Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise AsRock B360 Pro4 não liga, curto 3v, componente removido

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Olá. Estou com uma placa mãe 1151 (8ª e 9ª Intel) com pinos mexidos no socket. Alguns tortos, 1 pino faltando (VSS). A princípio não tem curto no socket.

Placa limpa, sem ferrugem, sem componentes visualmente danificados.

Coloquei na fonte assimétrica, 3A de consumo na linha 5v, um regulador de tensão esquentando. GS1085LX, ajustável, parte do datasheet em anexo. Quando ele está na placa, dá 3v Standby por um segundo e logo já some. Na perna de entrada tem cerca de 2,5v, e na perna de saída ele manda 1,5v. A placa não liga.

Depois de remover esse regulador de tensão, o consumo na linha 5v normaliza, a placa continua não ligando, e não existe mais 3v standby na placa. E onde seria a perna de entrada dele não tem mais 2,5v.

Existe outro regulador de tensão igual a esse, perto dali. Ele não esquenta na posição original. Tirei, e coloquei nesse lugar do regulador que esquenta, e começa a esquentar também. Já inverti os 2 reguladores idênticos de lugar, continua o mesmo sintoma. A região dos 2 está marcada de canetão na foto.

Se eu fazer um jump na fonte com os fios verde e preto, a fonte liga, o CPU fan gira, mas a placa não dá outro sinal, coloquei speaker, e eu tenho uma placa de debug (estilo PC Analyzer, tentei conectar no LPC e no PCI Express).

Não achei esquema dessa placa AsRock. A MSI B360 que tem boardview aqui é diferente, não tem esses 2 reguladores de tensão ali (imagem em anexo).

Tem um tópico de uma MSI B360, mas os sintomas são diferentes da minha placa:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Meu funcionário sugeriu injetar 1,5v onde seria a perna de saída dele. O que recomendam fazer?

Obrigado desde já.

Asrock B360 Pro4 Curto 3v.jpeg

GS1085LX regulador tensão ajustável.JPG

MSI B360 Pro VH.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 4 semanas depois...
Em 17/11/2021 às 17:36, LEONTEC disse:

@Oraculorafa não sei se ainda está com a placa mencionada no titulo, mas, gostaria de saber se conseguiu ajeitar os pinos do socket e se podemos avançar na analise? Tem algum progresso nas suas analises?

Agradeço a disposição.
Desentortei os pinos do socket, nenhum está encostando no outro. Só falta um pino VSS, mas tem dezenas de outros com a mesma função, então creio ser desnecessário.

Injetando com a assimétrica 1,5v na saída do regulador esquentando, ele consome 0,7 A, e começa a alimentar a BIOS com 1,3v (deveria ser 3V, corrigido).

Se aumentar a assimétrica pra 2v, o consumo começa a oscilar entre 0,5 A e 2,2A, mas a alimentação da BIOS não muda, continua 1,3v.

A princípio vou comprar 2 reguladores de tensão GS1085LX novos, trocar o chip de BIOS por precaução, pra ver o que acontece.

EDIT: olhando o escrito no chip de BIOS, parece ser 25Q128FV, o que significaria que na verdade ela precisa de 3v de alimentação. O que é estranho, pois geralmente as placas mãe recentes têm bios 25U128, que significaria 1,8V de leitura e gravação. Eu tentei fazer leitura dela com 1,8v e não reconheceu. Com 3v está lendo normalmente, então esse chip é 3v.

Editado: por Oraculorafa
Dúvida sobre a BIOS
Link para o comentário

@Oraculorafa eu estava procurando o boardview dessa placa e não encontrei. Assim fico limitado para ajudar com mais eficiência. 

Em 26/10/2021 às 14:12, Oraculorafa disse:

Quando ele está na placa, dá 3v Standby por um segundo e logo já some. Na perna de entrada tem cerca de 2,5v, e na perna de saída ele manda 1,5v. A placa não liga.

Você encontrou curto nos pad desse regulador depois que levantou ele? Ele vai regular a tensão de 5v, então tem que chegar os 5v. Pode ser o próprio regulador com defeito matando a tensão. Você confirma isso quando diz que a linha de 5V normaliza quando está sem o regulador.

Pino 3 VIN vai ter 5v.

Pino 2 out vai ter 3v.

Pino 3 GND/ADJ ajusta a saída.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...