Postado 19 de Maio de 2022 4 anos Boa noite a todos do eletronicaBR. Bem, pessoal estou com a dita placa em bancada não esta ligando, vou fazer o prévio resumo do que faz foi feito. Identificado um curto no PWM, foi removido porem o curto permaneceu, causador do curto o Q97 e Q99(mosfet de alta e de baixa da linha de 5v)feito a troca, recoloquei o PWM e o curto saiu. PWM Primário 5V novo sintoma : Placa continua a não liga, porem sem curto tensões primaria: 5V - OK na PL L29 3V - OK na BIOS(dual BIOS) e na SIO 1,5V - não encontro PWM Primário 1,5V Considerações: No PWM tenho a tensão de VIN(pino 2) A tensão de enable dos 1.5V que vem do SIO no pino 124 não encontro e não tenho osciloscópio, para verificar esse sinal... pessoal alguma dica.... será que o problema esta no PWM ou SIO?
Postado 20 de Maio de 2022 4 anos @JoseS , tem dois modelos no titulo 71R-A14RV4-T840 e A14RV0X. Qual é o da sua placa?
Postado 20 de Maio de 2022 4 anos Autor 14 minutos atrás, LEONTEC disse: @JoseS , tem dois modelos no titulo 71R-A14RV4-T840 e A14RV0X. Qual é o da sua placa? È pq tem essas informações impressas na placa Editado: 20 de Maio de 2022 4 anos por JoseS
Postado 20 de Maio de 2022 4 anos 1 hora atrás, JoseS disse: A tensão de enable dos 1.5V que vem do SIO no pino 124 não encontro e não tenho osciloscópio, para verificar esse sinal... Certo! Veja se esse sinal +3.3VS_ON está subindo quando aperta o botão power. Acendo algum LED quando power é acionado?
Postado 20 de Maio de 2022 4 anos @JoseS , se caso o IO não esboçar nenhuma reação quando apertar o power, veja se tem ADAP_IN com 3.3v e se tem +1.1VA na L30. AC_OK# PM_SLP_S5# LRST1# Veja tudo.
Postado 20 de Maio de 2022 4 anos Autor 1 hora atrás, LEONTEC disse: Certo! Veja se esse sinal +3.3VS_ON está subindo quando aperta o botão power. Acendo algum LED quando power é acionado? no botao power tenho 9,6V ao pressionar vai a 0V porem nenhum led é acionado.
Postado 20 de Maio de 2022 4 anos @JoseS , meça os sinais que passe, a tensão de +1.5VS só vai subir quando a placa ligar. 9 horas atrás, JoseS disse: no botao power tenho 9,6V ao pressionar vai a 0V porem nenhum led é acionado. Então, pegando desse ponto quando esses 9V vai a 0, seguindo esse circuito pelo esquema, você vai ver que o sinal PWRSW 3.3VA vai ser liberado pra chegar ao pino 125 do IO para ligar a placa. Já veja se essa tensão está chegando nesse pino. Depois segue com as aferições da sequencia. ADAP_IN com 3.3v +1.1VA na bobina L30 tensão do S5. AC_OK# tem que está e 0. PM_SLP_S5# essa tensão vai em nível alto antes do PWRBTN# pulsar para nível baixo. LRST1# estado S5 PM_RSMRST# antes e depois. PWRBTN# antes e depois de apertar o power. Editado: 20 de Maio de 2022 4 anos por LEONTEC Adicionar mais pontos de aferição.
Postado 20 de Maio de 2022 4 anos amigo se existiu um curto na tensão de 3V que alimenta o I/O provavelmente ele também foi afetado, em 90% dos casos ele vai pro saco, então o melhor é você troca ele e fazer os testes, até porque essa maquina I/O dela é bem popular e tem na maioria das placas da Shuttle.
