Jump to content
  • Content Count

    185
  • Avg. Content Per Day

    0.07
  • Joined

  • Last visited

  • Credit

    29
  • Country

    Brazil

Community Reputation

85 medal 1

1 Follower

About e_favero

  • Rank
    Membro Pleno
  • Birthday 12/18/1983

Personal Information

  • Sexo
    Male
  • Location
    Novo Hamburgo

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Olá pessoal, tudo bem com vocês? Cliente reclamava de estar muito lento e desligando sozinho. Percebi que esquentava muito, o cooler disparava e poucos minutos depois ele congelava, travava totalmente. Após a limpeza e troca da pasta térmica (Arctic MX-4) da CPU e GPU ele não congelou mais e não desligou mais sozinho. A lentidão resolvi instalando o Windows 10 + 4 gigas de RAM que vendi pro cliente (este modelo tem CPU, GPU e 4GB de RAM soldados na placa). Então devolvi o equipamento feliz pela graninha que entrou e julgando estar resolvido o problema. Bem, após alguns dias o cliente me trouxe de volta e é aqui onde quero chegar: ao ligá-lo, me deparei com desligamentos ao carregar o Windows 10, mas algo que me chamou a atenção foi que o HD permanecia ligado apesar de todo o restante da máquina estar inoperante, inclusive LEDs. Percebi que no SETUP a data/hora estavam bem atrasadas como se fosse do dia que entreguei ele (vendi também uma bateria pra CMOS porque a do cliente estava com 2,4V ou menos se não me engano). Conferi bem se havia plugado o cabinho da bateria na polaridade certa e estava. Desconfiei que pudesse se bug do BIOS tanto os desligamentos repentinos quanto a data/hora erradas por trabalhar tanto tempo com a bateria mais fraca. Então troquei o HD por um meu de testes, corrigi a data/hora e instalei o Windows 7 pra poder regravar a mesma versão do BIOS ou gravar uma versão mais antiga (já veio pra mim com a versão R2087H4 que é a última) para testar se iria resolver meus problemas. Desde que botei meu HD e formatei ele não tinha desligado mais, então gravei a versão R1031H4 do BIOS que parece ter corrigido o bug de data/hora, mas percebi que: 1. se após o POST o cooler fica girando no máximo, ele carrega o Windows normalmente, não desliga sozinho e posso usar o notebook o tempo que quiser. 2. se o cooler fica girando normalmente após o POST acontecem os desligamentos repentinos. Li neste tópico abaixo que o amigo @Roberto275803 disse ter pego um caso assim que o defeito era num resistor de 6 pernas aberto. Gostaria de uma ajuda pra tentar identificar ele pois não há identificação dos componentes na placa... Aqui está o esquema: https://eletronicabr.com/files/file/9173-esquema_schematic_sony-_mbx-237_v030_-_rev_13_2390-eletronicabrcomrar Obrigado! ### Edit. - notebook devolvido sem conserto.
  2. @Wesley Camargos, esta placa é a mesma da ECS. Há uma orientação no site da ECS dizendo que é preciso mudar o jumper do Intel ME antes de fazer a gravação do BIOS.
  3. Este BIOS é versão 203 (06 Nov 2012). Serviu num X202E, porém, mudou o nome da plataforma para X202EP...
  4. Obrigado @Carlos Porto e @koenen pela ajuda. Como não tenho outro gravador, só o TL-866C e vi que mais pessoas tiveram dificuldades de gravar arquivos grandes com ele, não consegui determinar exatamente qual o defeito, porque no meu caso o notebook estava sendo formatado e "ficou" sem imagem após um tempo na instalação do Windows e depois disso ligava e não mostrava mais imagem. Ao remover o FLAT da tela + o FLAT do touch, a placa piscou 2x âmbar + 2x branco e depois 2x âmbar + 7x branco. Pela tabela de diagnóstico da Dell, 2+2 são referentes a falta de tela e 2+7 indicam defeito na ROM do Sistema. Não cheguei a trocar a EEPROM (o que deveria ter feito), mas como suspeitei que o meu gravador poderia gravar errado num novo chip também por causa do arquivo de 16MB, ofereci ao cliente uma placa usada do ML com garantia. Esta placa "nova" tem a mesma numeração do modelo, porém é com i7-7500U e a do cliente era com i5-6500U (Inspiron 13 5368, 15 5568, 13 7368, 15 7569 e 17 7778 - Starlord13_R 15296-1 X41DX$AA). Ao instalar a placa "nova" no notebook o BIOS ou ME, não sei, perguntou para qual modelo se aplicava. Entre as opções estavam: Inspiron 13 5378, 15 5578, 13 7378, 15 7579 e 17 7779. Então, acredito que este BIOS do qual estamos falando seja de um notebook com processador de 7ª geração e eu precisava que fosse de 6ª.
