Jump to content

ribeirodanilo93

Members
  • Content Count

    184
  • Avg. Content Per Day

    0.07
  • Joined

  • Last visited

  • Credit

    65
  • Country

    Brazil

Community Reputation

21 Level 4

1 Follower

About ribeirodanilo93

  • Rank
    Membro Pleno
  • Birthday 11/25/1993

Personal Information

  • Sexo
    Male
  • Location
    Salvador

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Já tentou ligar o aparelho na fonte assimétrica para verificar se há algum consumo ou pulso de boot ?
  2. Bom dia meus amigos ! Estou com uma placa aqui, Asus Prime A320M-K que não liga nada. Verifiquei a tensão de standby, tem os 5v e a tensão de power de 3.3v. O que identifiquei de anormal foi a alimentação da bios, Nos pinos 1,3,7 e 8 apresentavam apenas alguns milivolts, em torno de 0,60/ 0,70v. Essa bios é de 1.8v, removi o ci e medi nos pads da placa, eai subiram as tensões normais, de 1.30/1.40v. Regravei o chip e soldei novamente, porém continua com a alimentação insuficiente. Primeiro passo seria substituir o chip ou algum outro teste que poderia fazer ? Achei estranho o chip estar com problema pois o software reconhece, faz a leitura e gravação sem erros. Referência do chip w25q128fw
  3. Não tenho o recurso necessário pra realizar essa etapa. Fiz uma técnica que vi ontem por aqui, que consiste em remover a bios, regravar, startar a placa e sim depois de um tempo ressoldar ela. Mas também sem sucesso.
  4. Injetei uma tensão de 3.3v na linha do SUSP# eai sim são gerados os 3.3vs e 5vs, mas ainda assim a placa continua com o mesmo sintoma.
  5. Só uma dúvida amigos, quando temos uma # após um sinal, significa que ele está em nível alto, correto ? Estou com uma placa aqui na mesma situação. Dependo de um sinal SUSP# que sai do SIO e gera os 2 sinais de habilitação de um CI, para gerar 3vs e 5vs. Pela lógica e pela minha limitada compreensão, esse sinal já deve estar presente na placa ao conectarmos a fonte ou a bateria, ao pressionar o power esse sinal vai a zero habilitando outros sinais aparecerem na placa. Se puderem me dêm uma ajuda
  6. Não, em nenhum dos dois pinos. Então tá faltando esse sinal de habilitação, me parece que eles vêm de um sinal chamado SUSP# do SIO. Esse sinal sai do pino 124 do SIO, é um sinal de nível lógico alto, então em apenas conectar o carregador ele já estaria presente no circuito, ao pressionar o power esse sinal vai a zero, habilitando o U13, correto ? Esse sinal SUSP# consigo detectar ele com o multímetro ? Não tenho osciloscópio. Aferi com o multímetro e não encontrei nada. 😕
  7. Ressoldei o U13, agora sem curto, porém ainda sem tensões VS
  8. Eu verifiquei aqui o CI responsável pelas tensões transferíveis de 3.3va para 3vs e 5va para 5vs, o CI está recebendo as duas tensões, pressiono o star e fiz a aferição e não estão sendo liberadas os 3vs e os 5vs. Verifiquei também que o pino 8 e 9 do U13 estão bipando com o terra, verifiquei também pelo J11, está bipando com o terra. Teria algum teste que eu pudesse fazer para verificar se de fato o problema da placa é esse que nao seja substituir o CI ?
  9. Como faço pra aferir essas tensões ? Não tem serigrafia nesses capacitores..
  10. Vou analisar os circuitos das tensões transferíveis e PCH. Tensões da bios estão OK. Segue link do esquema.
  11. Então amigos, fiz mais algumas análises e vos trago estas informações para ver se faz sentido a minha linha de raciocínio. Essas duas tensões +CPU_CORE e +VCC_GT são as tensões que alimentam o processador, certo ? Essas tensões são geradas a partir do chaveamento de 4 mosfets, 2 de alta e 2 de baixa (vou deixar as fotos do esquema com os componentes mencionados) Eu verifiquei que a tensão de alta chega no dreno dos mosfets, mas não chega o sinal no GATE para fazer o acionamento. Estes sinais Vcore_HG (aciona mosfet de alta) e Vcore_LG (aciona o mosfet de baixa) são gerados pelo PU1402 (NCP81216). Eu verifiquei, este CI está sendo alimentado no pino 12 com 20v, liguei a máquina, mesmo com esses poucos segundos que ela fica ligada daria pra identificar se esses pulsos estariam sendo gerados, mas não estão. Então acredito que o defeito de fato esteja nesse CI PU1402, o que me dizem amigos ?
  12. @Alfar72 se tivesse alguma forma de te mandar o arquivo, eu o faria, mas realmente o fórum tem algumas regras. Vc precisa participar mais, criar mais conteúdo para poder ter créditos e comprar o acesso aos arquivos.
  13. Já tentou a regravação da bios ? Se a máquina ao menos inicia (sem vídeo) é possível que as tensões primárias estejam ok. obs. não é a forma ideal aferir essas tensões usando como referências as portas USB.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...