Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Fonte ATX LW-6350

Avalie este tópico:


AltaVoltagem

Posts em destaque

Olá Amigosss... como estava apertado de grana, comprei um controlador voltagem dc580 FNIRSI. 

Vou usar ele em concomitante com uma fonte ATX.

 

Minhas dúvidas são:

 

1 - posso usar uma saida de 5v direto da fonte ATX para carregar telefone ou tenho que fazer alguns circuito? (Quero ligar os 5V numa saida USB 2.0 - se for possivel, fazer direto, tem como eu colocar alguma proteção para não ter risco de sobrecarregar o celular carregando)

 

2 - mesma situação da anterior, mas quero usar uma saida 9v para carregar Bateria... 

3 - Pergunta de principiante que sou -  A fonte tem saidade +12 e -12 , se eu juntar elas, ganharia 24V?

Pois esse dc580 FNIRSI, funciona até 32V e 5A, agora não sei se é somente GND/ +32v ou se pode ser nesse esquema de -12V/+12V = 24V

 

 

IMG_20210518_110128.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas, vamos lá.. respondendo uma de cada vez. 

 

1 hora atrás, AltaVoltagem disse:

1 - posso usar uma saida de 5v direto da fonte ATX para carregar telefone ou tenho que fazer alguns circuito? (Quero ligar os 5V numa saida USB 2.0 - se for possivel, fazer direto, tem como eu colocar alguma proteção para não ter risco de sobrecarregar o celular carregando)

Pode.. pode pegar os 5V stand by (fio roxo) e usar pra carregar dispositivos usb. 

 

1 hora atrás, AltaVoltagem disse:

2 - mesma situação da anterior, mas quero usar uma saida 9v para carregar Bateria... 

Pode colocar um regulador  - linear ou chaveado, depende da corrente - na saída de +12V. Mas, que espécie de bateria você carrega com 9v?

 

1 hora atrás, AltaVoltagem disse:

3 - Pergunta de principiante que sou -  A fonte tem saidade +12 e -12 , se eu juntar elas, ganharia 24V?

Pois esse dc580 FNIRSI, funciona até 32V e 5A, agora não sei se é somente GND/ +32v ou se pode ser nesse esquema de -12V/+12V = 24V

Se juntar as duas vai ter 24V sim, mas a corrente máxima será a da saída de menor corrente (-12V, que geralmente é dimensionada para no máximo 500mA). Se tentar puxar mais de meio ampere, vai dar merda. 

 

 

Tem como modificar a fonte para eliminar as outras saídas e concentrar toda a corrente na de +12V (que dá pra elevar até mais ou menos o dobro, ou conseguir até 40 ou 50V se fizer uma modificação  mais profunda. Mas pra isso é importante que a fonte tenha o integrado controlador pwm separado do supervisor. É o caso dessa daí, que o circuito de supervisão fica numa plaquinha auxiliar soldada na principal. 

  • Joinha 2
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zazulak vlw pelo e sua precisão ao responder minha duvias..... 🤘

 

12 horas atrás, zazulak disse:

Pode.. pode pegar os 5V stand by (fio roxo) e usar pra carregar dispositivos usb. 

blz.. irei usar  esse vio então... 

 

12 horas atrás, zazulak disse:

Pode colocar um regulador  - linear ou chaveado, depende da corrente - na saída de +12V. Mas, que espécie de bateria você carrega com 9v?

desculpa não ter sido claro.. são bateria de 9v que uso nos meus intrumentos. Não sei o modelo, mas postei uma foto abaixo.

 

12 horas atrás, zazulak disse:

Se juntar as duas vai ter 24V sim, mas a corrente máxima será a da saída de menor corrente (-12V, que geralmente é dimensionada para no máximo 500mA). Se tentar puxar mais de meio ampere, vai dar merda. 

Entendi.. então não irá servir para os meus objetivos de utilização.
Eu queria comprar uma fonte de bancada, mas com a renda baixa e os custos elevados, ficou muito mais em conta eu usar o controlador DC + ATX que ja tenho aqui...
Gostaria de elevar essa tenção para pelo menos 32v (se possivel, 24v ja fico satisfeito), para eu poder alimentar um notebook, quando precisar verificar curto na placa e fazer testes... Até pq o controlador DC só aceita 32v 5A... gostaria, se possivel, usar esses valores de entrada.