  5. Não sei por quanto tempo o notebook fica se ajustando, mas pode ser erro de gravação também, pois uso a TL-866CS que está dando erro ao final da gravação ou na verificação pós gravação em 98% das vezes que tento gravar arquivos grandes como este. Vi aqui no fórum que outros já tiveram estes erros com esta gravadora. Mas de qualquer forma, só soldei os chips na placa quando deu tudo certo na gravação...
  6. Acabei testando outro arquivo aqui do fórum e o de backup no chip do notebook e mais dois, e o comportamento sempre foi o mesmo com os arquivos do fórum, mesmo eu deixando o equipamento ligado por quase 5 minutos. Mas nem com o arquivo original sobe vídeo, então o defeito deve ser outro.
  7. Testei este arquivo num Inspiron 13 5368 (mesma placa) e não deu imagem, só gira o HD e o FAN fica girando no máximo (com o arquivo de backup que fiz do notebook ele liga o fundo da tela e acende o teclado).
  8. Testei este arquivo num Inspiron 13 5368 e não deu imagem, só gira o HD e o FAN fica girando no máximo (com o arquivo de backup que fiz do notebook ele liga o fundo da tela e acende o teclado).
  9. Olá @Henriqueam, aqui está o link para a versão que funciona a webcam:
  10. N14, Sim+ 4151, 5450 / 71R-J14IM6-T811 / Rev. 1.1 2x DDR3 Visualizar Arquivo Nesta versão a Webcam funciona normalmente. Uploader e_favero Enviado 10-08-2020 Categoria Positivo  
  11. @Jordan Almeida, se for jogar fora dê pra mim kkkk. Pode ser sim a fonte fraca. Além dos 45W da CPU, tem o restante da placa, tela, wi-fi, HD que devem consumir os 20W restantes. Um teste a se fazer é pegar uma fonte de 90W ou mais. Você também pode trocar o i7 por um i5. Qual geração é esse processador?
  12. @Jordan Almeida, vou tentar responder seus dois últimos posts numa resposta só. Vamos lá: - você comentou sobre o comportamento do notebook de variar bastante a rotação do FAN e se deixá-lo no SETUP ele não desliga, aí você pergunta se tem algo haver com o BIOS. Sim, pode. Já vi placas-mãe de desktop da ASUS mostrarem temperaturas de quase 100 ºC no SETUP e encostando a mão no dissipador da CPU ele estava pouca coisa mais quente que a temperatura ambiente. Esse é um erro de algoritmo, um erro na fórmula de conversão dos valores lidos nos componentes para valores em ºC. Levando isso em cosinderação, pergunto: quando ele desliga, você percebe a carcaça dele muito quente? Se considerarmos que 50 a 60 ºC em operação normal a carcaça do notebook já aquece bastante, com 90 ºC ela deve estar muito mais quente. Percebeste isso? - sobre o comportamento do FAN ainda: a variação constante na rotação é feita por causa da temperatura interpretada pelo BIOS ou pelo Super I/O (varia de modelo pra modelo). Não se importe muito com isso agora. - quanto à variação de temperatura mostrada no gráfico, pode ser algo real mesmo. No meu ver, não há problema nisso vendo o gráfico, pois logo depois a temperatura volta a cair. Haveria algo a se investigar se mesmo com pouco uso da CPU a temperatura ficasse alta. * se puderes, remova a tampa de acesso às memórias/CPU ou a carcaça inferior e confere a temperatura você mesmo. Tens termômetro aí? Se não tiveres, pode ser o "dedômetro" mesmo.
  13. @Jordan Almeida, já conferiu se essa placa tem capacitor de tântalo embaixo do socket da CPU?

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...