Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Motor dc micro retifica

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Olá pessoas, estou planejando a construção de uma micro retifica para me auxiliar com artesanato e com meus projetos maker, ela será alimentada por uma fonte atx que tenho em minha bancada, contudo não sei que motor utilizar, sei que precisa ter um rpm alto e um torque significativo mas não sei o quanto, alguém teria uma indicação de motor dc (de preferencia 5v ou 12v)?
Irei utilizar para desbaste e corte, materiais como madeira, mdf, durepoxi e chapas de metal finas, nada muito pesado.

Grato pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @emerson silva santana Tudo certo?

Minha recomendação seria o 555 DC.... ele trabalha em torno de 13.000 rpm a 12V segundo pesquisas realizadas na internet. Outra opção mais forte ainda, seria o 775 DC... esse trabalha com uma rotação em torno de 19.000 rpm tb segundo pesquisas realizadas no Google... faz uma pesquisa no google usando "Motor 555 DC" ou "Motor 775 DC" que vc encontrará links até no Mercado livre. Vc encontrará videos sobre esses motores no youtube!. Espero que goste!

Editado: por micxnet
  • Joinha 1
Link para o comentário

25 minutos atrás, micxnet disse:

Olá @emerson silva santana Tudo certo?

Minha recomendação seria o 555 DC.... ele trabalha em torno de 13.000 rpm a 12V segundo pesquisas realizadas na internet. Outra opção mais forte ainda, seria o 775 DC... esse trabalha com uma rotação em torno de 19.000 rpm tb segundo pesquisas realizadas no Google... faz uma pesquisa no google usando "Motor 555 DC" ou "Motor 775 DC" que vc encontrará links até no Mercado livre. Vc encontrará videos sobre esses motores no youtube!. Espero que goste! Se puder dar uma força, manda um joinha!

Não conhecia esses motores, vou pesquisar agr sobre eles!
Obrigado pela indicação amigo

Link para o comentário

@emerson silva santana Esse tipo de projeto normalmente é construído em cima daquilo que se tem em mãos, se a parte mais cara que é o motor não está disponível de alguma sucata geralmente acaba não fazendo sentido financeiramente construir uma do zero, a não ser que seja pelo prazer de dizer: "Fui eu que fiz." ;D

Pro meu tipo de serviço achei ideal uma versão miniaturizada da Dremel, a 2050, mas para o tipo de serviço que pretendes executar um equipamento mais robusto seria indicado imagino, existem várias ferramentas desse tipo atualmente e algumas com valores bem interessantes para aquilo que oferecem, a minha dica é que faças uma pesquisa e veja se realmente compensa o trabalho + tempo + investimento.

Caso estejas na vibe DIY mesmo, tem uma receita de bolo no meu blog mostrando como adaptar uma fonte atx para ficar com a saída variável de 5V a 24V, usando um motor de 24V 220w poderias usar um potenciômetro pra controlar a velocidade do motor direto na fonte ao invés de criar um controle especifico para a ferramenta, o mesmo se aplica caso tenhas um motor de parafusadeira a bateria que poderia ser alimentado com as saídas mais baixas da fonte atx ou a 3.3 ou a de 5V que também variam conforme a saída de 12V varia entre 5 e 24V.

Se no entanto não for problema trabalhar com tensões da rede 110V ou 220V motores de secador de cabelo, mixer, liquidificador, e outros, poderiam ser utilizados, os que são DC até aceitariam trabalhar com tensões menores mas nunca atingiriam seu potencial máximo, o que em teoria até faria com que durassem mais tempo imagino mas não funcionariam tão bem em 12V imagino.

As possibilidades são praticamente infinitas e como eu disse lá acima, vai muito do que se tem a mão um projeto como este aí.
Desejo boa sorte, se eu puder ajudar em algo é só falar.

