Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Testador de fonte ATX

Avalie este tópico:


temyth

Posts em destaque

Possuo outro tópico no fórum a  respeito de uma fonte de  800w  corsair, com tensão baixa na linha de 12v pci express, as linhas do conector atx e do processador não caem voltagem, porém a do pci express cai cerca de  0,6v  com 40w de consumo.  Ela foi usada em mineração então os cabos do pci express tem um ótimo motivo para estarem em mal estado,  porém  não  tenho mais placas de vídeo  para   fazer o teste de stress e  diagnosticar cabo por cabo se está tendo queda de tensão,  além de que costumo fazer reparos em fontes atx e é interessante ter algum equipamento para testar elas sob stress.

É por isso que criei este tópico, pensei em fazer um equipamento para realizar um teste de stress na fonte,  sei que já existem equipamentos assim mas custam mais de 2k, o  que é um valor alto, pensei em fazer algo simples que estressasse a fonte com segurança.

Pensei em uma resistência, mas achei que seria um circuito muito fechado e que eu não teria um bom controle sobre o consumo. Gostaria de ideias de como posso gerar uma carga com segurança.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando post.

Cedi para a ideia das resistências, coloquei duas em paralelo e medi o consumo em 12v, deu cerca  de 1,4a.  Além disso  coloquei dois fans  de servidores para refrigerar as resistências, que pesam 1,5a em 12v. Em breve estarei postando como fiz com detalhes e fotos, mas ainda estou aberto à ideias, pois a carga continua sem muito controle nem segurança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@temyth Ola colega. A linha dos 12v das ATX geralmente fornecem correntes bastante elevadas. Por exemplo uma ATX de 700w da thermaltake informa que a corrente forcecida em 12v pode ser de ate 54A.

 

Acredito que se vc ligar somente as resistencia e os fans (2,9A) , não é o suficiente para o teste de stress.

 

Ja pensou na ideia de utilizar um farol automotivo modelo H4? Ele possui a luz alta e baixa, o consumo de corrente é elevado. 
Vou mandar o video de um farol que tenho aqui. 

Ou senao pode utilizar uma ou varias lampada P21W ( lampadas de seta automotiva) Vai adicionando uma a uma, dessa forma vc vai subir a carga gradativamente. 

 

Se for uma fonte xing ling, ao colocar o farol de carro ela vai desarmar na hora. E se tentar ligar a fonte com a lampada é bem provavel que a fonte nao irá ligar pois é um carga um pouco alta. Mas se for uma fonte fiel e de qualidade acredito que o teste pode ser valido. 

 

O ideal para esses testes é conseguir subir a carga gradativamente, pois se colocar toda a carga de uma só vez a fonte entra em proteção e desarma.

 

Nao estou afirmando que da certo, é apenas uma ideia. Veja os videos e observe as correntes que as lampadas consomem. No primeiro video eu liguei o farol na luz baixa, e depois aciono a luz alta tbm.

 

 

 

 

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...