturadetelade2021-01-0120-50-33.png.bc0586d24e47442db73517a576a18e16.png

Desculpe se n pude tirar suas duvidas, mas é sempre possivel se dar um jeitinho conhecendo o motor que vc tem ai.

Link to comment
Share on other sites

Esse motor é usado para circulação de água em aquários e, segundo o fabricante, a potência dele varia entre 8 e 26 W dependendo do modelo. Pelo tipo de aplicação e o tamanho do motor não acredito que seja possível alterar muito a velocidade de rotação do mesmo sem que ele perca torque e pare de girar, o que faria a corrente subir e acabaria queimando o motor. 
Os motores de ventiladores tem características construtivas (tanto elétricas quanto mecânicas) bem diferentes desse que você mostrou, o que permite fazer de forma mais simples não só o controle de velocidade como a inversão do sentido de rotação.
Se interessar abaixo segue o link do fabricante do seu motor mas, como é comum em vários fabricantes chineses, não espere muitas informações.

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.

Link to comment
Share on other sites

Buenas,

 

é quase certo que esse motor seja síncrono de estator simples (uma única bobina enrolada num núcleo em forma de 'C'), como os motores das bombas de drenagem das máquinas de lavar e das bombinhas de aquário de médio porte (as muito pequenas não tem um motor propriamente dito e as muito grandes usam motor de indução).

 

Tem umas formas bem fáceis de confirmar se esse motor é assim:

 

- Gire o rotor delicadamente com a mão. Se sentir uma certa resistência elástica e ele parecer que gira em 'passos', além de só parar em duas posições (se tentar girar um quarto de volta e ao soltar ele voltar para a posição inicial ou completar meia volta sozinho) é síncrono de estator simples.

 

 - Dê uma girada rápida no rotor com a mão. Feche um curto no plugue da tomada e gire de novo. Se na segunda tentativa o eixo ficou bem mais difícil de girar, é síncrono. 

 

 - Ligue fora do aquário, e tente parar o rotor com os dedos.. se ele simplesmente inverter o sentido ou ficar indo e vindo em ambos os sentidos até você soltar, realmente o motor é síncrono.

 

 Procurei mais informação sobre esses fazedores de ondas e achei uns anúncios e vídeos no Youtube. Embora aparentemente não tenha como ter acesso ao estator sem destruí-lo, o 'miolo' é facilmente substituível, tanto que se acha ele avulso:

image.png.9fef32c05a8f9d24b687f9c89715104d.png

image.png.8f970297219ccbebd69f0f90df51106f.png

Se for fácil de removê-lo (analisando com o olhômetro, não precisa tirar parafusos, só soltar uns encaixes), tire ele fora e encoste uma moeda na parte preta.. se grudar, acabou de confirmar que aquilo é um imã e o motor é definitivamente síncrono.

 

Se for síncrono, sorry.. não tem como mudar a velocidade sem mudar a frequência: Esse tipo de motor tem a velocidade totalmente dependente da frequência.. se tentar diminuir a rotação dificultando o movimento ele simplesmente inverte o sentido, como acontece com aqueles motores que giram o prato nos fornos de microondas. Se tentar variar diminuindo a potência, não tem meio termo: Ou ele fica com o eixo tremendo, ou gira com rotação total. Em aplicações assim esse tipo de comportamento é até desejável: Se um objeto como uma moeda (no caso da máquina de lavar) ou um peixe azarado (no caso do fazedor de ondas) ficar preso ha hélice, ela não vai ficar segurando o que estiver preso até torrar as bobinas do estator (ou transformar o peixe em sushi), simplesmente vai ficar oscilando pra lá e pra cá, fazendo o que estiver preso se soltar. 

 

Se o motivo de você querer diminuir a rotação for o fato de ele ser potente demais e em vez de simplesmente fazer ondas estiver provocando um tsunami no seu aquário, tem uma solução bem menos tecnológica para diminuir a vazão de água sem mexer na rotação do motor: Basta pegar uma tesoura e dar uma 'aparada' nas lâminas das hélices, ou simplesmente cortar uma delas fora. 

Edited by zazulak
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...