Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

bios Positivo / POS-PIG41B0 / Rev. 1.0

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá,

quem conhece ou já resolveu um problema com essa placa mãe ? Tenho aqui uma dessa (com Pentium E5800 / 2x 2GB DDR3 / HD 1TB MBR NTFS) e não consigo fazer o boot. Iniciando ela, eu consigo entrar no Bios e até mudar e fazer ajustes mas quando sai, a tela fica preta com uma barrinha em cima piscando. Já tentei uma reinstalação com um Windows 10 no modo MBR, mas fica na mesma. Sera que a placa mãe pifou ou o Bios é velho demais ?

Eu Tenho aqui os arquivos de um IPM41-D3 que parece igual, mas não tenho coragem de testar. E aquele Bios da Intel WV0018P.BIO que serve não se deixe usar com o afudos.

michkru

20230413_125628_20230413_132058821.thumb.jpg.d00f24ea3fdcc5bb49d11217658d8ba7.jpgPIG42B0-Bios.thumb.jpg.5a1b34ff24418b069c7c8629f4a490f7.jpg

PIG42B0-Bios.thumb.jpg.5a1b34ff24418b069c7c8629f4a490f7.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu não tenho um Bios novo correto, eu fiz uma coisa bem arriscada

Efetuei um flash com um Rom de uma outra placa mãe: IPM41-D3

E bem interessante, isto funcionou e o ROM é compatível !!!

Infelizmente a versão é ainda mais antiga (0103 em vez de 0302) e ainda não resolveu.

 

Até, e um bom fim de semana

Bios-IPM41-no-PIG41.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

a troca do Bios infelizmente mudou nada e eu então estou pensando em uma outra falha que não permite o uso normal dessa placa mãe. Olhando nela com uma lupa já descobri um capacitor estranho de 6,3v com 1800uF. O capacitor suspeito já tem uma meia bola em cima e o teste com o multímetro confirmou que ele perdeu a capacidade. A semana que vem eu vou tentar de trocar ele...

 

 

Condensator-Defeito.jpg

Editado: por michkru
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...estou desistindo ! Tirei esse capacitor que pareceu estranho para uma análise detalhada mas não deu certo. Ele estava com 1840uF ou seja em pleno funcionamento. Ainda efetuei um Memtest que não emitiu nenhum erro. Eu acho o chip responsável para o vídeo e a memória abaixo do pequeno dissipador (AC82G41 - SLGQ3) está com defeito e precisa ser trocado. A troca requer um profissional e isto não vale mais pela idade dessa placa mãe. 

Obrigado pelas dicas e suas ajudas !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, michkru disse:

...estou desistindo ! Tirei esse capacitor que pareceu estranho para uma análise detalhada mas não deu certo. Ele estava com 1840uF ou seja em pleno funcionamento. Ainda efetuei um Memtest que não emitiu nenhum erro. Eu acho o chip responsável para o vídeo e a memória abaixo do pequeno dissipador (AC82G41 - SLGQ3) está com defeito e precisa ser trocado. A troca requer um profissional e isto não vale mais pela idade dessa placa mãe. 

Obrigado pelas dicas e suas ajudas !!!

amigo, capacitor não é só capacitância, a esr dele altera, vc deve trocar ele se estiver com mínimo de estufado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@michkru Bom dia, tentou ao menos trocar este capacitor? Ou apenas mediu?

Como já foi citado acima, capacitores eletrolíticos devem ser trocados ao menor sinal de estufamento em seu encapsulamento. 

Mesmo um capacitor não estufado pode estar esgotado e sem capacidade de reter energia dentro dele, ocasionando diversos problemas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok !!!

Hoje o culpado capacitor foi flagrado - foi mesmo esse capacitor de 6,3v 1800uF que estava com problemas. Troquei ele por um de 16v 1800uF e eu não acreditei, mas ebbaaa, resolveu !

 

20230419_155658_20230419_160616913.thumb.jpg.ebaee0cfed2c8ef24fcbdd9ec4a2e971.jpg

 

Screen.jpg

 

Já fiz uns testes e instalei um Win 10 de 64bit e até agora parece tudo normal. 

 

!!! RESOLVIDO !!!  

 

Editado: por michkru
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@e_favero, sim, mas como eu já expliquei em cima, não é possível de usar essa versão porque dentro de meu bios não tem a opção para ativar a atualização com o F7. E o afudos não aceita o formato *.bios ! Mas claro, se você sabe como fazer isto ou se tiver uma versão que funcione no windows, eu estou pronto de mudar !  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, michkru disse:

@e_favero, sim, mas como eu já expliquei em cima, não é possível de usar essa versão porque dentro de meu bios não tem a opção para ativar a atualização com o F7. E o afudos não aceita o formato *.bios ! Mas claro, se você sabe como fazer isto ou se tiver uma versão que funcione no windows, eu estou pronto de mudar !  

@michkru, baixe este arquivo que é para gravação via DOS ou Windows:

 

* vais ter que usar um pen drive bootável ou alguma versão do programa "afuwin". No caso do DOS, tente assim:

afudos mybios.rom /P /B /N /C /E /X         onde mybios.rom é o nome do arquivo que você está usando. Podes renomeá-lo antes para dg41.rom

 

* caso haja erro dizendo que a ID não confere, tente outras versões do programa afudos. Se mesmo assim não der certo, a solução é achar alguém com gravadora de BIOS para gravar direto no chip, que no seu caso, é encaixado na placa e pode ser removido...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...