Postado 20 de Maio de 2022 4 anos @Reni da silva lacerda , leia esse manual do usuário. Editado: 20 de Maio de 2022 4 anos por LEONTEC
Postado 22 de Maio de 2022 4 anos Autor Em 19/05/2022 às 22:12, LEONTEC disse: Certo! Veja se esse sinal +3.3VS_ON está subindo quando aperta o botão power. Acendo algum LED quando power é acionado? sinal +3.3VS_ON não sobe quando pressiono o botão power.
Postado 22 de Maio de 2022 4 anos Autor Em 20/05/2022 às 08:33, LEONTEC disse: @JoseS , meça os sinais que passe, a tensão de +1.5VS só vai subir quando a placa ligar. Então, pegando desse ponto quando esses 9V vai a 0, seguindo esse circuito pelo esquema, você vai ver que o sinal PWRSW 3.3VA vai ser liberado pra chegar ao pino 125 do IO para ligar a placa. Já veja se essa tensão está chegando nesse pino. Depois segue com as aferições da sequencia. ADAP_IN com 3.3v +1.1VA na bobina L30 tensão do S5. AC_OK# tem que está e 0. PM_SLP_S5# essa tensão vai em nível alto antes do PWRBTN# pulsar para nível baixo. LRST1# estado S5 PM_RSMRST# antes e depois. PWRBTN# antes e depois de apertar o power. PWRSW 3.3VA - OK esta chegando ADAP_IN - OK esta chegando +1.1VA na bobina L30 - OK esta chegando AC_OK# OK esta 0 aferido no mosfet Q87(sinal sai da PCH) PM_SLP_S5# tem 0,69V continua com a mesma tensão pressionando o botão LRST1# - chega 3V PM_RSMRST# antes - 0,39V / Depois - 0,39V PWRBTN# - antes - 3V / Depois - 3V
Postado 23 de Maio de 2022 4 anos 13 horas atrás, JoseS disse: PM_SLP_S5# tem 0,69V continua com a mesma tensão pressionando o botão Esse sinal deveria subir para 3.3v depois do botão power, ou seja, assim que o sinal PWRSW for enviado, e esse sinal já está com mv antes disso, ele deveria ser 0 antes do power e depois do power 1 (nível alto). 13 horas atrás, JoseS disse: PM_RSMRST# antes - 0,39V / Depois - 0,39V Esse PM_RSMRST# deveria subir segundos depois que PWRSW volta para 0, e ele deveria permanecer em nível alto 3.3v. 13 horas atrás, JoseS disse: PWRBTN# - antes - 3V / Depois - 3V Esse deveria pulsar para 0 isso não está acontecendo. Esse sinal PM_RSMRST# está como se tivesse com uma fuga na linha. "RSMRST# não é desativada até pelo menos 10 ms após S5_3V ser válido. tempo de aceleração (10~90%) <50ms"
Postado 23 de Maio de 2022 4 anos Autor 2 horas atrás, LEONTEC disse: Esse sinal deveria subir para 3.3v depois do botão power, ou seja, assim que o sinal PWRSW for enviado, e esse sinal já está com mv antes disso, ele deveria ser 0 antes do power e depois do power 1 (nível alto). Esse PM_RSMRST# deveria subir segundos depois que PWRSW volta para 0, e ele deveria permanecer em nível alto 3.3v. Esse deveria pulsar para 0 isso não está acontecendo. Esse sinal PM_RSMRST# está como se tivesse com uma fuga na linha. "RSMRST# não é desativada até pelo menos 10 ms após S5_3V ser válido. tempo de aceleração (10~90%) <50ms" @LEONTECvou analisa o circuito desse sinal PWRBTN# lembrando que não tenho o 1.5v primario.
Postado 23 de Maio de 2022 4 anos 1 hora atrás, JoseS disse: lembrando que não tenho o 1.5v primario. Mas essa tensão só vai subir quando a placa ligar amigão. Essa tensão é o menor dos problemas dessa placa...Sem o funcionamento dos sinais que citei no meu post mais acima, nada depois delas vai funcionar. Se não for problema no IO, vai ser o chip Hudsion-M1 como problema.
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.