Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Testador de componentes LCR-T7


Posts em destaque

Olá amigos, 

 

Recentemente comprei o testador de componentes LCR-T7 e após alguns testes o aparelho deu defeito. Agora ele só mostra o resultado "Diodo Zener", mesmo sem componente. Ao abrir notei alguns componentes queimados mas não consigo saber qual componente que é. A princípio parece ter queimado o indutor, um diodo e um capacitor. Alguém tem um testador desse modelo para me passar qual componente é? Seria os componentes L1, C14, D2

 

Não acho o esquema dessa plaquinha

20221130_103350.jpg

20221130_103957.jpg

IMG_20221127_222712.jpg

IMG_20221127_224746.jpg

IMG_20221130_102559.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez em sua análise, deva incluir o U7 também...

 

Pelas características do capacitor "defeituoso", vc pode testar o capacitor C10, que parece ser igual em tamanho e cor, pode pegar o valor dele como base!!!

 

D2 tem aparentemente as mesmas características de D3 e D4.

 

Já o indutor, está parecendo ser um 2R2 (2uH2). Se ele realmente estiver com defeito, uma das formas é tentar rebobiná-lo, contando antes as suas espiras e usar fio igual.


Flw...

Editado: por nagkiller
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se é permito o link, mas achei isso, mas não tem alguns valores. Talvez te ajude em algo, mesmo sendo outra versão.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

T7-mod-obelix2007.thumb.png.c0ca1bbcc065b2c6d778155423e246e0.png

 

 

 

10_LCR-TC1.thumb.JPG.1f200dbe121fa6028ce52ef23381a9f5.JPG


Flw...

Editado: por nagkiller
  • Joinha 2
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Telmo Nogueira Creio eu  que pelo valor do equipamento é inviável o conserto , pois como é um equipamento de medição barato pode ficar alterado as suas leituras após o conserto, corre para um novo e guarde o restante do que sobrou como bateria ,lcd , e demais componentes que não se altere. é minha opinião 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu LCR TC1 utiliza a mesma placa c5.1.3 que o seu. A área defeituosa do seu medidor é um step-up, responsável por gerar 31 volts para testar diodos zener. Talvez o capacitor c14 tenha entrado em curto e por isso queimou o diodo. Talvez volte a funcionar se substituir o diodo D2 e o capacitor c14. O capacitor c14 é um T4, ou seja, é um 1N4148WS. O capacitor c14 é um capacitor SMD comum de cerâmica, deve ser de alguns picofarad, mas o importante é escolher um capacitor que suporte tensão maior que 31 volts, se não ele vai entrar em curto novamente.

 

O circuito integrado step-up é um HYEQG, não encontrei o datasheet dele.


Infelizmente ainda não há um datasheet da placa inteira para a nossa versão. O principio de funcionamento é o mesmo, apenas alguns componentes foram alterados.

 

359044334_tc1c5.1.3step-up.thumb.jpg.8232fe6b2b8864b7c5cef93d8f9ab631.jpg1980265616_tc1c5.1.3board.thumb.jpg.0e40170156aa982ec971450172732bb5.jpg

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Hello, unfortunately I couldn't solve the problem, I didn't find the CI HYEQG to change it, nor the datasheet to understand it.  I'll wait for some more information to appear.

 

Olá, infelizmente não consegui resolver o problema, eu não achei o CI HYEQG para trocá-lo, nem o datasheet para entendê-lo. Vou esperar aparecer mais alguma informação. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Olá Telmo , tenho o mesmo testador que você e com a mesma versão de placa , a c5.1.3  , entretanto o meu está com outro problema , quando aperto o botão, ele liga , mas permanece a tela congelada em testing.....  até acabar a bateria . Ja identifiquei o problema , é um ci smd SRV05-4  (U-6) que faz a segurança do processador contra descargas ESD , talvez queimado porque eu tenha ligado um capacitor sem antes descarrega-lo , mas de qualquer forma vou comprar e testar e depois posto o resultado aqui no site.

Estou te informando porque nesta minha procura encontrei um site em Russo que aponta o ci HYEQG como sendo um SY7200A , inclusive se você procurar para compra-lo no aliexpress ele fornece a indicação HY..... , porque o resto é data de fabricação e algumas variações de temperatura de trabalho . Estou postando o endereço original do site , caso você queira dar uma olhada para ver se ha mais alguma informação que lhe sirva . Espero que isso lhe ajude !

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 2 meses depois...

  

Em 08/04/2023 às 12:47, Telmo Nogueira disse:

Muitíssimo obrigado pela informação! Vou comprar sim, e ver se funciona! 

 

🙌🏻👍🏻

Tô com exatamente o mesmo problema, exatamente a mesma placa.
Quando liga, o aparelho fica travado nesse teste de zener. Pelo teste que fiz, O diodo D2 (que foi o primeiro que percebi que estava danificado assim que abri o aparelho) está em curto e esquenta pra kct também quando o aparelho tá ligado. O meu queimou testando zener. Como podem fabricar um aparelho tão lixo? Ia tentar trocar o diodo mas pelo visto não vai adiantar.
Vc achou uma solução?

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já retirou o capacitor e fez a aferição se ele está ok ou em curto/aberto?

 

No lugar de D2 experimente medir e se estiver em curto, usar apenas para teste um D7 ou M1 que é um 1N4007 smd ou então soldar um discreto mesmo a fim de testes.

 

Alguns desses componentes podem ser encontrados em sucatas de placa mãe, placa de vídeo, etc... poderia remover alguns e testar.

 

Experimentar injetar tensão na linha do catodo de D2 e ver o que mais esquenta.

 

Pelo estrago causado, você tentou medir algum capacitor carregado, então deverá seguir também as trilhas na qual foram conectados os terminais do capacitor a fim de encontrar mais componentes danificados.

 

Acreditando que o produto já está praticamente perdido, se você conseguir corrigir os problemas, já estará no lucro!

 

Flw...

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que o problema do meu foi resolvido. Eu já sabia que o diodo estava em curto. Resolvi substituir apenas ele por um 1N4148 e fazer um teste. E adivinha? Voltou a pegar:

No improviso. Agora vou só melhorar essa soldagem. Não vou mais testar zener nem capacitor nele. Vai que da ruim de novo.

ImagemdoWhatsAppde2023-07-08(s)21_24_08.thumb.jpg.dfe0264164c4a6c52f7dc74d2165c4d6.jpg

 

Editado: por papaco
  • Joinha 1
  • Legal 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Se o seu veio quebrado, poderá comprar outro verificando se há o modelo dele.

 

Aqui há alguns exemplos: Display LCD TFT colorido

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Flw...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Em 19/09/2023 às 19:18, edilsonleite disse:

alguém tem esse display? O meu, veio quebrado

O meu tmb veio quebrado, antes de ter o problema no diodo. Mas por um milagre achei no face um cara que tinha esse mesmo display e ainda é da minha cidade. Ele fez a doação e fiz a troca
Tai as fotos de como o aparelho chegou e depois a substituição.

O melhor é que o aparelho saiu de graça pra mim, pq o chinês reembolsou no mesmo dia que chegou, depois que mandei o vídeo da tela quebrada. rs.

 

IMG_1690.MOV_snapshot_02.54.484.jpg

IMG_1726.JPG

IMG_1728.JPG

Editado: por papaco
Correções
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...