Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica O básico das pontas de ferro de solda - Desgaste

Avalie este tópico:

Gercino Satiro

Posts em destaque

O ferro de solda("ferro") é uma das ferramentas essenciais para o técnico em eletrônica, isso acho que todos concordam, então cuidar bem dele deve ser uma obrigação quase religiosa. Aqui destaco uma parte do 'ferro', a sua ponta.
Encontramos muitos tipos de 'ferro' no comércio, e vários modelos ajustáveis com pontas facilmente cambiáveis estão disponíveis, no entanto normalmente o valor investido em sua ferramenta traduz a qualidade... Bom, Bonito e Barato é quase como encontrar um ET de sunga. Toda via tendo que conviver com alguns "ajustes financeiros" me parece importânte minimizar o problema, então a ponta do 'ferro' é uma parte fundamental deste conjunto. Sem entrar no mérito de informações mais técnicas como têmpera, metal e forma, sugiro uma atenção especial para suas pontas('ferro') já que a maioria sofrem desgastes bem visíveis. Limpar a ponta do 'ferro' antes, depois e durante a soldagem é uma boa prática. Utilizar esponja metálica apropriada e esponja vegetal faz parte da rotina de uso, e alguns utilizam as duas dependendo da soldagem...  eu mesmo muitas vezes utilizo as duas. Nunca guarde o 'ferro' com a ponta suja, pois a ação natural do desgaste ficará mais presente e além de acelerar o desgaste os resultados das soldagens serão fortemente comprometidos. Não "entre" na paranóia que o desgaste está muito acelerado, a peça desgasta mesmo o importante é mante-la limpa e ter outras reservas. As pontas mais finas geralmente se entragam mais rápido, por pouco metal na área de soldagem e normalmente temperatura de trabalho mais alta. Mantenha suas pontas('ferro') em local apropriado como um pote plástico ou mesmo um saco plástico, e todas elas devem estar bem limpas. Evite palhas de aço na limpeza, utilize apenas a suas esponjas metálica e vegetal umedecida.
Bom trabalho a todos.:.

Sem título1.jpg

• Joinha 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu mesmo, nas emergências da vida já usei o ferro de solda de maneiras erradas, um exemplo é quando preciso fazer algum reparo em carcaças e é necessário calor para derreter o plástico ou mesmo ressoldar os rebites desses teclados novos de notebook que estão vindo.

O calor do ferro em contato com plástico acaba com a ponta do soldador...

Editado: por elias.girardi
Link para o comentário

Em 29/03/2023 às 19:14, elias.girardi disse:

O calor do ferro em contato com plástico acaba com a ponta do soldador...

Expandir  

Exatamente @elias.girardi. Depois de estragar pontas com os serviços que citou e outras tampas plásticas acabei separando um ferro "genérico" para função. Como também para remover conectores FPC.

Link para o comentário

• 3 semanas depois...
  Em 13/04/2023 às 19:55, RST2112 disse:

@Gercino Satiro Eu prefiro utilizar pasta para soldar da Cobix para limpeza da ponta do ferro de solda. Deixo o potinho junto do suporte do ferro e sempre que preciso mergulho a ponta na pasta. No meu caso, tem me servido melhor que esponja metálica ou vegetal.

Expandir  

Neste caso, usando pasta para auxiliar na limpeza, a esponja vegetal umedecida ou metálica irá limpar a ponta retirando o que sobrou do breu e outros componentes. Experimente a combinação pasta mais esponja, irá perceber o ótimo resultado.

• Joinha 1
Link para o comentário

Em 14/04/2023 às 11:20, Gercino Satiro disse:

Neste caso, usando pasta para auxiliar na limpeza, a esponja vegetal umedecida ou metálica irá limpar a ponta retirando o que sobrou do breu e outros componentes. Experimente a combinação pasta mais esponja, irá perceber o ótimo resultado.

Expandir  

Realmente o resultado é muito bom.

Link para o comentário

Vocês costumam deixar a ponta do ferro estanhada quando não está sendo utilizado e depois de desligar ele? Eu sim, e apesar do aspecto feio quando esfria ela não perde a aderência, desde que limpe na esponja antes de soldar de novo.

Não sei vocês, mas já usei pontas feitas de fio rígido de cobre e funcionaram melhor que as originais, para o momento só não estou usando porque meus ferros onde eu as usava queimaram e recentemente, em vez de comprar novas resistências comprei um Hikari Power, mas mais para frente vou recuperá-los para serem o backup.

Link para o comentário

Em 19/04/2023 às 18:30, Guilherme P. disse:

Vocês costumam deixar a ponta do ferro estanhada quando não está sendo utilizado e depois de desligar ele? ................

Expandir  

Deixar estanho na 'ponta' realmente é uma boa prática na conservação, porém me parece ter efeito efetivo para 'pontas' que passam períodos longos sem trabalho. A 'ponta' de solda que uso diariamente não deixo estanho, mas a 'ponta' fixa em outro ferro, de menor uso, deixo com estanho. As 'pontas' guardadas, fora do ferro, não deixo com estanho, mas antes de guardar foram bem limpas.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...