Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Que componente é esse? Indutor?

Posts em destaque

Boa noite a todos!

Estou tentando recuperar uma placa-mãe e encontrei, no esquema da placa (é uma GeForce7050M-M), essa figura:

image.png.daf171bb37fdda66e9d66b74ee6fc9b6.png

Estou tentando identificar esses componentes L22, L23, L24 e L25 que, pelo que entendi, seriam indutores.

Porém, não estou certo das características desses componentes que, pelo que entendi, seriam dadas pelo código alfanumérico FB-120-S-O.

Eu procurei bastante na internet e só encontrei códigos de cores para identificação de indutores, mas no caso desses indutores SMD, não encontrei algo que me desse certeza.

Estou perdido mesmo; minha pouca experiência precisa de ajuda. Seria um indutor de 12uH? E essa tolerância, seria dada pelo "S"? E o que seriam as letras "FB" no começo e "O" no final?

Qualquer um que puder me dar uma luz, agradeço.

Forte abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Aderson Caldas Esses componentes são "ferrite bead", é um tipo especial de indutor feito com material que apresenta perdas em frequências mais elevadas, então eles são especificados pela impedância na frequência de interesse, por exemplo 120R em 100MHz, para corrente contínua e frequências mais baixas ele apresenta baixa impedância, portando se você medir com o multímetro na escala de resistência ele deve ter uma resistência baixa, geralmente em manutenção quando algum deles abre é comum colocar um fio no lugar ou retirar de sucata.

• Joinha 2
Link para o comentário

Bom dia, @adrianopluz Obrigado!

Entendi... Mas e as características desse FB-120-S-O? Seriam as que você mencionou (120R em 100MHz)? Mas indutores não seriam especificados em henry (H)?

Agradeço sua contribuição, especialmente em relação à possibilidade de substituir indutor ausente por um fio no lugar. Valeu!

Então, @argl, o negócio é o seguinte: ele não queimou, e sim estava numa posição da placa que sofreu corrosão localizada (aparentemente ferrugem). Aí soltou junto com a trilha (dá pra recuperar a trilha, já que é um trecho bem pequeno). Talvez eu simplesmente coloque uma solda no lugar do componente, caso realmente não encontre o indutor ou não consiga descobrir as especificações.

Agradeço as contribuições até o momento.

Abraços

• Joinha 1
Link para o comentário

@Aderson Caldas

O correto é FB-120-8-0 segundo a imagem que postastes, sugiro falar com esse vendedor abaixo e ver se ele tem caso queira substituir: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário

Obrigado pelo link, @Jack O'Neo , mas não é "8", é "S" mesmo.

É que a imagem estava com baixa resolução.

Olha essa imagem ampliada:

image.png.2d7a12929ea13984e85033152f924bed.png

Mas continuo com algumas dúvidas sobre as especificações (FB-120-S-O)...

FB - Ferrite Bead (ok, obrigado, @adrianopluz )

120 - Dúvida... Seria 120µH ou 12µH? (li em alguns fóruns que esses três numerais seriam a indutância, mas que o terceiro numeral seria potência de 10, ou seja: 12x10º=12x1=12µH

S - Dúvida... Seria a tolerância do indutor? Se sim, qual seria? Só encontrei tabelas de indutor por cor (mais abaixo, coloco uma tabela dessas)

O - Dúvida... Não tenho a menor ideia.

Sobre a tabela de cores para identificação de indutores (fonte: internet):

image.png.4035361d6440a14b8b0f7fbee3d35f54.png

Mas não consegui encontrar nenhum tabela alfanumérica.

Aguardando novas contribuições.

Abraços a todos.

Link para o comentário

@Aderson Caldas Esse código que aparece no esquema parece ser um código interno do fabricante, e não o part number dele.

Como comentei antes, no ferrite bead o parâmetro de interesse é a impedância, geralmente a indutância nem aparece no

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
 por que ela é baixa.

No seu caso, recomendo fazer um jumper no local para verificar que a placa vai funcionar, depois se quiser colocar um ferrite bead no local, compre do mesmo encapsulamento (tem que verificar qual 0805, 0603...) e impedância de 120R que acredito ser a usada no projeto, como ele está em uma linha de sinal, a corrente de trabalho pode ser baixa, alguns mA.

• Joinha 1
Link para o comentário

Valeu, pessoal! Obrigado pelas orientações.

Mas realmente não é tão simples.

Ainda não tenho o esquema ou boardview da placa para poder continuar a pesquisa. Estou pedindo, mas como ainda não tenho créditos para baixar, o jeito é aguardar algum bom samaritano na tarefa (é uma ECS GeForce6100SM-M ver 1.0, que inclusive está disponível aqui no fórum).

Só com esse esquema poderia continuar a pesquisa, mas certamente substituirei o indutor por um jumper e o capacitor que já constatei estar em curto por outro novo. Quem sabe a placa renasce e fica tudo bem…

O capacitor já chegou e devo fazer a troca na segunda. Posto aqui o resultado em breve.

obrigado mais uma vez a todos pelas orientações.

Link para o comentário

Bom, pessoal, volto aqui até para dar um prosseguimento na informação de meus achados.

Finalmente consegui o esquema da placa (estava usando um esquema de uma placa que considerava similar). Aproveito para agradecer quem me deu um "joinha" para poder ter créditos para baixar o pdf.

Sobre o componente, ao ler o esquema da placa ECS Geforce6100sm-m, constatei que o indutor não é um FB-120-S-O e sim um FB-150-S. Também cheguei à conclusão, depois de ler vários documentos, que se trata de um indutor de 15uH e tolerância de +/- 3mH.

Sobre o capacitor que estava em curto, descobri, ao substituir o mesmo, que o curto está em algum outro lugar do circuito que alimenta, entre outros pontos da placa, a PCI Express e os terminais SATA. Talvez tenha que dar um pause na pesquisa, pois vou precisar de uma fonte assimétrica para poder continuá-la (estou começando e ainda preciso comprar muitos equipamentos de bancada).

Agradeço a todos pelas contribuições.

Forte abraço a todos!

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...