Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Capacimetro ou ESR

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Galera

Estava pensando em comprar um capacimetro para a minha bancada (conserto de monitores, fontes e placa-mãe). Quando comecei a pesquisar, encontrei muitos falando que não serve pra nada e que o ideal é ter um medidor de ESR. Eu nunca fiz eletrônica, sou auto didata e por isso nunca trabalhei com nenhum desses aparelhos. Vcs poderiam me sugerir algo pra mim?

 

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, não estou ainda muito aprofundado na electrónica, mas pelo que posso perceber, existem situações que um capacímetro não pode testar, ou seja, o capacímetro testa a capacidade de um condensador (capacitor), mas o condensador pode ter a capacidade correcta e ainda assim estar com defeito. É aí que entra o medidor de esr, que pode testar entre outros, a dita esr, e a absorção dieléctrica. No seguinte link tem uma explicação um pouco mais completa, se quiser dar uma olhadela (). Tem também no forum opções para criar um medodir de esr, entre outros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Estava pensando em comprar um capacimetro para a minha bancada (conserto de monitores, fontes e placa-mãe)"

 

Se vai trabalhar com fonte chaveada ou qualquer outra coisa que opera com PWM(como parte da alimentação), precisa de medidor de esr que meça capacitância(tendo estas duas funções está ótimo).

 

 

Se bem que em muitos circuitos há vários capacitores de filtro em paralelo e aí medir capacitores no circuito não vai adiantar muito(não se iluda quando ver:"Testa o capacitor no circuito! É incrível!!!") - neste caso, terá que tirar pelo menos um terminal para medir (na verdade terá que tirar o capacitor fora pois normalmente os terminais deles são muito curtos!).

 

 

Mas um medidor de esr hoje em que as tensões são geradas por chaveamento é como um multímetro - imprescindível! Se bem que não pode se fiar unicamente nele, tem capacitores que só apresentam problemas quando submetido à sua tensão de trabalho.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

basta procurar no google por "medidor de esr" que vai encontrar vários dos mais variados valores.

 

 

O meu é este:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

Ele não é lá estas coisas de preciso, comprei ele só por causa do medidor esr, mas ele tem se mostrado uma mão na roda! É daquelas coisas que a gente sente que vale cada centavo (ou cents de dólar 8) )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal

 

Eu ainda estou em dúvidas em qual comprar. A diferença de valores entre o mercado livre e ebay é gritante. Encontrei vários modelos em

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Alguém poderia me indicar algum desses?

Pra mim, que nunca trabalhei com um, são todos iguais!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigão, capacimetro e medidor de esr são totalmente diferentes, capacimetro te da uma referencia de como esta o capacitor, tipo, mediu 10 micros ele da o valor da capacitancia, enquanto o esr te da as condições do capacitor, esr é a resistencia interna que os capas acumulam, ele te da com precisão se o capa esta esgotado, tenho um e não troco por nada, mesmo na placa voce mede o capacitor sem erro, se for pela minha opinião ESR SEM DUVIDA.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok pessoal

 

Vou comprar um medidor ESR, mas tem tantos que eu não sei qual comprar.

Alguém poderia me indicar um, pode ser pelo ebay

Vou de dar uma ideia bacana, voce prescisa do dois, vou explicar de modo pratico pra voce entender, eu trabalho muito com tv''s digitais e nesta tvs ha muito dos  eletroliticos que nao aparentam estufados e nem sempre pode-se confiar que ele estejam bom, eu ja peguei filtro com ESR ferrada e medindo no capacimetro davam capacitancia normais, e ja peguei muiiiiito eletrolicos com ESR ok e capacitancia alterada ocasionando paralizacao da fonte ou mau funcionamento da mesma forma  OK? C:-)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

GALERA!!!! CHEGOU!!!!

Após 41 dias de espera, chegou meu medidor ESR. Fiquei tão empolgadão que eu ainda nem fiz todos os testes que queria, mas já posso afirmar que eu medi alguns capacitores aqui da bancada e acreditem, já peguei capacitor novinho aqui com defeito...

Agora eu fico imaginando, quantos monitores eu não consegui resolver, provavelmente por conta de um capacitor com problemas... mas agora será diferente...

Eu comprei esse aqui:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Obrigado pessoal...

