Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Código SMD


Posts em destaque

@reinaldd Nunca vi essa placa aí acho, o que é? Fiquei curioso. ;D

O Q8 parece ser um mosfet tipo N provavelmente um 2n7002 faria o trabalho, o que assusta são as trilhas de source e drain que não parecem compatíveis com o invólucro mas pode ser que sejam largas apenas pra indicar que são GND, aqueles do lado direito da foto Q17 e o outro são idênticos a ele?

Já o Q13 parece ser um também um mosfet tipo N só que de maior corrente, algo na casa dos 3A a 7A x 50V imagino.

É pura especulação, não fui capaz de identificar os componentes especificamente, me baseei no fato de ambos recebem no máximo aproximados 2.5V em seus gates se bem interpretei o circuito. 

Com esse aparelhinho: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
 muitas vezes é possível identificar componentes como estes até mesmo quando já apresentam fuga porque ele trabalha com baixa corrente e baixa tensão e faz o teste muito rapidamente.
Vale apena investir em um caso ainda não tenha.

 

Eu tenho a impressão de já ter encontrado esse Q8 em outras placas, mas não recordo de nada além de ter visto eles.

 

@zazulak Consegue dar um help aqui.

 

@CJ @Paulo Noce @FDONATO @Gilson Macedo por favor quem dispuser do tempo necessário, além de dar um help aqui, por gentileza mover o tópico em questão para a área de identificação de componentes. 

Editado: por Jack O'Neo
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@reinaldd Muitas vezes a serigrafia em cima do componente é útil sim, no entanto tem fabricantes de placas que pedem para o fabricante de componentes por uma serigrafia diferente da padrão, pode ser que seja o caso.
Pode ser também que dei azar na pesquisa, o google está meio ruim de resultados nos últimos tempos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

analisando na base do olhômetro e aplicando técnicas de achologia:

 

O componente de 6 patas é um fet, provavelmente canal P. Por que canal P? Porque o gate dele está ligado ao pino 4 (coletor) de um optoacoplador. E os 4 pinos ligados juntos (dreno) aparentemente estão indo para o ponto 24VFAN+. 

 

O de 3 patas, parece ser um fet cnal N, porque é acionado pelo pino 3 (emissor) de um opto, e parece ter o pino 3 aterrado. 

 

Confirme onde cada pino é ligado.. isso ajuda muito a descobrir qual componente é. 

 

Fets canal P de 6 pinos não são fáceis de achar pra comprar (alguns notebooks usam na linha de alimentação da tela), mas você pode adaptar um com invólucro SOT-23 comum no lugar. É só soldar o gate onde ia o pino3 do original, source onde ia o pino 4, e dreno onde iam os outros pinos juntos (lembrando que nesses componentes de 6 pinos, invólucro SOT23-6, se conta os pinos como num integrado). Como aparentemente o que ele faz aí é chavear a alimentação de uma ventoinha, pode usar um AO3401, que suporta até 3A.

 

No caso do de 3 pinos, não se sabe o que ele faz aí, mas se ele não chaveia uma carga maior que 3A, pode usar o AO3400, e se não passa de uns 200mA, o 2N7002 que o @Jack O'Neosugeriu. Esse 2n7002 tem aos montes em placa de notebook.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, reinaldd disse:

estes códigos deles não servem para nada?

Sim e não. Como o espaço no componente é pequeno, os fabricantes colocam um código resumido (marking code). Consultando o datasheet do componente, dá pra saber o código, mas pra isso tem que saber qual componente é. Existem na net algumas listagens para busca reversa (smd handbook), mas não englobam todos os componentes. 

Para complicar, as vezes o marking code do componente inclui informações de data de fabricação e lote, ou seja: nem sempre o marking code que corresponde ao modelo é o código inteiro.. pode ser só parte dele. Por exemplo, no transistor de 3 pinos, pode ser que o código seja só as  2 primeiras letras.

 

Uma forma de fazer a busca reversa por marking code é colocar no google o nome do invólucro, a palavra "marking" (sem as aspas) e o código escrito no componente. 

Por exemplo, se você tem um componente igual a esse de 3 patas da placa, escrito 702, o termo de busca seria (sem as aspas) "sot23 marking 702". Pode preceder o termo por "filetype:pdf", para buscar só em arquivos pdf. O primeiro resultado já entrega o nome do componente: 2n7002. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...