Postado 20 de Fevereiro de 2022 4 anos Meus cumprimentos a todos! Eu construí 1 dobradora de acrílico conforme os materiais que eu tinha disponíveis. Falta, porém, a alimentação elétrica pois minhas fontes mal deram para testar dobras em chapa de 3 mm. Estou usando o fio de resistência nichrome com comprimento de 730 mm e 0,8 mm de bitola. Pretendo dobrar acrílicos de até 70 cm e até 6 mm de espessura. Gostaria de saber se seria razoável usar diodos de alta corrente direto na rede 220 ou 110V para baixar a potência. E se não, saber porque não. Editado: 5 de Setembro de 2022 3 anos por struggler Clareza do título.
Postado 21 de Fevereiro de 2022 4 anos Não recomendaria o uso direto na Rede Eletrica devido ao Risco de Choque eletrico ! Use um Transformador de Isolação junto de um Dimmer com Triac. Abaixo uma ideia para você e quem saiba mais algum colega possa dar mais algum pitaco. Boa sorte
Postado 21 de Fevereiro de 2022 4 anos @struggler, com o esquema do @William_R, voce pode usar um transformador de um no break velho e o controle é um dimer comercial
Postado 21 de Fevereiro de 2022 4 anos Autor @William_R Muito agradecido pelas orientações e pelo esquema mamão com açúcar. Valeu mesmo!
Postado 21 de Fevereiro de 2022 4 anos Autor @William_R @joao lima RV O que acham de eu usar 1 trafo de microondas invertendo a entrada e saída ao invés do transformador de nobreak?
Postado 21 de Fevereiro de 2022 4 anos o trafo de micro ondas é para gerar alta tensão, ou seja, seus enrolamentos são para baixa corrente. Não sei como se faz , mas deve ter algum meio de voce contatar algum membro de Uberlândia que tenha um trafo na sucata e possa fazer uma doação , tenho vários mas, o custo do envio não compensa
Postado 22 de Fevereiro de 2022 4 anos Autor @joao lima RV Não precisa mexer em nada no trafo; basta ligar invertido. Ligado invertido ele pode fornecer por volta de 20 amperes. Os trafos de microondas eu tenho alguns aqui. Editado: Opa! Errei! Erro 1: É por volta de 20 VOLTS. Erro 2: É bom cortar um dos fios que está ligado à carcaça, por questão de segurança, óbvio, e para ligá-lo à saída. Editado: 22 de Fevereiro de 2022 4 anos por struggler Correção de erro de informação.
Postado 22 de Fevereiro de 2022 4 anos Autor Testei aqui com trafo de microondas de 220V. Deu 22 volts mas não funcionou. A amperagem ficou baixa com certeza (não tenho amperímetro). Não entendi, era para dar próximo de 12A, segundo alguns vídeos que vi.
Postado 22 de Fevereiro de 2022 4 anos Sugiro re-enrolar o fio do secundario com uma bitola de fio adequado para a corrente desejada, pois geralmente na parte de alta tensão dele eh um fio bem fino. Bom, eh o que imagino, pois eu não mexo com esse tipo de trafo.
Postado 23 de Fevereiro de 2022 4 anos Autor @William_R Sim! Acho que é isto mesmo! Vou tentar reenrolar. Obrigado!
Postado 24 de Fevereiro de 2022 4 anos Vc pode usar trafos de seladoras... Já são apropriados para trabalhar com fios revestidos com manta térmica...
Postado 9 de Abril de 2022 4 anos Autor @William_R Ok, Whilian, obrigado! Tentei o enrolamento de 1 trafo microondas e também encontrar trafos mais próximos, como os de nobreak. Em todos os casos aconselhados pelos colegas não pude prosseguir por falta de algum conhecimento técnico, instrumentos ou ferramentas. Comprei recentemente 1 amperímetro alicate e atualmente estou tentando entender o enrolamento do transformador de 1 estabilizador SMS Revolution Speedy 300VA mas, apesar de ter o esquema dele ainda não consegui resolver. Se alguém puder me ajudar com dicas de como decifrar a fiação das bobinas, agradeço. Como podem ver na foto abaixo toda a fiação está enfileirada do mesmo lado. Já identifiquei as bobinas e os 3 fios de entrada de energia bivolt, mas não estou seguro quanto como fazer as ligações com segurança. Se precisarem de mais informações ou de mais fotos do estabilizador é só dizer. Obrigado a todos pela atenção.
Postado 10 de Abril de 2022 4 anos @struggler, boa tarde Os transformadores de estabilizadores NÃO são isolados, tente conseguir um de no break
Postado 10 de Abril de 2022 4 anos já ví em algumas seladoras de plastico utilizarem o fio nicromo direto na rede elétrica.... é claro que o usuário está ciente do perigo e não vai meter a mão no fio. Mas se quiser mais segurança, mande enrolar um transformador isolador. Se sua rede é 220 volts, mande enrolar um transformador 220/220 isolado. Só vai ter que calcular o valor da corrente necessária para o aquecimento do fio nicromo.
Postado 10 de Abril de 2022 4 anos O controle de temperatura é feito com um sensor, parecido com os utilizados em ferros de passar roupa e até mesmo em sanduicheiras.
Postado 10 de Abril de 2022 4 anos Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. Essa é uma boa idéia.... uma resistência 110 ou 220 volts blindada.
Postado 20 de Abril de 2022 4 anos Autor @joao lima RV Valeu! @joao lima RV Bom dia! Valeu pela dica!
Postado 20 de Abril de 2022 4 anos Autor @JAROD Valeu! Mas, infelizmente a bitola desta resistência não caberia na canaleta da mesa do dobrador que já está pronta. Obrigado
Postado 17 de Julho de 2022 3 anos Autor Considerarei encerrado o tópico, devido às várias soluções teóricas apresentadas, apesar de que na prática o projeto ainda não haver sido finalizado. Agradeço a todos pelas ótimas opiniões e sugestões.
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.