Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Diodo direto na rede para controlar potência de dobradora de acrílico?

Featured Replies

Postado

Meus cumprimentos a todos!

Eu construí 1 dobradora de acrílico conforme os materiais que eu tinha disponíveis.

Falta, porém, a alimentação elétrica pois minhas fontes mal deram para testar dobras em chapa de 3 mm.

Estou usando o fio de resistência nichrome com comprimento de 730 mm e 0,8 mm de bitola. Pretendo dobrar acrílicos de até 70 cm e até 6 mm de espessura.

Gostaria de saber se seria razoável usar diodos de alta corrente direto na rede 220 ou 110V para baixar a potência. E se não, saber porque não.

20220219_211359.jpg

image.png

Editado: por struggler
Clareza do título.

• struggler alterou o título para Diodo direto na rede para controlar potência de dobradora de acrílico?
Postado

Não recomendaria o uso direto na Rede Eletrica devido ao Risco de Choque eletrico !

placa-perigo-risco-de-choque-eletrico.jpg.185c132c45c9414ff312cf4b4de26e7a.jpg

Use um Transformador de Isolação junto de um Dimmer com Triac.  Abaixo uma ideia para você e quem saiba mais algum colega possa dar mais algum pitaco.

1546755900_FonteAjustavelporTriac.jpg.6010366ceec4d69e613685b2f397a1e7.jpg

Boa sorte ;)

Postado

o trafo de micro ondas é para gerar alta tensão, ou seja, seus enrolamentos são para baixa corrente.

Não sei como se faz , mas deve ter algum meio de voce contatar algum membro de Uberlândia que tenha um trafo na sucata e possa fazer uma doação , tenho vários mas, o custo do envio não compensa

Postado
  • Autor

@joao lima RV Não precisa mexer em nada no trafo; basta ligar invertido.

Ligado invertido ele pode fornecer por volta de 20 amperes.

Os trafos de microondas eu tenho alguns aqui.

Editado: Opa! Errei!

Erro 1: É por volta de 20 VOLTS.

Erro 2: É bom cortar um dos fios que está ligado à carcaça, por questão de segurança, óbvio, e para ligá-lo à saída.

Editado: por struggler
Correção de erro de informação.

Postado
  • Autor

Testei aqui com trafo de microondas de 220V.

Deu 22 volts mas não funcionou. A amperagem ficou baixa com certeza (não tenho amperímetro).

Não entendi, era para dar próximo de 12A, segundo alguns vídeos que vi.

Postado

Sugiro re-enrolar o fio do secundario com uma bitola de fio adequado para a corrente desejada, pois geralmente na parte de alta tensão dele eh um fio bem fino.

Bom, eh o que imagino, pois eu não mexo com esse tipo de trafo.

Postado

Vc pode usar trafos de seladoras...

Já são apropriados para trabalhar com fios revestidos com manta térmica...

• 1 mês depois...
Postado
  • Autor

@William_R

Ok, Whilian, obrigado!

Tentei o enrolamento de 1 trafo microondas e também encontrar trafos mais próximos, como os de nobreak. Em todos os casos aconselhados pelos colegas não pude prosseguir por falta de algum conhecimento técnico, instrumentos ou ferramentas.

Comprei recentemente 1 amperímetro alicate e atualmente estou tentando entender o enrolamento do transformador de 1 estabilizador SMS Revolution Speedy 300VA mas, apesar de ter o esquema dele

ainda não consegui resolver.

Se alguém puder me ajudar com dicas de como decifrar a fiação das bobinas, agradeço.

Como podem ver na foto abaixo toda a fiação está enfileirada do mesmo lado. Já identifiquei as bobinas e os 3 fios de entrada de energia bivolt, mas não estou seguro quanto como fazer as ligações com segurança.

Se precisarem de mais informações ou de mais fotos do estabilizador é só dizer.

Obrigado a todos pela atenção.

20220327_142218.jpg

Postado

já ví em algumas seladoras de plastico utilizarem o fio nicromo direto na rede elétrica....   é claro que o usuário está ciente do perigo e não vai meter a mão no fio.   Mas se quiser mais segurança, mande enrolar um transformador isolador. Se sua rede é 220 volts, mande enrolar um transformador 220/220 isolado. Só vai ter que calcular o valor da corrente necessária para o aquecimento do fio nicromo.

Postado

O controle de temperatura é feito com um sensor, parecido com os utilizados em ferros de passar roupa e até mesmo em sanduicheiras.

• 2 semanas depois...
Postado
  • Autor

@JAROD Valeu! Mas, infelizmente a bitola desta resistência não caberia na canaleta da mesa do dobrador que já está pronta. Obrigado

• 2 meses depois...
Postado
  • Autor

Considerarei encerrado o tópico, devido às várias soluções teóricas apresentadas, apesar de que na prática o projeto ainda não haver sido finalizado.

Agradeço a todos pelas ótimas opiniões e sugestões.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.