Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Equalizador Tojo EQ900 - Inversão de polaridade

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Galera. Um daqueles processos em que você cuida tudo... tudo... tudo... e numa besteira, ou descuido, tu faz charque e tchau.

Pra quem não entendeu o "charque"... esqueça uma picanha ou outro pedaço nobre no fogo... secou.. "deu charque".

Comprei uma fonte chaveada, que promete 90A. Enfim, ela toca meu taramps de boa.

Após refazer fiação, e tomar quase todos os cuidados, eu inverti a fiação na saída da fonte, e sem usar o minipa, liguei "conforme as cores" os fios no tojinho EQ900R.

Escuto um "tec" e um cheiro de "deu M"

Logo depois, acertei a polaridade e liguei novamente. O VU acusa ruídos, como fios raspando etc. Não liguei caixas de som nele, para não maximizar o problema visto que teria de ligar novamente (e ao ligar, dava cheiro)

Apenas (aham... apenas... como se fosse tão simples) invertí positivo e negativo.

Tenho muiito interesse em consertar ele visto que dá um gas ao meu 3x1 phillips ah621. Consigo uns bons 20W RMS nos 4 alto falantes... e se ligar em sistema A/B no 3x1 eu tenho 15 w.

Por onde eu começo? Nunca abri um tojo desses, mas sendo dos anos 80, não julgo que tenha SMD para eu me preocupar....

Mas, não quero detonar mais as coisas, e não tem ninguém que faça o procedimento em meu município.

Poderiam me ajudar?

Não dei mais de 14V nele, então não foi sobretensão. Mas... unicamente inversão de polaridade. De quebra vou por algum diodo protetor na entrada, como as TV preto/branca de tubo phillips TX2, que tinham proteção contra inversão de polaridade

Editado: por Ivan Luis Kuhn
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Ivan Luis Kuhn disse:

Galera. Um daqueles processos em que você cuida tudo... tudo... tudo... e numa besteira, ou descuido, tu faz charque e tchau.

Pra quem não entendeu o "charque"... esqueça uma picanha ou outro pedaço nobre no fogo... secou.. "deu charque".

Comprei uma fonte chaveada, que promete 90A. Enfim, ela toca meu taramps de boa.

Após refazer fiação, e tomar quase todos os cuidados, eu inverti a fiação na saída da fonte, e sem usar o minipa, liguei "conforme as cores" os fios no tojinho EQ900R.

Escuto um "tec" e um cheiro de "deu M"

Logo depois, acertei a polaridade e liguei novamente. O VU acusa ruídos, como fios raspando etc. Não liguei caixas de som nele, para não maximizar o problema visto que teria de ligar novamente (e ao ligar, dava cheiro)

Apenas (aham... apenas... como se fosse tão simples) invertí positivo e negativo.

Tenho muiito interesse em consertar ele visto que dá um gas ao meu 3x1 phillips ah621. Consigo uns bons 20W RMS nos 4 alto falantes... e se ligar em sistema A/B no 3x1 eu tenho 15 w.

Por onde eu começo? Nunca abri um tojo desses, mas sendo dos anos 80, não julgo que tenha SMD para eu me preocupar....

Mas, não quero detonar mais as coisas, e não tem ninguém que faça o procedimento em meu município.

Poderiam me ajudar?

Não dei mais de 14V nele, então não foi sobretensão. Mas... unicamente inversão de polaridade. De quebra vou por algum diodo protetor na entrada, como as TV preto/branca de tubo phillips TX2, que tinham proteção contra inversão de polaridade

não é difícil não, basta ter um pouco de paciência e mais cuidado, abra o mesmo, tire fotos do mesmo antes de começar a mexer nele e poste aqui para que possamos te ajudar nesta reparação. Bem você disse que apenas inverteu a polaridade, bem capacitores devem ter ido pro espaço, abra e veja eles, se estão estufados e nada mais queimado, será visível o estrago que ocorreu. e poste as tensões que encontrar após a troca dos componentes queimados ok.