DSC06960_Large.jpg.9f2144dbe5f8acc702a737b324b88d9f.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, fica atento com os de 1uf  ....2,2 uf .... independente da voltagem... 4,7uf  e 10 uf  trabalham em muitas fontes modernas e normalmente os que sao de 160v ate 450v ,de cada vinte deste novos voce acha uns 5 bom, foge dos chang, chuang e chiang tudo porcaria

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cada modelo deve ter sua tabela, e elas não são lineares são logarítima,  acontece que tbm a ESR varia de marca de fabricante do eletrolítico, por isso grande s fabricantes de instrumentos evitam fabricar ESR meter já que não existe um consenso nos valores medidos. fui fabricante de ESr por uns 3 anos...

use mais ou menos isso, eletrolíticos de 1000µf devem os de boa qualidade medir entre 0,04 a 0,07,, aceitável até 0,1 (seria 0,10) acima de 0,2 ou 0,20 estariam já deteriorando, desde que o instrumento acuse 0,04 nos d eboa qualidade,,

valores de 100µ devem medir  próximos de 0,40  0,50..

valores de 47  de 0,50 a 1,0

valores de 10µ de 1,2 a uns 2,8 dependendo da voltagem

valores de 1 microfarads de uns 2,00 a uns 8,oo esse é o que varia mais devido a qualidade, já comprei de 1 microfarads que no inverno (hã isso os eletrolíticos variam de acordo com temperatura e bastante), ELETROLAS NOVOS medindo 12,00 ohms  estes nem usei joguei fora, no caso de 1 microf.

aqueles antigos que eram siemens é os que medem mais próximo de um IDEAL, mas estes pretos chineses de varias marcas cada um mede um tanto...

mas com tempo vc pega as manhas de acordo com seu instrumento e identifica os ruins, não é para levar ao pé da letra, senão vc recusa  todos os eletrolíticos hehehh.

este instrumento chinês ai não gosto porque ESR deveriam ser medidos na placa no circuito sem retirar, em uns 2 minutos vc mediria todos numa placa,

se for retirar para medir, ao aquecer eles os levemente alterados, com aquecimento vão medir bOM, e dias depois frio vai voltar alterar, e esse aí se colocar uma ponta de prova de uns 70 a 90cm ele endoidece ou altera muito as escalas,

não sei se esse aí envia um sinal AC de uns 60khz a 100khz para medir os eletrolíticos pois é assim que deveriam fazer como todos os demais, se tiver um oscilo tente ver se ele mede um sinal ac assim na hora da medida,

Já OUVI COMENTÁRIOS,,, que este modelo chinês não mede a ESR como deveria, que o software faz um CALCULO MATEMATICO comparando capacitância e TEMPO que ele leva para medir e DÁ UMA ESR RELATIVA,,, não sei se procede, SE SIM É TREMENDA SACANAGEM...

agora medir em placa se em paralelo e em placas de note tem em paralelo aos eletrolíticos basta ter um cerâmico de 470nf que a linha toda vai medir como 0,00 ohms daria como bom todos os eletrolíticos na linha, por causa de um cerâmico de menos de 1µ

tem que levar isso em conta. Placas de tvs CRT não existia isso, dá para testar na placa 20 eletroliticos em 2 minutos ou menos,

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Achei a ferramenta interessante e pelo preço muito baixo resolvi comprar principalmente para ajudar na identificação de transistores e mosfets sem ter que ficar procurando  datasheet dos mesmos, dentre outras finalidades claro.

 

Comprei esse

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
 e chegou hoje com 40 dias de transporte mas a primeira vista achei que faltava uma caixa para acondicionar o aparelho e a bateria então lembrei de umas células de 3.7v 11.0 Wh que salvei da bateria de um mac e com duas delas daria para alimentar o ESR certinho. Fiz a ligação em série das baterias e fiz a montagem entre eles com duas camadas de fita dupla face de 3mm que veio em uns modems para velox lembrando de recortar o espaço do cristal que fica mais alto que a placa, no lugar do conector da bateria de 9v coloquei um conector de tela LCD que estava disponível e no final apenas um acabamento com fita isolante para contornar o resultado.

O resultado final ficou prático de usar, sem perigos de quebrar o fio da bateria ou encostar em qualquer coisa e fechar um curto na placa do ESR além do que com essa bateria acho que só vou ter que recarregar na fonte variável daqui a uns dois anos...

 

As fotos:

[mg]687[/mg]

[mg]688[/mg]

[mg]689[/mg]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estas engenhocas chinesas quebram um bom galho, o meu além de medir capacitância e esr mede resistor(até 20Mohm), indutância(a partir de uns 15 ou 20 microhenries) e também identifica transistores(bipolar, fet... etc) além de identificar e medir algumas características de thiristores, diodos, leds e algumas outras frescurinhas. falta só uma caixinha patola para acondicioná-lo mas só vou comprar uma quando tiver precisando de mais componentes (qualquer coisa aqui pro nordeste é pelo menos uns 30 contos de frete:-*)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, esse também faz essas coisas todas que podemos fazer no multímetro mas achei interessante foi a identificação de mosfets que no multímetro demoraria muito mais e ainda mede ESR de brinde.

Pelo link que deixei, o ESR me custou 47 nacionais com frete grátis e sem cafezinho pra alfandega.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...