Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

mosfets torraram irf9540n irf540n,na lâmpada em série funcionaram normal,a caixa amplificada acendeu e tocou normal

Featured Replies

Postado

Tenho uma caixa amplificada que em série ela liga normal,sai som normal,e a lâmpada acende fraca,porém quando liguei direto em 220v as saídas torraram,dois mosfets...eu coloquei irf9540n e o irf540n...o certo dela é irf9640 e irf640....será que coloquei de péssima qualidade? Onde encontra originais esses caras???  Me ajudem por favor,pra eu resolver esse pepino @ohm @Vicente25 @JoeRob @Chagas Moura @Átomos

Editado: por Betinhodaeletronica

Postado

Olá,

@Betinhodaeletronica complicado indicar pois sempre estão mudando, componentes a maioria são impostados.  Costumo antes de colocar verificar o *Rds em uma corrente de 1A, se estiver muito fora nem soldo.

*Rds- resistência apresentada entre dreno e source quando está "saturado". Sabendo a corrente percorrida aplico a lei de ohm na queda de tensão entre dreno e source.

Postado
  • Autor

@ohm  vc só compra em loja ou na net,se for na net me passa algum lugar que possa confiar a qualidade,sofro muito com peças ruins,aqui no Pernambuco as peças são duvidosas 

Postado
  • Autor

@ohm mas qual outra explicação pra que os mosfets tenham queimado de imediato...a lâmpada em série n acendeu forte,em série o som tocou normal,ao ligar em 220v os mosfets torraram de imediato,pode ter sido que eles n aguentaram??

Postado

@Betinhodaeletronica vc falou que o som tocou normalmente ligado no 110 ou 220 ?

Vc conferiu se o aparelho que vc está analisando tem a chave seletora de voltagem?caso tenha confere se está na voltagem correspondente a que vc está plugando a tomada.

Editado: por Vicente25

Postado
  • Autor

@Vicente25 liguei na lâmpada série a caixa funcionou normalmente,a lâmpada n acusou curto e saiu o som perfeito..ao ligar na rede normal as saídas torraram,e como eu disse,suspeito dos mosfets de péssima qualidade

Postado

@Betinhodaeletronica o mosfet irf9540 suporta metade da tensão do 9640. Primeiro motivo da queima pode ser esse, caso a tensão aí seja alta. Impedância da caixa acústica abaixo do estipulado no projeto também. 

Sobre constatar indícios do mosfet falsificado deixo abaixo esquema de como testar o Rds de mosfet canal P e N para conferir se está dentro dos parâmetros do datasheet. 

No teste utilizei um resistor de 10r e fonte de 12v . Alguns pontos para serem observados.

_Confira o valor do resistor de 10R com seu multímetro, assim o cálculo fica mais próximo da realidade. No meu caso o resistor de 10 apresentou 9,92 ohns.

_ligue o circuito e veja a tensão nos terminais do resistor. Aqui deu 11,871v.

_com esses dois valores sabemos a corrente percorrida pelo circuito 11,871v ÷ 9,92 Ω= 1,1966A

_agora veja o valor da tensão entre dreno e source do mosfet em teste. 109,1mV foi meu resultado ( 0,1091V). Deixe o multímetro na menor escala de tansao possível.

_por fim, em mãos o valor da queda de tensão entre dreno e source é só dividir pela corrente que descobrimos: 0,1091v ÷ 1,1966A = 0,091 Ω.

Conclusão. O mosfet em teste é um irf9540 e em seu datasheet informa que o Rds  é de 0,2Ω e no nosso teste foi 0,091Ω . Esse resultado deve ficar próximo, nunca muito abaixo ou muito acima.

Existem outros parâmetros que podem serem observados: se tiver um capacímetro o valor da capacitância entre gate e dreno, no datasheet também informa o valor referencia. Existe um diodo entre dreno e source, com uma fonte que limite a corrente pode ver o valor apresentado, outro parâmetro listado na datasheet.

63E9BD4C-210D-4989-BDB9-225E64568867.jpeg

28AD070C-B213-47EF-9A26-3A31F34D9AD3.jpeg

7B239C4F-6365-4077-9447-1D6F80062B72.jpeg

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.