Boa Sorte   :)

• Joinha 1
Link para o comentário

@Ivan Luis Kuhn Agora sim!

Ele é um equalizador e amplificador. No esquema similar que tenho é utilizado como saída de áudio 4 circuitos integrados ta7205 (são os primeiros suspeitos vítimas da inversão de polaridade). Em seguida, se foi danificado resistires de 47r bem provável que os circuitos integrados responsáveis pelo “vu” a led tenham danificados, são dois (sn16880). E por fim, tem os amplificadores operacionais (lm324). Esses são os mais sensíveis a inversão de polaridade. 

Link para o comentário

14 horas atrás, ohm disse:

@Ivan Luis Kuhn Agora sim!

Ele é um equalizador e amplificador. No esquema similar que tenho é utilizado como saída de áudio 4 circuitos integrados ta7205 (são os primeiros suspeitos vítimas da inversão de polaridade). Em seguida, se foi danificado resistires de 47r bem provável que os circuitos integrados responsáveis pelo “vu” a led tenham danificados, são dois (sn16880). E por fim, tem os amplificadores operacionais (lm324). Esses são os mais sensíveis a inversão de polaridade. 

VU está funcionando. Eu liguei depois, com a polaridade correta. O VU acusa ruído, como se houvesse forte harmônico na entrada.

Não tinha alto-falantes conectado, mas pude notar.

Vou partir dos TA7205. Questiono. Será que existiriam semelhantes mas mais potentes? Porque existiam versões do EQ100 até o EQ1200. E acho pouco provavel que tenham circuitos muiito distintos, por questões de custo.

Link para o comentário

1 hora atrás, Ivan Luis Kuhn disse:

Vou partir dos TA7205. Questiono. Será que existiriam semelhantes mas mais potentes? Porque existiam versões do EQ100 até o EQ1200.

Sim, certamente. O modelo que avalizei o esquema é o GR180, talvez similar ao seu que é Gr900.

Mas a linha de raciocínio é a mesma. Primeiro suspeito, circuito integrado de saída de áudio,  amplificadores operacionais e controlador do vu.

Ja desmontou? quais são os componentes responsável pela saída de áudio. Com o código se análise o datasheet na falta de esquema.

Link para o comentário

14 horas atrás, ohm disse:

Sim, certamente. O modelo que avalizei o esquema é o GR180, talvez similar ao seu que é Gr900.

Mas a linha de raciocínio é a mesma. Primeiro suspeito, circuito integrado de saída de áudio,  amplificadores operacionais e controlador do vu.

Ja desmontou? quais são os componentes responsável pela saída de áudio. Com o código se análise o datasheet na falta de esquema.

Ainda não comecei. Tive contratempos esse fim de semana, e uma bolsa para decidir. Devo fazer isso essa semana.. Vou achar uma fonte de 9V que tenho aqui, para testar ele em baixa tensão.... e com alto falantes ligados.

Link para o comentário

1 hora atrás, Ivan Luis Kuhn disse:

Ainda não comecei. Tive contratempos esse fim de semana, e uma bolsa para decidir. Devo fazer isso essa semana.. Vou achar uma fonte de 9V que tenho aqui, para testar ele em baixa tensão.... e com alto falantes ligados.

Use uma lâmpada de carro em série com a alimentação, pois se algo estiver em curto ela irá acender e não danificar mais nada além do que já estará ruim ok.

Boa Sorte     :)

Link para o comentário

• 6 meses depois...

Buenas, vamos lá. Escusas pelo tempo, a tal vida real tá me incomodando. A princípio, acho que se foram os TDAs mesmo. Ele usa 2 TDA1515L. 

Vou ter de achar agora onde tem aqui na minha cidade. 