• Joinha 2
Link para o comentário

5 horas atrás, emerson silva santana disse:

Não conhecia esses motores, vou pesquisar agr sobre eles!
Obrigado pela indicação amigo

@emerson silva santana ...se vc  tem acesso a ferro velhos, irá achar os 555 em furadeiras/Parafusadeiras movidas a bateria (Nesse caso precisa ser Furadeira/parafusadeira e nao somente parafusadeira pois o RPM é muito baixo). Outros aparelhos que usam motores DC com alta rotação são Aspiradores de pó portáteis, principalmente os automotivos que vira e mexe são descartados. Ja encontrei tb em alguns secadores de cabelo e tb em alguns mixers de alimentos tb sabe? Se conseguir encontra-los em ferro velhos, serão um merreca...R$5,00, R$10,00 e  olhe lá.

• Joinha 1
Link para o comentário

@Jack O'Neo Dei uma pesquisada e 12v será o ideal por enquanto, essa micro retifica será usada principalmente para desbaste e corte, mas tudo bem leve, a tarefa mais pesada será cortar mdf de 3mm e chapas finas de metal.

Decidi fazer e não comprar pois meu orçamento é minúsculo, tenho alguns componentes e só preciso do motor então nesse caso vale a pena, fora que estou aprendendo eletrônica e fico muito animado com projetos (e com a satisfação de construir minhas ferramentas hehehe)

Obrigado pela resposta e pelas dicas!

• Joinha 1
Link para o comentário

19 horas atrás, micxnet disse:

se vc  tem acesso a ferro velhos, irá achar os 555 em furadeiras/Parafusadeiras movidas a bateria (Nesse caso precisa ser Furadeira/parafusadeira e nao somente parafusadeira pois o RPM é muito baixo). Outros aparelhos que usam motores DC com alta rotação são Aspiradores de pó portáteis, principalmente os automotivos que vira e mexe são descartados. Ja encontrei tb em alguns secadores de cabelo e tb em alguns mixers de alimentos tb sabe? Se conseguir encontra-los em ferro velhos, serão um merreca...R$5,00, R$10,00 e  olhe lá.

Esse é meu plano, achei dois ferros velhos com produtos eletrônicos e pretendo garimpar e comprar 1 ou 2 motores (ou mais dependendo do valor).

Gosto da ideia de utilizar motores e componentes tidos como "Lixo" em projetos assim, tecnologia sendo desperdiçada e vendida por quilo me deixa triste, se não me engano esse processo de reciclar tecnologia ao invés de reciclar simplesmente o material se chama "meta reciclagem", pretendo adotar mais vezes essa pratica!

Link para o comentário

7 horas atrás, emerson silva santana disse:

@Jack O'Neo Dei uma pesquisada e 12v será o ideal por enquanto, essa micro retifica será usada principalmente para desbaste e corte, mas tudo bem leve, a tarefa mais pesada será cortar mdf de 3mm e chapas finas de metal.

Decidi fazer e não comprar pois meu orçamento é minúsculo, tenho alguns componentes e só preciso do motor então nesse caso vale a pena, fora que estou aprendendo eletrônica e fico muito animado com projetos (e com a satisfação de construir minhas ferramentas hehehe)

Obrigado pela resposta e pelas dicas!

Realmente é muito satisfatório qdo conseguimos fazer algo com nossas próprias mãos e conhecimento, principalmente qdo é possível utilizar materiais que iriam para o lixo... 

Ainda nessa linha reutilizando motores, tempos atrás, fiz um tutorial aqui para o fórum após ter visto alguns projetos na internet, um esmeril utilizando sucatas (Fonte ATX e HD). No final desse tópico deixarei o link caso tenha curiosidade... Recentemente esse mesmo projetinho passou por melhorias por conta da minha necessidade e em breve assim que sobrar um tempo, postarei um segundo tutorial detalhando o mesmo....agora na versao 2.0. 🤣🤣🤣

Vou deixar duas fotos dele...Só não repare na sujeira pois vire e mexe uso ele...

