Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Positivo xci7660 - NS4SL01 MB REV 1.3 - não liga

Avalie este tópico:

Argon Soul

Posts em destaque

Estou com essa placa mãe de notebook que não liga, testei ela com meu multímetro e notei que toda a linha de 19 v da placa está em curto e não consigo achar quem é o causador em específico, já testei a entrada de alimentação que é onde a voltagem morre e ela está normal, mas o curto ainda continua na placa.

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Argon Soul Achou esquema dessa placa ? Injete tensão nessa linha com a fonte de bancada e verifique o consumo de corrente. Remova o RSHUNT, injete do lado 1 everifique o consumo de corrente e faça o mesmo do lado 2. Comece com uma tensão baixa, entre 2~5 volts e 2a de corrente, se o consumo tiver bem alto, alguém vai aquecer..

• Joinha 1
Link para o comentário

• FLAVIOTECH alterou o título para Positivo xci7660 - NS4SL01 MB REV 1.3 - não liga

@Argon Soul Vamos lá. Essa imagem é referente ao seu circuito de entrada, desde o DCJACK (conector do carregador) até o RSHUNT além do circuito de proteção. O engenheiro vai dando nomes as linhas como referência para os circuitos. Perceba que na entrada dos 19v antes do indutor PB3001, essa linha se chama +AC_IN, após o indutor ela já passa a se chamar +DC_IN_A onde chega até o mosfet PQ3101 e também desce para o circuito de proteção. Depois do mosfet PQ3101 ela já se chama +DC_IN_B. O nosso RSHUNT aqui é o PR3101 e depois dele a linha de 19v já passa a se chamar +DC_IN. Então, eu lhe recomendaria remover o PR3101 e com o multimetro em escala de continuidade com bipe, verificar de um lado e do outro onde está dando continuidade com o terra. A partir disto, vc pode injetar tensao para tentar encontrar o componente defeituoso.

WhatsApp Image 2022-05-26 at 17.26.04.jpeg

Link para o comentário

@ribeirodanilo93 ótimo vou dar uma estudada na placa. Eu lembro q quando eu abri a placa esse PB3001 q é um resistor estava com uma aparência meio de queimadoz ent troquei só que eu havia pensado que era um capacitor e não um resistor, ele estava com resistência praticamente nula então pensei ser um capacitor em curto.

Link para o comentário

@Argon Soul Amigo, eu entendo que vc tá se esforçando pra tentar o reparo desta placa, mas perceba que ainda lhe faltam alguns conhecimentos mínimos que até pra gente tentar lhe ajudar vai acabar ficando muito trabalhoso. Estude um pouco mais sobre eletrônica, componentes, resistencia, tensão, corrente etc.
Se vc estiver aferindo nas bobinas do vcore por exemplo elas sempre vão acusar baixa resistência e provavelmente vão bipar, pois essas linhas realmente tem baixa resistência. Pra piorar vc ta sem o acesso ao esquema da placa, pra um reparo sem esquema vc já precisa ter um dominio legal do assunto. Lhe recomendo a levar o equipamento em um profissional.

Link para o comentário

@ribeirodanilo93 Cara é o seguinte, desde criança meu sonho é consertar aparelhos eletrônicos em geral e aprendi eletrônica práticamente sozinho, essa placa é descarte e me deram pra eu ir pegando experiência, de dia eu trabalho e de noite eu tento efetuar consertos em geral, essa semana eu já consertei um notebook e um Cinebox que estavam com defeitos simples. Alguns componentes eu sei quais são mas eu não sei qual o comportamento deles com o multímetro.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...