O CI 324E aparenta não ter problemas, não aparece nenhum ponto aberto, mesmo com luz abundante. Vamos descobrir como se testa um TDA.

Vocês tem dicas de eventuais substitutos (e um pouco mais potente) para o TDA1515?

@Maruobrigado pela dica. Achei uma lâmpada de moto aqui, e fiz testes. O tojo dá o sinal de ligar (um sutil sinal de pluf) ao conectar a bateria. Ao por áudio, os tdas esquentam bastante e nao sai nada na saída. Sequer algo que denuncie "estourado". Então, acho que bora comprar dois TDAs para testar.

• Perplexo 1
Link para o comentário

11 horas atrás, Ivan Luis Kuhn disse:

Buenas, vamos lá. Escusas pelo tempo, a tal vida real tá me incomodando. A princípio, acho que se foram os TDAs mesmo. Ele usa 2 TDA1515L. 

Vou ter de achar agora onde tem aqui na minha cidade. 

O CI 324E aparenta não ter problemas, não aparece nenhum ponto aberto, mesmo com luz abundante. Vamos descobrir como se testa um TDA.

Vocês tem dicas de eventuais substitutos (e um pouco mais potente) para o TDA1515?

@Maruobrigado pela dica. Achei uma lâmpada de moto aqui, e fiz testes. O tojo dá o sinal de ligar (um sutil sinal de pluf) ao conectar a bateria. Ao por áudio, os tdas esquentam bastante e nao sai nada na saída. Sequer algo que denuncie "estourado". Então, acho que bora comprar dois TDAs para testar.

Nobre, no Mercado Livre ainda você acha pra comprar, e caso não ache poderá fazer uso do TDA1510 que é equivalente ao 1515, quanto a aumentar a potência, além do custo do trabalho e das modificações no circuito para adequar um outro CI, se torna inviável devido ao custo do próprio aparelho, o correto na minha opinião é de manter ele original, pois desta forma valoriza ainda mais o mesmo, pois tem muita gente fanático por estes amplificadores pequeninos e eficientes para a sua época.

Boa Sorte    :)

Link para o comentário

@Maru  mais uma dúvida.

No equalizador fala no TDA1515/L. Nos datasheets eu encontrei o 1515BQ, com a mesma quantidade de terminal, claro.

E no ML também o EQ. Seria apenas nomenclatura? porque tem 1515 com menos terminais (acho que não é BTL nesse caso) 

Link para o comentário

12 horas atrás, Ivan Luis Kuhn disse:

@Maru  mais uma dúvida.

No equalizador fala no TDA1515/L. Nos datasheets eu encontrei o 1515BQ, com a mesma quantidade de terminal, claro.

E no ML também o EQ. Seria apenas nomenclatura? porque tem 1515 com menos terminais (acho que não é BTL nesse caso) 

Aqui tem e custa somente 11,50, veja abaixo, vai lhe atender conforme o que o Datasheet explana ok

image.thumb.png.06d296a7fc5c4e8322974b428b4cdca5.png

Boa Sorte    :)

Link para o comentário

5 minutos atrás, Ivan Luis Kuhn disse:

Afffff. Não conhecia a só tudo. Acabei comprando 4 no ML. Deu 87 conto. Chega na quarta feira.

Obrigado, mais um site para compras.

Eles nos atende aqui com muita eficiência, se eles não tiverem, correm atrás pra nos atender, são bem eficientes pelo menos conosco. rsrsrs e que estamos no Interior do estado e nos enviam sempre com rapidez e qualidade.,

Poste as novidades e atualizações que for obtendo ok.

Boa Sorte colega   :)

Link para o comentário

Em 08/02/2022 às 21:14, Ivan Luis Kuhn disse:

Não tem como aumentar a potência só trocando a saída porque a tensão de alimentação continua a mesma. Ou mexe na impedância caso o projeto permita  ou modifica o circuito. Demanda conhecimento.  

• Legal 1
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...