Link tutorial Esmeril:

20211130_224147.jpg

20211130_224216.jpg

Editado: por micxnet
  • Joinha 3
Link para o comentário

@micxnet Ótima ideia, tenho alguns HDs e vou colocar em pratica esse projeto!

Tenho um esmeril grande mas é muito perigoso, principalmente para materiais que baixa dureza e pequenos, um esmeril feito de HD vai ser muito útil (Fora que economiza energia em relação ao grande).

Pensando bem existem diversas ferramentas que podem ser feitas com "lixo" eletrônico, micro retifica, ferro de solda, esmeril, mini torno mecânico, furadeira e serra de bancada e por ai vai, isso daria uma gama absurda de possibilidades a qualquer artesão que não tenha como comprar as ferramentas (Como eu no momento kkkkk) ou queria fazer as suas (Como eu também).

Quando terminar minhas ferramentas vou elaborar um post ou PDF com a compilação de tutoriais e ideias, com certeza será útil para algum colega!

Link para o comentário

@micxnet Caramba tem um RPM bem alto, com um modulo de controle de velocidade da pra fazer uma micro retifica de qualidade profissional!

Fiz o esmeril com HD antigo, testei e funciona perfeitamente para desbaste de plástico e mdf, vou testar com durepoxi futuramente, vou colocar as fotos aqui.

Posteriormente pretendo fazer a adaptação de um novo motor para dar maior potencia, assim como o demonstrado nas imagens que vc enviou, é uma ideia muito boa.

1300737636_WhatsAppImage2021-12-03at13_17_20.thumb.jpeg.d4b43caadf539fc767243614dea8a097.jpeg231880561_WhatsAppImage2021-12-03at13_17_21.thumb.jpeg.fb198a3a7180a04b4424649d9cf65ee1.jpeg

Editado: por emerson silva santana
  • Joinha 2
Link para o comentário

É isso aí @emerson silva santana !

Antes do projetinho da foto, tb usava o motor do próprio hd, mas constantemente eu precisava ficar desligando e religando qdo eu usava para criar as pontas de cobre do ferro de solda. Na época da foto, ainda nao tinha conseguido encontrar esses motores de maior rotação então acabei fazendo com motor de impressora, no caso de uma Hp Deskjet 690. Ele nao tem uma rotação alta mas resolveu o problema de ter ficar ligando e desligando... 😄

A seguir uma foto caso tenha curiosidade da impressora.

thumb_IMG_0563.jpg

Link para o comentário

@micxnet @Jack O'Neo 

Boa noite senhores, enfim consegui fazer minha micro retifica. 

Fui até um ferro velho e comprei dois secadores de cabelo por 10 reais, só precisei desmontar o primeiro e consegui um motor dc 24v bem forte e três botões bem legais. 

Então foi só Improvisar, usei uma embalagem de creme para o corpo, um dos botes como chave para ligar e desligar e um conector de energia fêmea para maior praticidade, ainda não está completo mas já ganhou forma haha

Obrigado pelas dicas e pela atenção, já testei a ferramenta e vai servir muito bem para meus projetos e artesanato. 

Segue foto e vídeo testando com 5v e 12v, abraços! 

IMG_20211209_204314.thumb.jpg.855448d1ad2de6fc3025cee759d34c7c.jpg

• Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário

é isso aí @emerson silva santana ! Legal mestre!

Entao esse motor é de 24V? A rotação em 24v deve ficar mais top ainda! Vc comentou q ainda nao está completa mas que ja ganhou forma certo? Caso vc queira mudar o "corpo", talvez fique legal usar um cano de PVC (Cano d´gua ou de eletroduto) pra montar ela dentro...talvez exista uma medida que dê certinho para encaixar o motor.

Link para o comentário

@emerson silva santana Concordo com o @micxnet  a não ser que uma carenagem mais larga proporcione maior conforto para o uso que farás da ferramenta, a utilização de tubos de PVC vai lhe propiciar uma ferramenta mais robusta. ;D 

Mas já estás apto a lixar e cortar pelo visto.

• Joinha 2
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...