Jump to content
Mix-Info

devolvido Asus P7H55BR Cpu over Voltage Error

Rate this topic

Recommended Posts

Posted (edited)

Cliente tinha uma fonte ATX comum e trocou por fonte real GameMax GM500w para melhor performance.

Após 1 mês de uso o computador começou apresentar problemas nas entradas usb e telas azul no Sistema Operacional (Windows10).

Ao analisar a placa, percebi que as vezes ligava e não apresentava vídeo ou ligava o cooler girava e desligava, mas tinha hora que ligava normal.

Fui logo fazer o teste em todas as tensões da fonte, fio roxo, vermelho ...ok porém ao testar os 12v do amarelo, estava dando 8.5 v /9.5v .

Logo coloquei uma fonte atx nova e atualizei o bios, liguei funcionou normal, mas a placa onboard de rede queimou , coloquei uma pci slot comum não funcionau e tentei como uma mini-pci tb não funcionou , tive que colocar um adaptador usb Wilreless pra acessar internet, porém ao ligar apresenta msg Cpu fan error, e Cpu over Voltage Error, e ao conferir o bios as voltagens estão alteradas conforme a imagem, gostaria de saber qual componente posso trocar pra resolver este defeito, e se tem solução.

Bios asus.jpeg

Edited by Mix-Info
Cliente Levou com defeito , usando adaptador wifi mesmo, não quis esperar

Share this post


Link to post
Share on other sites

ja tentou resetar a bios? Talvez a bios esteja com uma configuração errada fazendo com que a placa pci não funcione e as tensões fiquem alteradas

Share this post


Link to post
Share on other sites
Posted (edited)

Olá. Em relação a este erro, você deve começar vendo o cliente quantos dispositivos usb ou que carga ele colocou no usb na frente e atrás para causar problemas. Mas depois de ser consertado, ele voltará com uma reclamação de mal consertado e é o cliente que interrompe o circuito. verifique se há 5 volts nos pinos de alimentação USB. como neste caso há uma tensão mais alta que o chipset está lendo uma tensão de detecção que não está correta e dá esse erro. Em relação ao ventilador-cooler e seu erro talvez o c.i. associado está com defeito, mas também se analisarmos que o cliente mudou a fonte - suponha que estava em bom estado - e após 1 mês há problemas, estes podem vir de uma rede que um dia de tempestade elétrica recebeu uma descarga e portanto há sem rede. quem administra essa porta? Pois então se conectarmos a porta usb com problemas + rede com problemas, talvez você tenha que controlar o SIO e também o chipset já que existe uma troca de dados entre eles e eles também passam pelo bios. Então preste atenção se o chipset superaquecer, se o SIO esquentar porque lá a origem está no dano do painel da rede, e se não houve fator climático que quebre a rede então algum C.I. está em apuros.

Em relação ao SIO, há um pino sensor que passa por uma resistência ou vários resistores que podem ter sido colocados fora do valor ou está aberto e aí está o erro de sobretensão da CPU. se você baixar a folha de dados desse C.I. e você analisar isso também pode tirar você das dúvidas.

pergunto: você trocou algum fusível de alguma porta usb? porque talvez você o substituiu por outro fusível, independentemente da letra nele. nem todos os problemas têm a mesma origem. nas placas, isso é pura medição, esquema e medida de quanto componente está na placa.

e ... por último, não devemos perder a fonte que agora está colocada. Com um testador de fonte de alimentação, os valores de cada conector podem ser bem avaliados. E se os valores da fonte forem alterados devido a um problema de sensado?  Também pode ter sido uma fonte com sobretensão que danificou algum C.I: e aí começa tudo. no meu caso, antes de trocar uma fonte, verifico o estado das resistências da placa-mãe e também verifico se as tensões fornecidas pela nova fonte não são intermitentes. Que coincidência que com as fontes a rede pare de rodar ... enfim, é preciso investir algum tempo. isso requer dedicação e não é uma receita dizer substituir tal componente.

O meu comentário é apenas para tentar dar-lhe uma orientação de quais podem ser as origens e o que o cliente não diz ... porque ele não sabe ou porque o esconde ;)

 

Edited by carloslicata

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá!

Sei que foi devolvido, mas você chegou a ver que as temperaturas na BIOS também estão incoerentes? Já estavam assim antes de regravar a BIOS? Caso não estivessem, recomendo verificar com bastante atenção o modelo da placa mãe, pois no título deste tópico consta P7H55BR e na tela da BIOS aparece P7H55-M BR. O modelo tem que ser exato, senão podem acontecer erros de interpretação dos sinais dos sensores.

E as tensões foram medidas nos conectores da fonte com um multímetro ou apenas confiou nas informações da BIOS?

Veja bem, todos os sinais de monitoração de hardware estão incoerentes. Se fosse real, o PC nem deveria ligar. Essa falha pode ser da BIOS ou da Super I/O.

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Similar Content

    • By Roberto275803
      Colegas,
       
      Estou com 2 maquinas desta com os mesmos sintomas, tem todas tensões em standby, quando liga a fonte assimetrica o consumo é de 19 mA e não dar sinal algum ao apertar o botão de partida. O consumo não se altera como se a placa não tivesse recebendo comando algum.
       
      Eu gostaria da ajuda dos colegas no sentido de regravar o EC desta placa usando o equipamento Svod3 . Eu já tentei de tudo, estou usando um flat de 30 pinos e passo 0.8 mm. Faça tudo correto nas duas placas, mas ao acionar o Read para ler o SIO ele sempre informa que não encontrou o ITE, não reconhecido. É um IT8995E - 128
       
      Alguem já conseguiu ler e regravar este SIO com o SVOD3 ? Tem algum video, alguma dica?
       
      Eu gostaria de fazer isto antes de mexer mais na placa.
    • By Jakers Binder
      Decoder não sai do boot.
      Já regravei a bios (tinha cópia original) e troquei o chip de bios tbm.
      Qualquer dica é bem vinda.
       

    • By joaowp
      peguei essa placa mãe para fazer uma limpeza, testei antes da limpeza ligou normal, depois de limpo ela só acende o led e não faz mais nada não liga


    • By Motta Álvaro
      Placa liga e não dá vídeo, mas tem todas as tensoes de referencia. Regravei a bios, sem sucesso.
      Detalhe: na debug card, o led do reset fica piscando.
       
      @egijr msm modelo da placa que vc matou a charada. Alguma luz?
    • By Betinhodaeletronica
      Microondas eletrolux mef30,não aparece display,as luzes da série acendem meio que indicando curto,mas n achei esse curto ainda,quais as tencoes necessárias que preciso verificar??

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...