Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

notícia Saúde do telescópio Hubble começa a preocupar

Avalie este tópico:


elias.girardi

Posts em destaque

010175210622-defeito-hubble.jpg.9bf5df9a83c9209e46ba85ddbe281aa1.jpg

O Telescópio Espacial Hubble foi colocado em órbita em 25 de Abril de 1990 pelo ônibus espacial Discovery. [Imagem: NASA/Smithsonian Institution/Lockheed Corporation]

 

Problemas de memória

 

O Telescópio Espacial Hubble foi colocado em modo de segurança no último dia 13 devido a problemas em um dos seus módulos de memória.

 

Como existem outros três módulos de reserva, a NASA e a comunidade científica acreditaram que tudo não passaria de mais um contratempo desse que é um dos mais duradouros e mais famosos instrumentos científicos da história.

 

Contudo, as duas primeiras tentativas de mudar a memória usada pelo computador falharam.

 

"A equipe de operações executará testes e coletará mais informações sobre o sistema para isolar ainda mais o problema. Os instrumentos científicos permanecerão em um estado de modo seguro até que o problema seja resolvido. O próprio telescópio e os instrumentos científicos permanecem com boa saúde," disse a NASA em seu comunicado mais recente sobre o problema.

 

O Hubble foi projetado para ser consertado em órbita, mas isso quando existiam os ônibus espaciais, o que permitiu que ele recebesse atualizações e melhorias de suas câmeras e outras partes relacionadas à observação astronômica.

 

Os computadores, contudo, construídos na década de 1980, nunca foram substituídos ou atualizados, o que significa que eles estão se degradando desde então, não apenas pelo uso, mas também pela incidência da radiação cósmica.

 

Depois de anos de bons serviços, mais três missões de manutenção e uma ameaça de abandono, a NASA fez uma atualização tecnológica mais radical, o que tornou o Hubble 90 vezes mais poderoso do que o projeto original. Mas a última missão de manutenção do Hubble foi realizada em 2009, durante uma visita do ônibus espacial Atlantis.

 

Computadores do Hubble

 

O computador de controle do Hubble é do modelo conhecido como NSSC-1 (NASA Standard Spacecraft Computer-1), construído na década de 1980.

 

O sistema é redundante, o que significa que o telescópio possui dois computadores iguais, um em funcionamento e outro de reserva. Assim, mudar para o computador de reserva é uma opção que ainda não foi usada.

 

Contudo, os dois computadores têm acesso aos mesmos quatro bancos de memória - um operacional e três de reserva. E são esses módulos, cada um contendo 64 K, que estão dando problema. Assim, trocar de computador pode não ser a solução.

 

O computador travou no dia 13 de junho. Uma tentativa de reiniciá-lo falhou na segunda-feira, 14 de junho. As indicações iniciais apontavam para um módulo de memória degradado como a fonte do travamento. Quando a equipe de operações tentou mudar para um módulo de memória de backup, no entanto, o comando para iniciar o módulo de backup falhou.

 

Outra tentativa foi realizada em ambos os módulos, para obter mais informações de diagnóstico, enquanto a equipe tentava novamente colocar esses módulos de memória online. No entanto, essas tentativas não tiveram sucesso.

 

Fonte: https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=saude-telescopio-hubble-comeca-preocupar&id=010175210622

 

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...