Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido mosfets torraram irf9540n irf540n,na lâmpada em série funcionaram normal,a caixa amplificada acendeu e tocou normal

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Tenho uma caixa amplificada que em série ela liga normal,sai som normal,e a lâmpada acende fraca,porém quando liguei direto em 220v as saídas torraram,dois mosfets...eu coloquei irf9540n e o irf540n...o certo dela é irf9640 e irf640....será que coloquei de péssima qualidade? Onde encontra originais esses caras???  Me ajudem por favor,pra eu resolver esse pepino @ohm @Vicente25 @JoeRob @Chagas Moura @Átomos

Editado: por Betinhodaeletronica
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

 

@Betinhodaeletronica complicado indicar pois sempre estão mudando, componentes a maioria são impostados.  Costumo antes de colocar verificar o *Rds em uma corrente de 1A, se estiver muito fora nem soldo.

 

*Rds- resistência apresentada entre dreno e source quando está "saturado". Sabendo a corrente percorrida aplico a lei de ohm na queda de tensão entre dreno e source.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Betinhodaeletronica vc falou que o som tocou normalmente ligado no 110 ou 220 ?

Vc conferiu se o aparelho que vc está analisando tem a chave seletora de voltagem?caso tenha confere se está na voltagem correspondente a que vc está plugando a tomada.

Editado: por Vicente25
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global

@Betinhodaeletronica , seu tópico foi movido para a área correta » Aparelhos de Som, GPS, Gadgets e Tecnologia

 

Saiba como selecionar a área correta para criar o seu próximo tópico »

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

nm6H1x

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Betinhodaeletronica o mosfet irf9540 suporta metade da tensão do 9640. Primeiro motivo da queima pode ser esse, caso a tensão aí seja alta. Impedância da caixa acústica abaixo do estipulado no projeto também. 
 

Sobre constatar indícios do mosfet falsificado deixo abaixo esquema de como testar o Rds de mosfet canal P e N para conferir se está dentro dos parâmetros do datasheet. 
 

No teste utilizei um resistor de 10r e fonte de 12v . Alguns pontos para serem observados.

 

_Confira o valor do resistor de 10R com seu multímetro, assim o cálculo fica mais próximo da realidade. No meu caso o resistor de 10 apresentou 9,92 ohns.

_ligue o circuito e veja a tensão nos terminais do resistor. Aqui deu 11,871v.

_com esses dois valores sabemos a corrente percorrida pelo circuito 11,871v ÷ 9,92 Ω= 1,1966A

_agora veja o valor da tensão entre dreno e source do mosfet em teste. 109,1mV foi meu resultado ( 0,1091V). Deixe o multímetro na menor escala de tansao possível.

_por fim, em mãos o valor da queda de tensão entre dreno e source é só dividir pela corrente que descobrimos: 0,1091v ÷ 1,1966A = 0,091 Ω.

 

Conclusão. O mosfet em teste é um irf9540 e em seu datasheet informa que o Rds  é de 0,2Ω e no nosso teste foi 0,091Ω . Esse resultado deve ficar próximo, nunca muito abaixo ou muito acima.

Existem outros parâmetros que podem serem observados: se tiver um capacímetro o valor da capacitância entre gate e dreno, no datasheet também informa o valor referencia. Existe um diodo entre dreno e source, com uma fonte que limite a corrente pode ver o valor apresentado, outro parâmetro listado na datasheet.

63E9BD4C-210D-4989-BDB9-225E64568867.jpeg

28AD070C-B213-47EF-9A26-3A31F34D9AD3.jpeg

7B239C4F-6365-4077-9447-1D6F80062B72.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...