 

12 horas atrás, zazulak disse:

Tem como modificar a fonte para eliminar as outras saídas e concentrar toda a corrente na de +12V (que dá pra elevar até mais ou menos o dobro, ou conseguir até 40 ou 50V se fizer uma modificação  mais profunda. Mas pra isso é importante que a fonte tenha o integrado controlador pwm separado do supervisor. É o caso dessa daí, que o circuito de supervisão fica numa plaquinha auxiliar soldada na principal. 

Entendi.. o que eu preciso fazer , é uma coisa "simples" de vc me orientar? como citei acima.. 24v ja fico satisfeito... 

 

 

spacer.png

Editado: por AltaVoltagem
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra modificar a saída para 24v, é mais barbada que a ppk da Claudia Ohana quando ela posou pra Playboy: é só remover a plaquinha de supervisão (onde tem dois lm339), e todos os componentes das saídas de 5, 3.3 e -12v, mantendo apenas os da saída de +12v (não mexa na saída de 5v stand by). Os capacitores, você troca por uns de 35v. Aí, é só modificar a linha de feedback para o controlador (ka7500/tl494) monitorar apenas a saída de 12v (o pino por onde ele monitora as tensões é o 1). 

Poste uma foto nítida dos dois lados da placa, aí fica mais facil explicar quais trilhas cortar e quais componentes remover.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 2 meses depois...
Em 18/05/2021 às 20:57, AltaVoltagem disse:

 

 

IMG_20210518_110128.jpg

 

@AltaVoltagem Nota que a corrente da linha de -12V é bem pequena. No rótulo fala 0,8A e a de 12V fala em 17A
Com isso fazendo a linha de 24V com a linha de -12V a corrente final vai ser muito menor ou você poderá fazer a fonte entrar em modo de proteção se sobrecarregar a linha de -12V.

Se você precisa de maior corrente aí é melhor fazer modificações no circuito. Aí é só procurar no you tube que tem diversas formas de fazer isso.

Para o carregador de celular alem da linha de Stb, você pode usar a linha de 5v também (fios vermelhos).

Para os 9v sem usar um circuito regulador tipo um 7809 o melhor que você pode chegar é 8,3V usando a linha de -5v combinada com a linha de 3,3V. Mas vale a mesma observação para a linha de 24v. A linha de 05V é de 0,5A somente.

 

Editado: por argl
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@argl entendi.. acabou que estou com esse projeto parado aqui e estava pensando em retomar... 

Eu estou usando o dc580 FNIRSI numa fonte 12v, 4A. 

Vou dar uma pesquisada nessa modificação ... 

 

 

Em 17/09/2021 às 20:01, argl disse:

fonte entrar em modo de proteção se sobrecarregar a linha de -12V.

Aconteceu exatamente isso.. agora eu entendi o pq...

 

vlw pelo retorno...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Amigo, muito mais fácil e seguro vc comprar um módulo buck boost da china. Mete ele nos 12V ai e pronto vai ter seus 0-32V.

 

como esse aqui

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AngraMelo po.. entendi... mas eu estou procurando uma coisa mais versátil...  Pois o dc580 FNIRSI ja esta em uso com uma fonte 12V 5a que possuo... o lance que quero outras saidas, como 5v para celuar, 9v para baterias recarregáveis, uns 3,3v para pilhas recarregaveis... 

Só queria uma saida de 24v nessa ATX, pra ficar perfeito e compacto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Descobri que a tensão de 12v o dc580 FNIRSI funciona até os 32v/5A.

agora estou usando as outras conexões para fazer um carregador de celular, pilha 1.2 e bateria 9v.

sei que, devo conceder, aproximadamente 50% acima da tensão nominal e 10% da corrente (para não danificar)

porém, uma duvida me surgiu: Preciso colocar uma "proteçao" para quando a pilha/bateria  chegar no valor correto de carga a alimentação auto-desligar? se sim, como fazer?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...